PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

22 de abr. de 2011

Igreja Católica de Mairi realiza Via Sacra para o Monte e Procissão pelas ruas da cidade

Nesta sexta-feira da Paixão de Cristo, dia 22 de abril, por volta das 05 horas da manhã, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, juntamente com a comunidade, realizou a celebração de encerramento da Via Sacra em caminhada para a capela da Santa Cruz do Monte.
A capela da Santa Cruz do Monte Alegre é o cartão postal da cidade de Mairi, quem se aproxima da cidade, a primeira vista que se descortina é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias à Capela da Santa Cruz do Monte Alegre, ao som de hinos religiosos e preces.
Romeiros subindo a ladeira do monte
Capela da Santa Cruz do Monte Alegre
À tarde, foi realizada a Celebração da Paixão na Igreja Matriz e logo após, aconteceu a Procissão pelas ruas da cidade.
Igreja Matriz
Procissão pelas ruas da cidade
A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Redação: Agmar Rios
Fotos: Afonço Carneiro e Kaytano Alves
Mais fotos, em breve

Arraia de Santo Antonio de Ourolandia-BA 2011

Fonte: Foguinho Eventos

Subtenente Adalberto fala da transferência de Capim Grosso para Jacobina

O Subtenente prestou dez anos de serviço em Capim Grosso e só tem a agradecer a população.
No último dia 01 de abril o Subtenente da PM Adalberto Carvalho informou a todos que, seguindo uma determinação do comando da 24ª CIPMS, foi transferido do Pelotão de Capim Grosso para Jacobina.
O Subtenente Adalberto em um comunicado agradeceu a todos pela colaboração que recebeu da comunidade, autoridades, ao comandante e aos colegas, a co-irmãos da Polícia Civil de Capim Grosso, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Tutelar, Conselho de Segurança, ao judiciário, guarda municipal, colegas de reserva, Associação dos Comerciantes; Associação dos Pastores, Rotary e da imprensa, que sempre interagiu em busca da justiça e paz social. Considerando um policial preparado, honesto, ético e que sabe dialogar com os colaboradores e a comunidade.
Subtenente Adalberto
O Subtenente Adalberto já tem mais de 28 anos de trabalho prestado á Polícia Militar, dos quais mais de dez anos foram neste município, sendo o mentor da ideia das fundações do Conselho Comunitário de Segurança Pública em Capim Grosso, Quixabeira e São José. Ao se despedir lembra a todas as autoridades constituídas a necessidade de se unirem para a criação da Companhia Independente de Polícia Militar e em breve buscará parcerias para colocar em atividade uma guarda mirim, para crianças e adolescentes, deste município.  Vereadores e segmentos da sociedade dizem que Capim Grosso perde muito com a saída do graduado.
Fonte: Fr Noticias

