Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

9 de jan de 2016

Janeiro inicia com trovoadas em Baixa Grande, ânimos dos agricultores são renovados

Após meses de estiagem e muito calor, começa a chover no município de Baixa Grande, as grande aguadas começaram a receberem a primeira água das chuvas de trovoadas, os açudes de Viração, Mandacaru e Italegre, já estão com as partes mais funda com água, todos estavam secos, um destaque pra Italegre que após duas décadas secou. Depois de retiradas da lama as chuvas chegaram na hora certa.
No povoado de Viração a cabaça foi substituída por garrafas térmicas e a jumenta por motocicletas, mais a disposição é a mesmas, aos mais velhos cabem à saudade dos filhos que foram embora atrás de vidas melhores, dona Rosa criam verso em nomes dos filhos pra expressar a falta que lhe faz.
Na fazenda Piauí Região de Mandacaru, o agricultor José Paulo de Queiroz com sorriso no rosto, mesmo cortando mandacaru pra alimentar um pequeno rebanho, faz a contagem regressiva quando a vida que segue sete dias por semana desde novembro vai acabar na próxima semana.
MATÉRIA EM VÍDEOS
Timóteo Rios, estudante da Escola Família Agrícola em Quixabeira, diz que todo aprendizado na escola fica difícil serem aplicadas sem chuva, hoje com as tecnologias fornecidas pelo poder público e a chuvas fica bem mais fácil aplicar os aprendizados e técnicas fornecidas pelos estrutures.
Ainda sobre as longas estiagens em nossa região a Técnicas Agrícola Luciana Borges, conta que as longas estiagens vêm se agravando a cada ano em Baixa Grande, vários fatores tem contribuído para isto, o mais conhecido em nosso meio é as grandes queimadas, o desmatamento, entre outras ações promovidas pela o homem.
Açúde de Italegre


Açúde de Mandacaru
Açúde de Viração
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Dois veículos de Feirantes em Baixa Grande são assaltados na manhã deste sábado

Feirantes do Povoado de Viração e da comunidade de Balizaram sofreram assalto na manhã deste sábado, 9 de janeiro de 2016, em Viração, o assalto foi na camioneta de Sorlanjo, o mesmo conta que quando ia passando em uma curva que fica logo após a cocheira de Darci, dois meliantes encapuzados e com arma empunho atravessaram na frente anunciando o assalto, foram levados celulares e dinheiro do condutor e passageiros.
O outro crime foi no micro-ônibus de seu Ju7raci, na comunidade de Baliza, região das cancelas.
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Mairi, Várzea do Poço e localidades de Várzea da Roça, estão sendo abastecidas com a água da barragem do Flori

A barragem do Flori, localizada nos limites dos municípios de Várzea do Poço e Várzea da Roça, está transbordando com mais intensidade, depois de mais chuvas que caíram na região.

As cidades de Mairi, Várzea do Poço e as localidades de Morrinhos, Barracas e Soinho, no município de Várzea da Roça, já estão sendo reabastecidas com a água da mesma, através da Embasa. 

Os técnicos da Embasa realizaram os processos de instalação e ajustes de equipamentos de captação de água doce, da barragem do Flori, na última quarta-feira, dia 06 de janeiro de 2016.

Ainda segundo a Embasa, houve ajustes na estação de tratamento de água. Quando a barragem do Flori seca, a captação de água é realizada pela barragem de São José do Jacuípe.

Da redação do Blog Agmar Rios


Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre começa domingo

Neste domingo dia 10 de Janeiro de 2016, começa o maior evento esportivo da região. O Povoado de Campo Alegre por ser o atual campeão, vai receber a abertura da Quinta Edição do Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre.
O município como também a região vive uma grande expectativa para a abertura da competição, que durante três meses, ou seja, quatorze domingos seguidos, movimentara o esporte da região.
As 14:00 horas, abrem o Campeonato Rural as equipes do Bahia de Ipiraí e Internacional de Baixa do Cedro.
As 16:00 horas, será a vez do atual bi campeão  Força Jovem de Campo Alegre, receber em seus domínios o Vitória de Lagoa das Flores.
Pensando em você torcedor a equipe de Coordenação tem trabalhado incansavelmente para que todas as expectativas sejam atendidas.
Fonte: http://campeonatorural.blogspot.com.br

Limão Prime será realizado no Cress Clube em Serrolândia

Devido as chuvas que vem caindo com a permissão de Deus em nossa cidade, e melhor estabilidade e estrutura e respeito ao nosso público resolvemos transferir o da banda limão com mel. Léo de Almeida e branquinho. Pra o CRESS CLUBE DE SERROLÂNDIA. DIA 10 JANEIRO DOMINGO AS. 4 HORAS DA TARDE COMEÇA O LIMÃO PRIME .....INGRESSO ANTECIPADOS 20 REAIS.

Visita Online