PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

13 de fev. de 2019

Consórcio Jacuípe participa de mesa redonda sobre Eco Usina e Cadastro Territorial Multifinalitário

O Consórcio Jacuípe participou nesta terça-feira (12) da Mesa Redonda que discutia sobre Projetos Ambientais da Eco Usina e Cadastro Territorial Multifinalitário.
O evento que aconteceu na cidade de Cruz das Almas, foi realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e pelo Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável – CBCN.

Na oportunidade o Consórcio Jacuípe foi representado pelo Secretário Executivo Erivan Santos e pelas Engenheiras Ambientais Jandira Souza e Camila Costa. Erivan destacou as ações que o Consórcio Jacuípe vem desenvolvendo em parceria com os municípios consorciados para resolver o descarte de resíduos sólidos do Território, hoje uma das prioridades do Órgão. ‘’ Estamos executando hoje no Território um projeto que uma das muitas pautas é o descarte adequado dos resíduos sólidos. Em parceria com as prefeituras consorciadas, o Projeto Gestão Ambiental Compartilhada - GAC tem mostrado que existe uma forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, garantindo a sustentabilidade de todos os processos, gerando emprego e renda para o município no descarte adequado do lixo.’’, destacou o Secretário.
 
Além do Consórcio Jacuípe, participaram também do evento Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, a exemplo do Secretário Luís Romeu, de Capela do Alto Alegre, além de representantes de demais Consórcios da Bahia.
www.consorciojacuipe.ba.gov.br
Por: Consórcio Jacuípe

Livro do Escritor Jacuipense Pablo Rios será lançado neste Sábado

O escritor Pablo Rios da cidade de São José do Jacuípe  estará lançando o seu mais
novo livro: Bom Vaqueiro, Bom Vaqueiro.
Editora Portuário Atelier Editorial
O Lançamento acontecerá  proxino sábado  16/02/2019 as 20:00mim  no Colégio Estadual Berilo Vilas Boas situado na Rua Ramiro Grande em  São José do Jacuípe.

Apoio financeiro: FUNCEB, Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia.
Da Redação Foguinho Eventos 

Ambulância de Miguel Calmon capota na BA-421, entre Piritiba e Mundo Novo

Uma ambulância de Miguel Calmon-BA, capotou no início da manhã desta terça-feira, 12 de fevereiro de 2019, por volta das 05:30h, na BA-421, a cerca de 2 km de Piritiba.

De acordo com informações, a ambulância estava voltando de Salvador, apenas com o motorista, identificado por Raí, e uma técnica de enfermagem.

Ainda segundo informações, nenhum dos ocupantes sofreram ferimentos graves. A técnica de enfermagem foi socorrida para o hospital Dr. Carlos Aires em Piritiba, onde ficou em observação por se queixar de dores no corpo, e depois levada para o hospital Português de Miguel Calmon, mas passa bem. O motorista não precisou de atendimento médico.

Não há informações sobre as causas do acidente, que aconteceu em umas das curvas da estrada.

Fonte: Calmon Notícias

Comarca de Mairi poderá ser fechada

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pretende desativar comarcas de entrância inicial em todo o Estado. Nesse sentido, foi protocolado no dia 27 de novembro de 2018 o projeto n° TJ-ADM 2018/65027, proposta que tramita na Comissão de Reforma Judiciária e Administrativa e que poderá ser votada a qualquer momento pelos desembargadores. 

O TJ-BA tem 203 comarcas ativas, sendo que já foram desativadas 50 comarcas em 2011, 25 foram agregadas em 2014 e em 2017 foram desativadas mais 33. Do total de comarcas ativas, 101 são classificadas como entrância inicial e poderão ser desativadas.

A Comarca de Mairi, classificada como de entrância inicial, abrange os municípios de Mairi, Várzea da Roça e Várzea do Poço, com população estimada em cerca de 42.964 habitantes, tem sede própria, com prédio moderno inaugurado em 2010, onde abriga ainda as instalações do Ministério Público e a sede da 086ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Mairi, Várzea da Roça e Baixa Grande.

Atualmente a população já enfrenta dificuldades de acesso à Justiça, que se mostra cara e ineficiente, principalmente nos pequenos municípios, onde o quadro de servidores é insuficiente e constantemente faltam promotores e juízes. O ideal seria reestruturar essas Comarcas, recompondo o quadro de servidores, nomeando juízes, oferecendo um atendimento minimamente digno aos jurisdicionados. A desativação tornará ainda mais caro e difícil o acesso ao Judiciário para o cidadão, além de dificultar o trabalho dos advogados e forçar a migração dos poucos servidores para outras cidades.

O momento exige atenção, mobilização e união de forças sociais e políticas para que possamos evitar a desativação da nossa Comarca. Nesse sentido, chamamos à atenção dos prefeitos e vereadores dos municípios afetados, bem como dos deputados estaduais e federais que representam a região para que se mobilizem, juntamente com a sociedade organizada no sentido de impedir o imenso retrocesso que essa medida representa.
Fonte: Agmar Rios

Van com 14 pacientes é assaltada em Ipirá ao retornar de Salvador

Uma van que transportava 14 passageiros de Salvador para Ibotirama foi assaltada na noite da última segunda-feira (11), na BR-242, trecho que corta a cidade de Ipirá, a cerca de 200 km da capital.

Conforme informações, o veículo pertence à frota da prefeitura do município, e os passageiros são pacientes do programa Tratamento Fora do Domicílio, que voltavam de consultas.

Quatro indivíduos armados teriam interceptado o veículo e rendido o motorista e os ocupantes do carro. Os assaltantes levaram dinheiro, celulares, relógios, joias e cartões de crédito.

Ainda segundo informações, pelo menos duas pessoas foram agredidas e socorridas para o Hospital de Seabra. Outro passageiro foi atendido no Hospital Regional de Ibotirama, mas não há informações sobre o estado de saúde de todos eles.

Fonte: Gazeta 5

Visita Online