PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de nov. de 2011

Programa Vida Melhor foi lançado em Várzea do Poço


Foi realizado nessa quinta feira  (24) o Lançamento do  VIDA MELHOR.
 Um programa do Governo Federal que visa dar Oportunidade para quem mais precisa, um investimento de R$ 1,2 bilhão que beneficiará, até 2015, cerca de 400 mil famílias das áreas urbana e rural com renda per capita de até meio salário mínimo. 
  O evento  aconteceu no Teatro paroquial em Várzea do Poço, a Cidade escolhida para o lançamento no  território da Bacia do Jacuípe. A abertura foi com um saboroso café da manhã com alimentos produzidos pela Assoc. De Pequenos produtores Rurais da Laginha em seguida a garotada da ONG COMUCI fizeram uma bela apresentação.   O programa contou com a presença do Prefeito Paulo José e do Vice Val, Vereadores Aleandro, Mineiro, e Manoel Carneiro Alem de Secretários do município e Maria Fátima(Presidente da Assoc. De Pequenos produtores Rurais de Laginha), António (Rep. Do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea do Poço). O evento Contou  também com a presença  de representantes das 14 Cidades que fazem parte do Território.   Entre Eles: Drº Nei(Prefeito de Capela do Alto Alegre),Vandelson (Assessor da Deputada Neuza Cadore), Joilma Rios (Presidente do CODES  e do Território da Bacia do Jacuípe), Juarez Sena(Rep. Do Escritório Regional da EBDA), Vandelma(Rep. da FETAG), Dernival Epifanio(Sec. De Agricultura de Pintadas), Manoelio (Sec. de Agricultura de Pé de Serra), Raimundo Fernandes (Técnico Agricula de Mairí) e outros representantes de Cidades  que mesmo não fazendo parte do território fizeram questão de comparecer para prestigiar o evento como por exemplo o Prefeito Gildo Mota de Serrolândia juntamente com os vereadores Missa  e Wilson. Registramos também a presença de António Sapucaia(Sec. de Agricultura de Miguel camon) entre outros.
     O Programa  foi apresentado Pelos Representantes da CASA CIVIL: Raphael França, e da SUAF: Drª Maria Auxiliadora. Logo em seguida foi aberta a oportunidade de de questionamento das pessoas que ali estavam representando sua Cidade.Conheça as Cidades que fazem parte do Território da Bacia do Jacuípe
Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairí, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe,Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço

Maria Auxiliadora (Representante da SUAF)
Raphael França (Representante da Casa Civil)
Texto e Fotos: Henrique Barbosa
VÁRZEA DO POÇO NOTÍCIAS

Umbuzeiro-7ª Edição da tarde de Natal


Uneb em Jacobina inscreve para especialização em educação e história


Interessados podem se candidatar até sexta-feira (25).
São oferecidas 20 vagas; 40% destinadas a negros e 5% a indígenas.

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Jacobina, no norte do estado, inscreve para o curso de especialização em educação e história até a sexta-feira (25).

A especialização é gratuita e são oferecidas 20 vagas. Quarenta por cento delas são destinadas a candidatos negros e 5% aos indígenas que estudaram em escolas públicas. Para se inscrever, o candidato deve entregar documentos exigidos em edital na sala da pós-graduação do DCH, das 14 às 18h ou enviar o material pelos Correios, via Sedex.

O processo seletivo terá avaliação curricular, análise do anteprojeto e entrevista. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 9 de dezembro. O curso tem carga de 405 horas-aula e duração de 18 meses. As aulas estão previstas para começar em janeiro de 2012.

Com 13 anos jovem serrolandense é promessa do futebol à

Segundo o presidente da equipe, Marquinhos Cerqueira, o garoto tem muita intimidade com a bola e muitos recursos, sabendo atuar como meia, lateral direito e também como volante, tornando-se um atleta multi funcional, o que é quase raro no futebol Brasileiro.

No ano passado, Álete esteve fazendo a primeira avaliação no rubro negro baiano, este ano também passou por lá, permanecendo um período de dez dias, onde o observador técnico do Rubro Negro, Alexandro Quaresma de Sousa, o Baiano, fez um pedido ao presidente e responsável pelo jogador, que fizesse um trabalho de monitoração do garoto dando prioridade na arrancada, explosão e velocidade, após esses treinamentos poderia levá-lo novamente, sendo que desta vez, Álete Menezes ficará duas semanas alojado no Clube, participando de jogos e treinamentos.

