PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

22 de mai. de 2011

Quase lá em fase de acabamento final.

 A estrada que liga as cidades de Pintadas a Ipirá está em fase de conclusão,estão agora na fase de acabameto final,onde os últimos retoques é a sinalização.
A conclusão das obras da rodovia BA-414, no Norte baiano, foi solicitada pela Deputada Estadual Neusa Cadore(PT) ao governador Jaques Wagner, por meio de indicação apresentada na Assembleia Legislativa.O trecho que vai de Pintadas até o povoado de Raspador, com extensão de 18 quilômetros, está liberado o trafégo para veículos. Os 24 quilômetros restantes, que completam a ligação com o município de Ipirá estão em fase de sinalização,onde estão sinalizando a região.A obra vai beneficiar mais de 70 mil habitantes da região, além das pessoas que vão à localidade a trabalho ou a passeio.A estrada tem importância por integrar a malha da região norte e viabilizar a ligação com a Br-324 com a 052. Isso a torna de grande relevância para o deslocamento da população e escoamento da produção. “O melhoramento das estradas municipais e regionais é imperativo para alavancar o desenvolvimento das atividades produtivas”, acredita eu Adailton Silva.

Proteção nas curvas

Treçho do KM 10 fazenda São Miguel



Mais segurança e rapidez para os caminhoneiros







Redação:Adailton Silva
Fotos:Adailton Silva,Jailton Aroeira

Vereador quer permanência da Comarca

“Na audiência com a Desembargadora Telma Brito, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, vi a possibilidade de que a comarca do município não será extinta”, relatou o vereador.

Vereador Gidevaldo Santos Lima

Depois de registrar sua preocupação por diversas vezes, na Tribuna da Câmara Municipal, sobre a possibilidade de extinção de comarcas, especificamente a de Serrolândia, o Vereador Gidevaldo Santos Lima, solicitou ao Prefeito, Gildo Mota, que buscasse informações mais definidas quanto à possibilidade da Comarca de Serrolândia ser extinta e aglomerada a outra comarca.

Recentemente, o vereador, juntamente com o prefeito Gildo Mota e o Deputado Federal Daniel Almeida, estiveram numa audiência com a Desembargadora Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Brito, onde foi apresentado à preocupação do edil, por conta do projeto que tramita na Assembléia Legislativa do Estado, sobre a reforma no judiciário baiano que pode trazer prejuízos aos pequenos municípios.

Na audiência a Presidente do TJ, são pouco mais de 20 as comarcas que estão relacionadas na lista do Tribunal para aglomeração e que alguns pontos estão sendo levado em consideração para permanências das que existe nos pequenos municípios, como; possuir sede própria e demanda judiciária condizente com a estrutura de equipamento e pessoal. Segundo a presidente o assunto de Serrolândia será tratado na reunião no Conselho.

O vereador Gidevaldo saiu satisfeito e ressaltou o esforço do prefeito e do deputado Daniel Almeida no sentido da permanência da comarca no município.
Fonte: Portal Serrolândia

SERROLâNDIA Jantar reúne esportistas e autoridades


O jantar promovido pelo Prefeito e a Comissão de Esporte para prestigiar dirigentes dos times e o Diretor da Sudesb ( Bobô), que está no município neste final de semana.
Um jantar realizado na noite desse sábado (21), no Restaurante do Posto Serrolândia, marcou a chegada do Diretor da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô), em Serrolândia para prestigiar a final do Campeonato Municipal que acontece neste domingo, entre as equipe de Boa Vista e União Real.

Além do prefeito Gildo, o presidente da Câmara Ademilson, o vereador João Wilson, as vereadoras Eliene e Jucicleide, os dirigentes dos times, a Comissão de Esporte, Liga Desportiva e amigos estiveram presentes para recepcionar o Diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia

Na oportunidade o prefeito falou da contribuição que Bobô pode trazer para o município e agradeceu pela presença. Segundo o prefeito a vinda de Bobô é resultado do trabalho conjunto da equipe de esporte e do compromisso de seu governo em estimular as atividades esportivas.    