Câmara reapresenta projeto sobre Escola Municipal de Trânsito


A edil Elga Oliveira colocou em pauta o projeto, salientando a necessidade dessa educação para os capimgrossenses.
Em sessão legislativa realizada nessa terça-feira (19), a vereadora Elga Oliveira reapresentou projeto de lei do ano de 2007, de sua autoria, onde tem como objetivo proporcionar a população um conjunto de ações educativas, psicopedagógicas de conscientização e informação sobre o trânsito, como também oferecer às pessoas carentes oportunidades de realizarem cursos de formação de condutores de veículos automotores com custo razoável que caiba no orçamento dos munícipes.
Edil Elga Oliveira esclarece projeto
A edil explanou que para adquirir a carteira de habilitação uma pessoa gasta em média mil e duzentos reais, “com a lei aprovada e posta em prática irá ajudar as pessoas carentes na formação do condutor”, disse. A legisladora falou ainda que o município dispõe de professores efetivos aptos pelo DETRAN, que podem ser  utilizados. Segundo a vereadora, a escola pode ser criada através da Secretaria de Educação. O vereador Pedro Ribeiro, no uso de suas atribuições, elogiou o projeto. Vereadora Hildete anunciou sobre o projeto da vereadora Elga, que tentará com a prefeita a implantação da Escola.
Continuação da sessão
Pedro Ribeiro ainda lamentou a morte do médico ginecologista Dr. Wellington Nicson e avisou que o distrito de Pedras Altas melhorou na questão da saúde com o atendimento com médicos regularmente, além da reforma do posto médico, que já está 50% pronta. E agradeceu ao Vice Governador Dr. Otto Alencar, por ter atendido ao pedido do edil de instalar um sinal de operadora de celular, entrando em contato com a OI solicitando a viabilidade da instalação.
Pedro Ribeiro trouxe informações de Pedras Altas
Ercílio Corrêa pediu a prefeita e ao secretário de agricultura que veja a possibilidade de patrolar e fazer a roçagem das estradas vicinais do município, solicitando ainda ao secretário de urbanismo Josafá  a pavimentação das ruas João Durval, Caiçara e complementação da rua Cleriston Andrade, “essa pavimentação vai ajudar muito aquelas pessoas”, completou.  Hildete Carvalho pediu a prefeita que olhe para o Bairro do Mutirão II, onde a edil esteve visitando e verificou os problemas que os moradores do local enfrentam com a chegada das chuvas, “sei que ela vai melhorar aquele lugar e de imediato, vou pedir que seja uma das primeiras obras da empresa que ganhou a licitação”, disse.  O vereador Vivaldo Moreira mencionou que o município esáa precisando de soluções mais rápidas, “estamos a passos de tartaruga” salientou. O edil opinou que a prefeita sente-se com os vereadores e presidentes de associações para definir prioridades do que se deve construir primeiro. Vado pediu pressa na construção do dique na Avenida ACM, para evitar que as águas das chuvas transbordem na rua, explicando que a solução seria descer um metro, pois segundo o legislador o problema está piorando porque a cidade cresce e acumula mais água com a construção de novos telhados.
Fonte: Fr Noticias

PROMOÇÃO MINHA MÃE É CAPA DE JORNAL: Inscrições vão até dia 25



A promoção que trará sua mãe como destaque da Folha Regional e ainda a premiará com um celular está encerrando. Mande já sua foto!
Com uma iniciativa do FR Notícias e Folha Regional, a promoção MINHA MÃE É CAPA DE JORNAL e a que vai deixar sua mãe mais feliz do que todas as outras. Pois se você for o ganhador sua mãe terá um lugar especial na capa do Jornal Folha Regional e ainda será premiada com um celular novo da Casas Freire, que está apoiando a promoção. Além disso, os cinco primeiros colocados também terão suas fotos e histórias publicadas em uma página especial da Folha Regional.
 Não perca tempo e participe!
Mostre todo o seu amor e carinho, fazendo essa bela homenagem à pessoa que te ama mais do que tudo. Ela merece!
 CONFIRA O REGULAMENTO DA PROMOÇÃO
Fonte: Fr Noticias

Semana Santa em Capim Grosso: celebração da Última Ceia e Paixão de Cristo


A Igreja Matriz realizou a missa da Última Ceia e adoração ao Santíssimo Sacramento, e na Sexta aconteceu a Via-Sacra.
Em continuação das celebrações da Semana Santa em Capim Grosso, na Quinta-Feira Santa a Igreja Matriz realizou a missa para relembrar a última Ceia do Senhor, as 17:30hs.
Celebrada por padre Pedro, com a presença do Padre Charles, a Quinta que marca o início do Tríduo pascal contou com a presença de centenas de fiéis, lotando o local.   
Igreja lotada para celebração da Última Ceia
Na ocasião, a Igreja solenizou a instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovaram as suas promessas. Dentre os ofícios do dia, adquire especial relevância simbólica o lava-pés, sendo desempenhada por Padre Pedro, em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos, representados por cristãos da comunidade, antes da última ceia.
Símbolo do Santíssimo Sacramento
A Santa Missa é então a celebração da Ceia do Senhor na qual Jesus, um dia como hoje, na véspera da sua paixão, "enquanto ceava com seus discípulos tomou pão..." (Mt 26, 26). Ele quis que, como em sua última Ceia, seus discípulos se reunissem e se recordassem dEle abençoando o pão e o vinho: "Fazei isto em memória de mim" (Lc 22,19). Sendo finalizado com a adoração ao Santíssimo Sacramento.



