PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

22 de abr. de 2011

Semana Santa em Capim Grosso: celebração da Última Ceia e Paixão de Cristo


A Igreja Matriz realizou a missa da Última Ceia e adoração ao Santíssimo Sacramento, e na Sexta aconteceu a Via-Sacra.
Em continuação das celebrações da Semana Santa em Capim Grosso, na Quinta-Feira Santa a Igreja Matriz realizou a missa para relembrar a última Ceia do Senhor, as 17:30hs.
Celebrada por padre Pedro, com a presença do Padre Charles, a Quinta que marca o início do Tríduo pascal contou com a presença de centenas de fiéis, lotando o local.   
Igreja lotada para celebração da Última Ceia
Na ocasião, a Igreja solenizou a instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovaram as suas promessas. Dentre os ofícios do dia, adquire especial relevância simbólica o lava-pés, sendo desempenhada por Padre Pedro, em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos, representados por cristãos da comunidade, antes da última ceia.
Símbolo do Santíssimo Sacramento
A Santa Missa é então a celebração da Ceia do Senhor na qual Jesus, um dia como hoje, na véspera da sua paixão, "enquanto ceava com seus discípulos tomou pão..." (Mt 26, 26). Ele quis que, como em sua última Ceia, seus discípulos se reunissem e se recordassem dEle abençoando o pão e o vinho: "Fazei isto em memória de mim" (Lc 22,19). Sendo finalizado com a adoração ao Santíssimo Sacramento.



Na Sexta-Feira Santa, que marca o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos, em Capim Grosso, foi realizada as 6:00hs a Via Sacra pelas ruas da cidade, onde os cristãos traziam nas mãos as cruzes que serão queimadas no sábado. O rito relembra o caminho percorrido por Jesus até a crucificação em seu quatorze estações:
1.  Jesus é condenado à morte por Pilatos
2. Jesus carrega a Sua Cruz
3. Jesus cai pela primeira vez
 4. Jesus encontra a Sua Santa Mãe
 5. Jesus recebe socorro de Simão para carregar a Cruz
 6. S. Verônica enxuga a Face de Jesus
 7. Jesus cai pela segunda vez sob o peso da Cruz
 8. Jesus fala às mulheres de Jerusalém
 9. Jesus cai pela terceira vez sob o peso da Cruz
 10. Jesus é despojado de Suas vestes
 11. Jesus é pregado na Cruz
 12. Jesus morre na Cruz
 13. Jesus é descido da Cruz
14. Jesus é sepultado
Fé e devoção marcaram caminhada
Logo mais as 15:00hs ocorrerá na Igreja Matriz  a recordação da Paixão de Cristo, onde os pecados do homem foram redimidos.
Fonte: fr Noticias

Nenhum comentário:

Visita Online