Já o diretor da Sudesb se lembrou dos bons momentos em que ele (Bobô) e Sousa Baiano passaram pelo Esporte Clube Bahia.  Disse do compromisso do governador em apoiar as praticas esportiva, especialmente nas regiões mais pobre da Bahia. Garantiu que Serrolândia deve melhorar ainda mais no esporte com esse esforço do prefeito e toda a equipe e que a Sudesb vai ajudar no sentido de que mais jovens seja incerido no esporte.

Neste domingo pela manhã Bobô visita os povoados de Maracujá e Salamin e a tarde até a final do primeiro tempo prestigia o ultimo jogo do Campeonato Municipal.
Fonte: Portal Serrolândia



Carro capota na BR-407 próximo a Mairi

O jovem Renildo Nascimento Mascarenhas, filho de Domingos do Ponto de Mairi e o carona sofreram um acidente de carro na BR- 407, por volta das 16h00min deste domingo, dia 22 de maio, na estrada que liga a cidade de Baixa Grande a Mairi. Renildo saiu do Ponto de Mairi onde reside com destino a Mairi em seu veículo Gol, de cor amarela, placa HPF-6165, licença de Mairi e perdeu o controle invadindo a contramão onde em seguida bateu em um barranco provocando o capotamento. O acidente aconteceu em uma curva que fica depois da Curva do Sebo próximo a cidade de Mairi.
Segundo informações de familiares, o condutor do veículo sofreu ferimentos na cabeça e foi encaminhado para o Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães (HDLEM) e passa bem. Já o carona, nada sofreu.

Redação e fotos: Agmar Rios

Inscrições para o Enem começam nesta segunda

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão se inscrever a partir desta segunda-feira, 23, às 10h, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep (http://www.inep.gov.br/). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso em universidades. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis no edital(http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2011/edital_n07_18_05_2011_2.pdf) publicado na semana passada no Diário Oficial da União.

Fonte:

Chuvas transformam a paisagem da Zona Rural de Serra Preta

Zona rural de Serra Preta
O semiárido é marcado por longas secas e sofrimento para quem vive em função da economia agro-pastoril. Mas ultimamente, o que se ver em Serra Preta, 160km de Salvador, é uma vegetação verde e o gado gordo.

As chuvas constantes mudou a paisagem e a economia local ganha fôlego. Visitante a região da Ciriema, não dificil ver a animação do povo local. Muitos afirmam que a uma tarefa de terra, em períodos de seca poucos compram, hoje pode chegar até três mil Reais.  Mesmo assim, ninguém vende. O preço normal seria de 1.500 reais a 2.500.

A terra aquecida, ou melhor úmida, recrudece o otimismo e muitos agricultores já começam a plantar capim, milho e feijão. "Se chuvesse sempre assim, Serra Preta seria o melhor lugar do mundo para morar", afirma Paulinho do Candeal. Se depender da fé do sertanejo e do clima, 2011 será um ano para se comemorar.

Seleção de Mairi conquista título da Copa Máster de Futebol Society da Bacia do Jacuípe

 
A Grande Final da Copa Máster de Futebol Society Sub-40 da Bacia do Jacuípe edição 2011 aconteceu na manhã deste domingo, dia 22 de maio, na cidade de Quixabeira. A Seleção de Mairi venceu a Seleção de Quixabeira pelo placar de 2 a 0 e conquistou o título.
A competição começou no dia 06 de fevereiro com as seguintes seleções: Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Várzea do Poço, Pé de Serra, Serrolândia, Mairi, Capim Grosso e Quixabeira.
A Seleção de Mairi foi à grande vencedora e conquistou o título desta 2ª edição. No ano passado, a seleção de Ipirá foi à grande campeã da 1ª edição.
Redação: Agmar Rios
Fonte:Agmar Rios