Na Sexta-Feira Santa, que marca o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos, em Capim Grosso, foi realizada as 6:00hs a Via Sacra pelas ruas da cidade, onde os cristãos traziam nas mãos as cruzes que serão queimadas no sábado. O rito relembra o caminho percorrido por Jesus até a crucificação em seu quatorze estações:
1.  Jesus é condenado à morte por Pilatos
2. Jesus carrega a Sua Cruz
3. Jesus cai pela primeira vez
 4. Jesus encontra a Sua Santa Mãe
 5. Jesus recebe socorro de Simão para carregar a Cruz
 6. S. Verônica enxuga a Face de Jesus
 7. Jesus cai pela segunda vez sob o peso da Cruz
 8. Jesus fala às mulheres de Jerusalém
 9. Jesus cai pela terceira vez sob o peso da Cruz
 10. Jesus é despojado de Suas vestes
 11. Jesus é pregado na Cruz
 12. Jesus morre na Cruz
 13. Jesus é descido da Cruz
14. Jesus é sepultado
Fé e devoção marcaram caminhada
Logo mais as 15:00hs ocorrerá na Igreja Matriz  a recordação da Paixão de Cristo, onde os pecados do homem foram redimidos.
Fonte: fr Noticias

Morte de Pintadense em São Paulo.


Faleçeu hoje em São Paulo Luciano conhecido por Lucianinho ele que é conhecido por ser filho de Isainho,Zenita e irmão da ex-candidata a vereadora Néia,ele faleceu segundo informações de Infarto do Miocárdio.Segundo informções o Jovem que a idade ainda não temos(mas assim que souber-mos informaremos)faleceu essa noite em São Paulo.

Lucianinho era um jovem alegre que andava sempre de bem com a vida,ele era de aspecto baixo e usava sempre os seus óculos que facilitava na sua visão.

Em breve mais noticias,da redação Adailton Pintadas postado por Adailton Silva.

Ipirá - Acidente mata trabalhador rural

 
Eram por volta das 18 horas desta quarta-feira, 20 de abril, quando o trabalhador rural Antonio Reis de Oliveira, 47 anos, em sua motocicleta retornava para casa na região do Cágados e na altura do Km 93 da BA 052, quando ele tentou entrar na estrada de chão, o veículo Fiat Uno placa JSW 9604, licença de Salvador, que trafegava no sentido Ipirá/Baixa Grande se chocou de cheio com a motocicleta.

Os policiais civis que estiveram no local para fazer o levantamento cadavérico de Antonio, apuraram
que o choque foi tão violento, que o corpo do motociclista foi jogado contra o para brisa do veículo que estraçalhou e depois o corpo passou por cima do veículo e caiu atrás deste no meio da pista. A motocicleta que ficou totalmente destruída foi arrastada por cerca de cem metros, por onde foi deixado pedaços do corpo da vítima. O condutor do Fiat Uno ainda não foi identificado, pois se evadiu do local. Ficou apurado ainda que possivelmente o condutor do veículo estava acompanhado de uma filha de 13 anos e ambos residem na cidade de Tapiramutá, mais não se sabe ainda se saíram feridos do acidente nem para onde foram.

Ipirá - Comemora 156 anos de Emancipação Política

 
O município de Ipirá-BA completou 156 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 de abril de 2011.

Para comemorar o data a prefeitura realiza a I Exposição Histórico Cultural de Ipirá, que acontece no Centro Cultural Elofilo Marques, com abertura no dia 18/04 e prosseguindo durante todo o mês de abril.

No dia do aniversário, 20 de abril, a comemoração começou às 6h30, com queima de fogos e apresentação, pela manhã, de Fanfarra Municipal e do Coral dos Idosos, que no centro cultural, canta o Hino de Ipirá.

O prefeito Diomário Sá destaca que o município comemora o seu melhor momento político, social e econômico. "A cada ano que passa, temos mais motivos para comemorar o desenvolvimento econômico da cidade e do nosso povo. O município esta crescendo, a Prefeitura está organizada e os compromissos financeiros vêm sendo honrados. As sementes foram plantadas e os frutos já estão sendo colhidos", salientou o prefeito.

