Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

23 de out de 2013

"Outubro Rosa" e "Novembro Azul"

Nessa manhã (23), todas as Secretarias e principais setores da Prefeitura Municipal de Várzea da Roça aderiram à campanha mundial "Outubro Rosa e Novembro Azul", com um laço nas cores rosa e azul, que destacam a importância da prevenção do câncer de mama e próstata.

As fitas foram colocadas na Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Centro de Especialidades, Hospital Municipal, Gastão Pedreira, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Ação Social, CRAS, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Agricultura, Centro Educacional Padre João Farias, Escola Odilon Sena Cerqueira, Escola Heraldo Rocha e Creche Municipal.

Entre as ações de mobilização estão a realização de palestras de conscientização em todo o município. Além destas ações, a Secretaria de Saúde irá promover no próximo dia 29 (terça-feira) uma mobilização na Praça Topografo Pedro Magalhães, a partir das 8:00h.

A Secretária de Saúde, Iraildes Rios, adiantou que haverá palestras, serviços da área de saúde e sorteio de brindes. E finalizou dizendo que “A mobilização será voltada tanto para as mulheres quanto para os homens".
Ascom Várzea da Roça

Salvador: Homem que estuprou e enterrou ex-mulher diz que cometeu crime por raiva

 
O homem acusado de estuprar e enterrar viva a ex-mulher em Jacobina, afirmou que cometeu o crime por raiva, pois a vítima o traiu.

Leandro Severo da Silva, 37 anos, chegou a rir quando foi questionado sobre o motivo do crime. O acusado alegou que não se lembrava de nada, pois estava alcoolizado.
Durante os nove meses que ficaram juntos, a mulher foi violentada mais duas vezes.

Ele afirmou ainda que, quem comete um crime tão violento como esse merece morrer com a cabeça cortada. Fonte: R7
veja o vídeo do Programa Se Liga Bocão

Prefeitura de Várzea da Roça recebe Caminhão Caçamba do PAC2

A Prefeitura de Várzea da Roça, recebeu na última semana mais um veículo doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), sendo um Caminhão Caçamba.
Segundo o prefeito Dida, “o veículo será importante para cidade, uma vez que o município vem realizando melhorias em estradas”.
Outras cidades da região estão sendo contempladas com veículos para ajudar no desenvolvimento da cidade, principalmente na construção e melhoria de estradas.

Ascom Várzea da Roça

Jovem sofre acidente de moto em Mairi

No fim da tarde desta quarta-feira, 23 de outubro de 2013, por volta das 18h, aconteceu um grave acidente de moto na Avenida Suzete Santos Araújo, na cidade de Mairi. 
Segundo informações de populares, o jovem estava conduzindo a moto sentido centro da cidade, quando perdeu o controle ao passar em um quebra-molas e colidiu contra uma carroça de burro que estava parada na rua, caiu e bateu a cabeça no chão, ficando desacordado.
Ele foi socorrido pela equipe do SAMU-192 e encaminhado para o Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães de Mairi. Ainda segundo informações, o jovem é da Fazenda Santo Antônio, mas mora em Feira de Santana. 
Aguardem mais informações...
Da redação do Blog Agmar Rios

Ipê-amarelo florido em Mairi e roxo em Várzea da Roça

O ipê-amarelo  é uma árvore originária do Brasil  e muito utilizada em projetos de paisagismo. Apresenta-se em “subespécies” com floração amarela, branca e roxa. Está distribuída em quase todo o território nacional, apesar de sua raridade. 
Essas Fotos do ipê-Roxo foram tirado na Cidade de Várzea da Roça ao Redor da Lagoa de José  Bastos  nessa quarta-feira 23 de outubro de 2013.



Essas fotos foram tiradas nesta terça-feira, 22 de outubro de 2013, em frente a Associação Beneficente Centro Assistencial Betânia, localizada no bairro Reviver, na cidade de Mairi.