GANDU: IRMÃO MATA IRMÃO COM 60 FACADAS

Cenas forte, só click se estver preparado
Cenas forte, só click se estver preparado
Uma briga em família terminou em tragédia na manhã de hoje em Gandu. De acordo com a polícia, tudo começou com uma discussão entres irmãos; Gilvan Correia dos Santos, 24 anos vulgo "Van”, iniciou uma briga com o irmão menor de 17 anos de iniciais T.C.S. O motivo, segundo testemunhas, teria sido ameaças de morte entre ambos, após a discussão os irmãos entraram em luta corporal, Gilvan de posse de uma faca tipo peixeira tentou assassinar o irmão de 17 anos, que conseguiu tomar a faca e desferiu vários golpes contra o mesmo.

Em seguida depois de aplicar cerca de 60 facadas no irmão, o jovem em meio à fúria ainda desferiu uma pedrada na cabeça do Gilvan, para concluir o crime. O acusado fugiu do local do crime sem deixar pistas, o bárbaro assassinato ocorreu bem próximo a residência da mãe dos jovens que chegou a presenciar o desentendimento. Em conversa com a equipe de reportagem da Vitória FM a mãe em meio ao desespero, disse que as brigas entres os irmão eram constante, e que ela como mãe sofria bastante já que o jovem assassinado era usuário de drogas e tinha diversas passagens pela polícia por furto, roubos e tentativa de homicídio.
Fonte:Radar Noticias

CAPIM GROSSO: ALUNOS PRECISAM PAGAR DEZ CENTAVOS POR UM COPO PARA RECEBER MERENDA

CAPIM GROSSO: PINGUIM LIMA LOCUTOR ESPORTIVO SOFRE ACIDENTE COM MOTO

O locutor da rádio Contorno Fm Pinguim Lima, sofreu por volta das 14h30min. deste sábado (21), um acidente, quando passava pela sinaleira que fica situada em frente ao Bar Sport, conduzindo sua moto Biz, invadiu o sinal vermelho colidindo com a parte trazeira do veículo da marca Volkswagen, modelo Parati.
O Acidente:
Pinguim que vinha no sentido Cemitério/Centro, com o jovem Wallace como passageiro, estava atrasado para chegar ao Estádio do Jazidão onde aconteceria o jogo entre Expressinho x Verdes Mares, o qual ele faria a narração da partida para Rádio Contorno Fm, ao passar pela primeira sinaleira que estava com sinal verde (aberto), imaginou que a outra que fica próxima não ficaria com o sinal vermelho (fechado), o que não aconteceu, ocasionando a invasão do sinal, neste momento vinha no sentido Av. Tancredo Neves/Ponto de Apoio da São Luiz, uma Parati, de imediato o locutor freou e tentou desviar, infelizmente perdeu a direção e colidiu com a parte trazeira do veículo caindo ao solo, ficando ferido com varias escoriações pelo corpo, o mesmo acontecendo com Walace.
Em contato por celular Pinguim declarou ao Jorgequixabeira.com, que passa bem, mas pensou que iria morrer, e só tem que agradecer a Deus por ele ter lhe livrado de uma conseqüência maior, disse ainda  "na hora a coisa ficou preta, tive muita sorte, tudo aconteceu muito rápido".
Fonte: Jorge Quixabeira

2º Gospel Fest em Serrolândia

Neste sábado 21 de Maio de 2011 o foi realizado no Clube Metrópole o 2º Gospel Fest na Cidade de Serrolândia com Banda Moisés e Elaine, Ministério ABDO. O clube metrópole  recebe diversas caravanas das cidades circo vizinho e com certeza uma caravana de Várzea da Roça marcou presença foi uma noite de adoração todos nas expectativa da grande atração da noite a Banda Catedral que realizou Show com sucesso da atualidade e aqueles mais antigos que fizeram sucesso







 
Redação e fotos: Foguinho Eventos

Educação, meio ambiente e cultura são prioridades no PPA da Bacia do Jacuípe

 
Mais uma etapa do Plano Plurianual (PPA) Participativo foi cumprida neste sábado (21), no município de Riachão do Jacuípe, onde mais de 130 representantes das 14 cidades que formam o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe estiveram reunidos.