Ipirá

Em 20 de abril de 1855, pela resolução provincial de nº 520, Ipirá desmembrava-se da cidade de Feira de Santana, tornando-se assim um município independente chamado inicialmente Santana do Camisão. Pelo decreto 7.521 de 20 de julho de 1931, passou a chamar-se Ipirá, nome indígena que significa "Rio do Peixe".

O município destacou-se no passado pela bacia leiteira e atualmente destaca-se pelo crescimento do mercado imobiliário, do comércio lojista, e pela produção de produtos em couro, sediando diversas fábricas que atendem o mercado brasileiro e exportam carteiras, cintos, bolsas. Sua população atualmente é de aproximadamente 70.000 habitantes.
 
Fonte: www.ipiranegocios.com.br
POr: Orlando Santiago Mascarenhas

Time do Jacuipense perde no segundo jogo do campeonato baiano da segunda divisão

 
No segundo jogo pela Segunda Divisão do Campeonato Baiano 2011, o Esporte Clube Jacuipense perde de 3 X 2 para o Itabuna no Estádio Luiz Viana Filho na cidade de Itabuna.

Mesmo com a chuva, Joãozinho(7) abriu o placar para o Jacuipense. Wagner (11) empatou para o Itabuna e logo em seguida faz o gol da virada. Joãozinho, novamente, chegou a empatar para o Jacuipense, mas Wagner estava em seu dia, depois de uma falha do goleiro Alcimar(20), ele virou o jogo para o Itabuna e deu a vitória ao clube somando três pontos.

O Jacuipense continua com três pontos e joga contra o Guanambí na próxima quinta-feira (20/04), no estádio Eliel Martins a partir das 15h, na tentativa de dar uma nova felicidade a sua torcida, já que perdeu a ultima rodada desse domingo (17/04), apesar de ter feito uma excelente partida.
Fonte: www.riachao.com
por: João Ferreira Neto

Baixa Grande – Educadores do Campo dão Inicio a Caravana de Leitura

 A Secretaria Municipal de Educação juntamente coma Secretaria Municipal e Assistência – ProJovem Adolescente (CREAS) foram promovidas primeira quarta-feira, a 1ª visita às escolas do Campo da caravana a Leitura, Baú de Leitura do Prazer ao Saber. A caravana levará à comunidade escolar a imaginação, a alegria e a criatividade do prazer do ler. É mais um incentivo a leitura como instrumento de melhoria para o desenvolvimento sustentável, comenta os organizadores.
www.baciadojacuipe.com.br
Com informações dos Educadores do Campo

A Inigualável Paixão de Jesus Cristo!


Um dos ritos mais tradicionais da Igreja Católica, a encenação dos últimos dias de Jesus Cristo é prática comum entre as comunidades Cristãs de todo o Brasil. Desde apresentações em escalas espetaculares como a realizada anualmente no município de Nova Jesrusalem em Pernambuco, até as encenações mais populares organizadas por paróquias de bairros.
Assim como outros elementos litúrgicos, foi na Idade Média que se começou a encenar a Paixão de Cristo. "Havia uma ligação muito forte com a representação nesse período. Isso se estendeu até a contemporaneidade. No Brasil, a colonização portuguesa trouxe a tradição que logo se popularizou", descreve o professor de Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Antônio Hilário Urquiza. Segundo ele, as encenações que acontecem em tantas igrejas é fruto de uma tradição anterior, a Via Crúcis. "Os fiéis começaram a teatralizar o martírio de Cristo no caminho da cruz", explica.
Os evangelhos biblícos narram os últimos momentos de Jesus Cristo desde retorno a Jerusalem, a última ceia, a traição de Judas, até a prisão pelos romanos, o julgamento, a flagelação, a crucificação e, finalmente, a ressureição, como prova maior do amor de Deus pelos homens. O martírio se encerra na sexta-feira, com a morte do principal personagem cristão, e a Páscoa é tida como a ressurreição, na qual ele retorna da morte. Esta é tida como a principal data do calendário cristão. Para as igrejas, encenar este momento é uma maneira de celebrar e lembrar o que significa a crucificação.
Se os cristãos não fossem tão familiarizados com estas coisas, devido aos 2000 anos de tradição e liturgia, eles poderiam sentir quão absolutamente improvável seria que a morte de Jesus se tornasse a base de uma fé mundialmente transformadora. Como poderia um convicto, condenado e executado pretendente ao trono de Roma desencadear, nos três séculos seguintes, um poder para sofrer e para amar, que modelaria o império?
A resposta cristã é que a paixão de Jesus Cristo foi absolutamente única, e sua ressurreição dentre os mortos, três dias após, foi um ato de Deus para confirmar o que sua morte consumou. A singularidade não está necessariamente no tamanho ou intensidade da dor física. Ela foi inefavelmente terrível. Mas eu não gostaria de minimizar os horrores de outros que também morreram horrivelmente. A singularidade descansa em outro lugar.
A paixão de Jesus Cristo foi única porque ele era único. Quando perguntado "És tu o Cristo [=Messias], Filho do Deus Bendito[=Deus]?", Jesus disse "Eu sou". Era uma afirmação quase inacreditável. Esperava-se que o Messias fosse poderoso e glorioso. Mas ali estava Jesus, pronto para ser crucificado, dizendo abertamente o que ele freqüentemente apontava durante seu ministério: Eu sou o Messias, o Rei de Israel . Ele falou abertamente no exato momento em que havia menos chances de ser acreditado. E então, ele adiciona palavras que explicam como um Cristo crucificado reinaria como Rei de Israel: "Vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu" (Marcos 14.62). Em outras palavras, ele espera reinar à direita de Deus e algum dia voltar à Terra em glória.
Fonte Morro Notícias