Na  avaliação de Baiano, o garoto tem grandes chances de se integrar nas divisões de Base do Vitória.

"Em um papo descontraído com o "olheiro", ele me revelou que a evolução de Álete em relação ao ano passado foi muito grande, tanto no tamanho físico, quanto no passe e se mostrou satisfeito e entusiasmado pedindo mais uma vez a presença do atleta juvenil nas dependências do Clube", comentou Marquinhos.

Álete Menezes irá viajar depois de concluir os estudos este ano, em Dezembro. Álete Menezes é filho de Beto da Várzea Dantas e de Cleonice professora, pois um menino de ouro, educado, humilde e atencioso, mais uma Jóia Rara de Serrolandia Bahia.

A escolinha Primeiro Passo, do instrutor Marquinhos Cerqueira, investe em garotos de 10 à 17 anos de idade levando os mesmos para equipes profissionais do Nordeste e alguns, de acordo a experiência de Marquinhos, são preciosos e que irão ser "grandes" ainda. (Por Pedro Filho)


Absurdo! Afegã é condenada a 12 anos de prisão por ter sido estuprada


Ela precisou escolher entre a pena de 12 anos por ter sido abusada ou se unir ao agressor.
A afegã Gulnaz, de 21 anos, enfrentou um duro dilema recentemente. Ela precisou escolher entre permanecer na cadeia cumprindo uma pena de 12 anos por ter sido estuprada por um homem casado ou se unir ao agressor, o que lhe garantiria a liberdade. Pensando na filha de dois anos, que nasceu após o estupro, Gulnaz escolheu a segunda opção.
Conforme contou à rede CNN, a afegã foi violentada pelo cunhado quando tinha 19 anos. “Ele estava com roupas nojentas, porque trabalha na construção civil. Quando minha mãe saiu, ele foi até a minha casa e fechou as portas e as janelas. Eu comecei a gritar, mas ele me calou, tapando minha boca com as mãos”, descreveu Gulnaz.
A garota preferiu não denunciar o agressor, com medo de represálias, mas poucas semanas depois descobriu que estava grávida e o segredo foi revelado à família. Gulnaz foi julgada por adultério e condenada a 12 anos de prisão, assim como o cunhado.
No Afeganistão, uma mulher somente recupera a honra e a liberdade após um estupro ou adultério caso se case com o criminoso. O casamento legitimaria Gulnaz e a filha na sociedade afegã, de acordo com a reportagem da CNN.
Nesta quarta-feira (23/11), porém, um tribunal de Cabul aceitou somente reduzir a pena de Gulnaz, de 12 para três anos, alegando que ela "demorou demais" para prestar queixa contra o cunhado. O porta-voz do procurador geral da capital afegã, Rahmatullah Nazari, disse à CNN que a investigação concluiu que o sexo foi consensual, por isso Gulnaz foi condenada por adultério.
"Gulnaz alega que foi estuprada. Mas devido ao fato de que ela reportou o crime somente quatro meses depois, não conseguimos encontrar nenhuma evidência do ataque", afirmou Nazari.
ÓPERA MUNDI/ IMAGEM CNN

Movimento contra as drogas reúne centenas de pessoas em Tapiramutá


Aconteceu na tarde desta quarta (23) nas ruas de Tapiramutá, uma passeata contra as drogas. Participaram alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, Polícia Militar, Guarda Municipal e populares. Centenas de pessoas encararam uma tarde de sol forte para dizer não às drogas em Tapiramutá e no mundo. Através do serviço de sonorização volante da Prefeitura eram lidos relatos de pessoas que passaram por prblemas por causa das drogas com pessoas da família.

Fonte: Tapiramutá em Foco

Território – CETEP abre vagas para Cursos Técnicos.


Os jovens que já concluíram o Ensino Médio terão a oportunidade de ingressar em cursos técnicos. Começam nesse sábado (18) e prosseguem até o dia 30 de novembro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual.

Em Ipirá, no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP) serão ofertadas vagas para os Cursos Técnicos em Enfermagem, Administração ou Vendas.
 
As inscrições serão feitas no site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (http://www.educacao.ba.gov.br/).  Os alunos inscritos participarão de um sorteio eletrônico.

Como fazer a inscrição?

Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial e Centro Estadual de Educação Profissional deseja estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2012.

Sorteio Eletrônico.
As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico que será realizado no dia 13 de dezembro, às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.

Matrícula.

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir ao CETEP.
Fonte: www.ipiranegocios.com.br 
Por: Orlando Santiago Mascarenhas

Visita Online