Foto tirada do Auto Posto Mairi
No inverno, as suas folhas caem dos galhos da árvore que fica inteiramente exposta ao tempo sem nenhuma folha. Na primavera, as folhas renascem cobrindo-a  por completo. Sabe-se que, quanto mais intenso e seco o inverno, posteriormente, na primavera, mais intensa será a quantidade das flores nos galhos.
O ipê-amarelo é da espécie “Tabeluia alba”, o termo “alba” é proveniente de “albus” que significa “branco” em latim, cor presente no processo de renovação das folhas. É natural do semi-árido alagoano, mas conseguiu se adaptar em outros estados do Brasil. O governo do estado do Alagoas, sob Decreto n°6239 , considera a árvore um símbolo do estado.
O ipê-amarelo é uma espécie “heliófita”, ou seja, uma planta adaptada a crescer em ambiente aberto com incidência de luz direta e que perde as folhas em determinada fase do ano.
Os frutos tem uma forma parecida a de uma vagem com grande quantidade de sementes membranáceas esbranquiçadas e aladas. As sementes se dispersam pelo vento. A planta é hermafrodita, tendo a sua frutificação nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Relativo ao clima, ocorrência em locais de clima tropical, subtropical úmido, subtropical de altitude e temperado. Relativo ao solo, a árvore prefere solos úmidos não muito ondulados.
Da redação do Blog Agmar Rios Fotos Agmar Rios e Foguinho Eventos.

ITIÚBA: RÁDIO ABELHA DOURADA FM VOLTA AO AR APÓS ATENTADO DO ULTIMO DIA 15

Na manhã desta quarta–feira (23) a Radio Abelha Dourada FM 104.9 voltou ao ar com força total.

A radio entrou no ar por volta das 08:00 horas com a presença de todos os comunicadores que a integram para a realização do programa Pressão Popular em edição especial comandado por Edmilson Alves. Dezenas de ouvintes ligaram para interagirem ao vivo com os locutores, falando da importância da radio e cobrando das autoridades respostas sobre o fato.
Para a grande surpresa, vários ouvintes foram até os novos estúdios da Abelha Dourada para parabenizar pessoalmente a todos pela volta.

Ao final do programa toda a equipe da Radio agradeceu ao apoio da imprensa baiana que noticiou o crime em larga escala e cobra das autoridades respostas, ao Deputado Severiano Alves que doou os novos equipamentos de transmissão e a toda sociedade que doou estabilizadores, computadores etc e pelo apoio incondicional.

A Radio estava fora do ar desde o ultimo dia 15/10/2013, em decorrência do atentado que culminou com o sequestro do Locutor Adailton Souza e o roubo de todos os equipamentos de transmissão.

A pacata cidade de Itiúba no interior da Bahia entrou em choque e ao mesmo tempo em estado de comoção, segundo alguns ouvintes esse crime não foi apenas contra a Radio Abelha Dourada FM, mas sim contra a toda a sociedade itiubense que sentiu como se estivesse de volta aos tempos da ditadura.

Por: Tatiana Bontay

Bacia do Jacuípe – Realizado Encontro de Articuladores de GT.

 
Foi realizado nesta terça-feira, 22 de outubro de 2013 um encontro de articuladores dos grupos de Trabalho (GT) da Bacia do Jacuípe, o evento foi realizado no salão paroquial da cidade de Pintadas e contou com participação de representantes dos GT: Comunicação, Gênero, Agricultora, Educação, e Cultura. Além da participação de representantes do MOC, EBDA, Rede Sindical.
   
Pela manhã todos os integrantes falou das realizações de seu GT durante o mês de março a setembro deste ano, o presidente do Codes Jacuípe (Conselho Regional de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe), Carlos da cidade de Pintadas mostrou aos participantes as metodologias de trabalho realizado pela entidade.

Iane de São José do Jacuípe representando o GT de Gênero falou da Universidade, falando do GT de Gênero, para ela o estado esta travando algumas ações que dificulta os bons andamentos dos GTs, comentou sobre a realização de um fórum de mulheres mais que não contou com participação de mulheres de diversos municípios.
A tarde foram fechado alguns encaminhamento e o momento muito interessante foi quando alguns participante falaram o que entendia e o que necessitava melhorar nos GTs:



O Professor Reis da cidade de Ipirá disse que é preciso amadurecer o que é territorialidade, para ele isto tem sido banalizado, onde houve uma confusão com a política de território. Para ele a organização territorial passa por um momento de crise e isto já foi detectados por todos e agora o importante é achar o caminho de volta as política territorial.

Para Vandelson os GTs têm dois papeis técnicos e mobilizar. E criticou o que ele chamou de dificuldade em multiplicar estas ideias. “Eu acho que a ideia não é institucionalizada, mas é preciso ter cuidado, é preciso ter foco e subdividir setores a partir das demandas e pautas que surgem”. Finalizando sua fala dizendo que é preciso que os articulares sejam a ponta da ação territorial sendo mobilizadores dos demais envolvidos em cada GTs.