Paralisação dos Educadores da Rede Pública

 
Paralisação dos Educadores da Rede Pública de Mairi
Educadores da rede pública municipal de educação paralisaram suas atividades docentes na última terça-feira 19 de abril. Representantes da ADEM-APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia na Câmara de Vereadores realizaram a Aula Pública.
O principal objetivo da paralisação foi promover uma ampla reflexão no que diz respeito a aplicabilidade dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos profissionais da educação, o FUNDEB. O Sindicato apontou na carta aberta algumas falhas na aplicabilidade do FUNDEB, conforme a lei Federal Nº11.494 de 20 de junho de 2007.
Em entrevista a Equipe de Jornalismo Notícias Mairi FM o Prof. Arismário Presidente da Delegacia da APLB Sertânia de Ipirá destacou como aberrante os desvios de finalidade da aplicabilidade dos recursos do FUNDEB, importante corrigir essas impropriedades que só vem a prejudicar a remuneração e a carreira dos profissionais da educação em especial os trabalhadores do magistério.
Um fator preocupante refere-se ao transporte escolar no município que transportam jovens e crianças, fora dos padrões mínimos exigido pelo Plano Nacional do Transporte Escolar, segundo o Prof. Arismário nos municípios do interior da Bahia acontecem essas atrocidades é preciso que a Prefeitura, a Secretaria de Educação se preocupem sobre a questão e possam tentar solucionar estes problemas.
Diante de questões pertinentes a salário, tendo em vista o novo piso salarial e outras questões que afligem os professores resta buscar da melhor maneira possíveis diálogos a cerca do assunto e a grande lição é a classe manter-se na luta e continuar na busca por maiores conquistas.
Fonte: Blog da Rádio Mairi FM

Muita emoção em sepultamento de caminhoneiro na cidade de Quixabeira

Tristeza e muitas homenagens marcaram o sepultamento do caminhoneiro Roquenilson Xavier 31 anos, que faleceu na ultima quarta-feira (20) em um lamentável acidente de caminhão na BR 324, próximo ao distrito do Junco de Jacobina.
O sepultamento foi realizado na cidade de Quixabeira nessa quinta-feira (21) e mesmo debaixo de chuva centenas de pessoas compareceram para dá o último adeus ao jovem. Durante o velório um dos momentos mais marcante, foi no momento em que mais de vinte caminhões adentraram a cidade em um só buzinaso, descendo as ruas e avenidas da cidade em carreata até o cemitério local, o momento emocionou a todos que estavam presente, mostrando o quanto o quixabeirense era querido. Roquenilson deixa esposa e 3 filhos.
Fica aqui os nossos parabéns pela união dos caminhoneiros, e pela homenagem feita ao seu companheiro que pereceu na batalha. Que a união desses guerreiros das estradas sirva de exemplo para a humanidade. (por Ailton Araújo)

Visita Online