Durante todo o dia, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura e outros temas foram discutidos para que o orçamento do Estado para o período 2012-2015 possa promover o desenvolvimento econômico e social da região.

Democracia participativa
Para Marcelo Rocha, um dos coordenadores do PPA-Participativo, a participação da sociedade é fundamental para definir o que é melhor para ela própria. “O governo tem ouvido a população e desde 2007, quando a gente fez o primeiro PPA, a gente acertou muito seguindo essas indicações. Está aí o Água para Todos, que nasceu do PPA”.

Rocha acredita que, como desta vez as propostas foram debatidas com antecedência nos municípios, o governo terá condições de fazer muito mais, graças à democracia participativa. “A gente viu que as plenárias que foram desenhadas para cerca de 200 pessoas estão atraindo até 300 representantes, com sugestões e críticas construtivas”.

PPA-Participativo
Feira de Santana foi a primeira cidade a receber o PPA-Participativo, no dia 5 de abril. Até o dia 27 de maio, todos os 26 territórios de identidade terão sido ouvidos. Neste processo, diversos canais de atendimento estão viabilizando a participação popular que, por meio das plenárias, é dividida em grupos de núcleos temáticos, colocando em pauta suas necessidades, problemas e sugestões.

Ao final dos encontros, cada eixo estruturante deve apresentar 15 propostas que vão orientar a elaboração do planejamento de médio prazo com diretrizes estratégicas detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais (Loas).
Além da participação presencial durante as reuniões, qualquer pessoa também pode dar sua sugestão pela internet no site do PPA-Participativo, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), ou pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) ou Centros Digitais de Cidadania (CDCs) em todo o estado.

GT de Comunicação poderá ser criado no Território da Bacia do Jacuípe

 
Foi realizado nesta sexta-feira o 1º Encontro de Rádios Comunitárias da Bacia do Jacuípe no Centro Cultural Lítero Recreativo 7 de Setembro.

A Rádio Comunitária Mairi FM organizou o evento que contou com a participação de representantes das Rádios Comunitárias de Quixabeira, Capim Grosso, Baixa Grande, Mairi e Pintadas.

Segundo o Presidente da Rádio Mairi FM o Sr. Manoel Carmo a intenção do 1º Encontro de Rádios Comunitárias foi estabelecer metas e buscar estratégias para unificar o processo de comunicação comunitária no Território da Bacia do Jacuípe.
As facilitadoras Arlene Freire da cidade de Valente Coordenadora da Abraço Sisal e Naiara Silva da cidade de Feira de Santana representante do Programa de Comunicação do MOC no trabalho de grupo, levantou questionamentos sobre o que é comunicação, quais são os meios de comunicação existentes no território e quais caminhos seguir para fortalecer os meios existentes e melhorar esta comunicação.
Afonço-Mairi FM, Joilma e Juarez-Codes
A presença do Sr. Juarez Secretário do CODES, a Srª. Joilma Rios Coordenadora do CODES e o Sr. Vandelson Gonçalves Coordenador do GT de Cultura da Bacia do Jacuípe, falaram da possibilidade de criação de um GT de Comunicação, sendo um primeiro passo para que haja a troca de experiências de maneira mais concreta e dar suporte aos debates e as ações da comunicação abrangendo todos os veículos de informações.
Vandelson Gonçalves-GT de Cultura, Walter-Quixabeira, Durvailton-Capim Grosso e Aécio Lima-Mairi
Trabalho em Grupo
Trabalho em Grupo
Entrevista AO VIVO Mairi FM com Naiara do MOC
Da Redação: Notícias Mairi FM
Fotos: Ediomário Catureba

Visita Online