Representando o GT de Comunicação, Ediomário Catureba falou que que é preciso que as pessoa que já sabe o que é Grupo de Trabalho partilhe mais com os demais, com as pessoas novas que vão chegando, “Eu aprendi na caminhada”. O comunicador pediu ajuda na iniciativa pública nas realizações dos GT de comunicação e citou o projeto Vozes do Jacuípe onde tem ideia de participação de todas as cidades pertencente ao território de identidade Bacia do Jacuípe., mais para isto é necessário um apoio, principalmente pelos diretores de cultura em cada município.

Nereide de Pintadas pediu mais aberturas as inciativa cooperativismo, para ela é as cooperativas tem que entender seu próprio papel, sendo que em muitas vezes coloca seus assunto dentro do GT de agricultura, discute muito e saem nada.

Representando o GT de Agricultura, Nélio de Pé de Serra sugeriu que é necessário subdividir em grupos, segundo Nélio estes subgrupos visam o período eleitoral que se aproxima, para ele a sociedade não andam sem o poder público e o poder público não andam sem a sociedade, pois a sociedade não consegue bancar suas realizações.

A Secretária de Educação da cidade de Várzea do Poço discordou da maneira como as empresa representada vem gerindo os recursos destinados a realizações das ações do GT, segunda Paula, estas empresa ganham estes editais sem mesmo conhecer a realidade de cada território. Atualmente a empresa que ganhou o edital o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), da cidade de Boa Vista Pernabuco. e através de sua sugestão ficou definida uma comissão que irá até a cidade tirar dúvidas quantos as realizações das ações territorial.



 


www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Ótica e Joalheiria Rios em Várzea da Roça

Cuidando bem da sua Visão.
A mais nova loja Ótica e Joalheira da cidade de Várzea da Roça. Lá você encontra muitos lançamentos de Armações, Lentes, Óculos Solar, Joias folheadas, Alianças e Relógios.

A Ótica  fica localizada na Rua Avelino Barros Rios nº 46 próximo ao Supermercado de Bode. Telefone: (74) 3669-2248 / 9985-5887/ 8853-1081.













        Visite a Ótica e Joalheiria Rios  Meire agradece a preferência.

Professora de Várzea da Roça fica em 3º lugar no VII intercâmbio de Experiências Pedagógicas em Jacobina


Na ultima terça-feira 22 de outubro de 2013, a Professora Cristiane Rios da Rede Municipal de do ensino fundamental 1 lotada na Escola José Carneiro de Oliveira  povoado de Várzea do Meio município de Várzea da Roça, participou do  VII intercâmbio de Experiências Pedagógicas.

O VII intercâmbio de Experiências Pedagógicas aconteceu em Jacobina que faz parte do Núcleo IV. Este evento reuniu professores, coordenadores, autoridades e os organizadores do SENAR.

Cada professor inscreve seu projeto do Programa Despertar e manda uma intervenção realizada dentro do projeto este ano foram 52 municípios participantes foram cinco premiações.

O programa foi implantado no município de Várzea da Roça desde 2006 e a professora Cristiane ficou em 1º Lugar agora em 2013 a professora concorreu com mais 51 municípios e ficou em 3º lugar com o tema: Meio ambiente e Sustentabilidade Pensar e agir conscientemente é desenvolvido nas escolas.

O Programa Despertar foi implantado no Município de Várzea da Roça desde 2006 e a professora Cristiane Rios participou do Concurso Municipal (2006) ficando em 1º lugar. Agora em 2013, a professora concorreu com mais de 51 municípios e ficou em 3º lugar com o tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade: Pensar e Agir Conscientemente que é desenvolvido na Escola Municipal José Carneiro de Oliveira no Distrito de Várzea do Meio da Cidade de Várzea da Roça.

 Agradecimento da Professora Cristiane Rios

Primeiramente  à Deus por estar sempre iluminando minha mente para que eu possa estar realizando meu trabalho cada vez melhor e com prazer, responsabilidade, compromisso e humildade. Agradeço também à meu esposo Kelmany Rios por me acompanhar e colaborar fielmente em minhas atividades. Às colegas de trabalho Elisabete Rios e Lidione Maia. À amiga e colega de trabalho Zenailde Ribeiro por acreditar no meu trabalho.à Coordenadora Municipal Karla Verusca pelo apoio e credibilidade e especialmente aos meus alunos que desenvolveram este trabalho com tanto entusiasmo. Muito Obrigado!












 Da Redação Foguinho Eventos


Tabela do Campeonato Brasileiro Serie A 2018.

Visita Online