Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

28 de dez de 2013

Bloco da 3ª Idade no Carnatal 2013

Barragem de São José do Jacuípe recebe um bom volume de água

Depois das chuvas que caíram neste mês de dezembro de 2013, a Barragem de São José do Jacuípe recebeu um bom volume de água. Ela passou de 5,87% (20,9 milhões de metros cúbicos) para 8,5% (30,2 milhões de metros cúbicos). Para chegar na sua capacidade máxima, vai ter que chover muito. 

A referida barragem é responsável por abastecer atualmente as cidades de Várzea da Roça, Quixabeira, além das comunidades de Junco e Paraíso (Jacobina) e Gonçalo (Caém).  
Barragem de José do Jacuípe
Já Várzea do Poço e Mairi, que estavam sendo abastecidas pela referida barragem, passou a receber água da Barragem do Flori, localizada nos limites dos municípios de Várzea da Roça, Várzea do Poço e Mairi, que está vertendo graças às chuvas deste mês.

A barragem de São José do Jacuípe está entre as maiores do Estado da Bahia. Por causa da longa estiagem, ela ficou abaixo de sua capacidade. Inaugurada em meados dos anos 80, chegou ao seu auge em 1992 quando seu sangradouro foi utilizado pela única vez.
A barragem banha os municípios de São José do Jacuípe e Várzea da Roça, tem altura máxima de 41,0m por 1.560m de comprimento, é considerada uma das mais importantes na perenização do Rio Jacuípe e a terceira maior da Bahia com capacidade de represar 355 milhões de metros cúbicos de água.

Na época, ela construída para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio que lhe dá o nome ao longo de uma extensão de 180km , até a sua confluência com o Paraguaçu.
Clique  Aqui e veja matéria antiga
 Redação Agmar Rios Fotos  Foguinho Eventos

Ponte que foi destruída na estrada que liga Baixa Grande a Macajuba, está sendo recuperada

A ponte que foi destruída por causa das fortes chuvas no KM 101 da BA-130, trecho que liga Baixa Grande a Macajuba, no dia 21 deste mês, por voltas das 5h da manhã, está sendo recuperada.

A cratera engoliu duas carretas e dois carros de passeio. Os condutores das carretas morreram no local e os ocupantes dos veículos de passeio sofreram ferimentos leves. A estrada ficou interrompida.
Depois do ocorrido, populares criaram uma passagem improvisada que está dando dor de cabeça aos condutores. Poucos passam pelo local, onde alguns veículos ficam atolados. Para desatolar os veículos, só com ajuda de alguns homens que ficam no local. Segundo informações de populares, os homens estão cobrado R$10,00 para desatolar os veículos. Alguns motoristas ficam irritados com essa situação.

No local, tem uma pequena equipe trabalhando. A recuperação total, poderá demorar mais uns dias. A adutora que havia rompida, a Embasa já recuperou. O fornecimento de água na cidade já foi normalizado.
Quem necessita viajar por esta BA, deverá evitar o tráfego a noite. A alternativa, é seguir pela estrada de chão, no KM 81, passando pelos povoados de Lagoa do Mamão, Lagoa do Cipó (Baixa Grande) sentido a Nova Cruz (Macajuba), saindo em Macajuba.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Visita Online