PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

27 de ago. de 2011

População faz manifestação na Câmara de Vereadores de Mairi


Em Sessão realizada na noite da última sexta-feira, dia 26 de agosto, na Câmara de Vereadores de Mairi, a população lotou o plenário da Casa e fez uma grande manifestação com faixas protestando e interrompendo as falas dos vereadores por várias vezes.
Os moradores das comunidades do Recreio, Reviver, Tv. Sete de Setembro, Vila do Padre e da Praça André Luiz Nunes fizeram à manifestação pedindo que os vereadores da oposição votassem no Projeto de Lei n° 1.297/11, que "Autoriza o Poder Público a contratar operação de crédito, oferecer garantias e dá outras providências" com a DESENBAHIA, até o valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) destinado ao financiamento para execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento, de conformidade com as regras estipuladas pelas normas pertinentes e pelo disposto nesta Lei, com base na Taxa de Juros de Longo Prazo TJLP, acrescida de 6% (seis) ao ano, com prazo de 8 (oito) anos de carência de 01 (um) ano.

A operação de crédito que versa o presente Projeto de Lei, tem por objetivo a captação de recursos para viabilizar a execução de pavimentação em paralelepípedos de ruas, travessas e avenidas na Sede do Município, Povoados, e Distritos e das Praças na Sede e no Distrito de Angico.

O Projeto foi colocado em votação nesta sexta-feira (26) e não foi aprovado. José Allan, Mundinho do Bar, Roque Nilson e Luiz do Angico foram os vereadores da situação que votaram a favor. Genó, Jonilson, Rogério, Lalinho, e Ruy da Sucan, foram os vereadores da oposição que votaram contra.
Para José Allan, vereador da situação, esta sexta-feira foi um dia triste para o Legislativo Municipal, onde a Câmara de forma inesperada rejeitou um projeto que iria beneficiar aproximadamente cerca de 27 ruas do município e a construção de duas praças. “Esse empréstimo não ia onerar em nada nos cofres públicos, não iria de forma nenhuma comprometer o grau de capacidade de investimento do município, e a gente fica triste, porque na verdade é um projeto que iria beneficiar o povo do município de Mairi, e não foi aprovado unicamente por questão política de 2012, quem assistiu e ouviu os depoimentos dos vereadores da oposição, eles só não aprovaram o projeto, pensando na eleição de 2012, só por isso, essa é a única justificativa”, disse Allan.

Segundo Jonilson Cerqueira, vereador da oposição, o município não tem condições de tomar esse empréstimo e por esse motivo ele e os vereadores da oposição votaram contra. “Nós vereadores da oposição temos consciência do que a gente quer para nosso município de Mairi, sempre queremos o melhor para o município e para o povo dessa terra, e sempre desde o início do meu mandato assumir com muita responsabilidade e compromisso com o meu povo. Referente a isso, nós já fizemos várias indicações, vários requerimentos para que o prefeito pudesse executar obras em nosso município, através de recursos próprios ou a fundos perdidos, através de projetos de convênio com entidades governamentais, federal, estadual e filantrópica para não endividar o município”, disse Jonilson.





Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto
Fonte:http://www.agmarrios.com.br

III Conferência Municipal de Cultura de Mairi


A Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria de Educação e o Departamento Municipal de Cultura realizaram nesta sexta-feira 26 de agosto de 2011 durante todo o dia a III Conferência Municipal de Cultura na AABB de Mairi.
A Conferência de Cultura teve como tema: Planejar é preciso - Diretrizes para consolidação do sistema de cultura, e contou com a presença da Diretora de Cultura a Srª. Elineuza Maria Gomes, a Srª. Vanúsia Mª Cedraz Carneiro Sena Secretária de Educação, o Presidente da Associação dos Artistas Frans POP Rubson Carneiro Bastos.
Estavam presentes também o representante da Secretaria do Estado da Bahia o Sr. Isaías Júnior, representando o Prefeito Antônio Cedraz Carneiro a Srª. Normeide Alves, o Sr. Petrúcio Pinto Bandeira representando a Rádio Comunitária Mairi FM, o Sr. Marcelo Ferreira representante do Conselho Municipal de Cultura, o Sr. Miguel Barbosa e a comunidade local.  A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Municipal, pelo Cantor Almir Júnior.
Nas explanações das falas a Diretora de Cultura a Srª. Elineuza Maria Gomes disse que a Conferência é o momento que toda a comunidade participa por meio de um processo democrático, sem dúvida o pontapé fundamental para o sistema de cultura do município, principalmente pelo amplo envolvimento da cultura como um todo.
Para a Secretária de Educação, a Srª. Mª Vanúsia Cedraz Carneiro Sena ressaltou o quanto é importante planejar e que construir um bom Plano Municipal de Cultura irá nortear as políticas públicas para a cultura nos próximos anos.
A Srª. Normeide Alves relatou que foi um prazer estar representado mais uma vez o Prefeito Municipal, acrescentou dizendo que o município de Mairi é muito rico quanto ao requisito é cultura e que a participação da comunidade é o momento de discutir políticas públicas para o fortalecimento da cultura local.

O Sr. Isaías Júnior representante da Secretaria do Estado da Bahia parabenizou o município pela realização da Conferência, que a nível territorial está na 9ª Conferência e ressaltou que a metodologia usada será um diagnóstico dos pontos fortes, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças, identificando as necessidades do município, após a realização da leitura das propostas e priorização das mesmas para serem transformadas em projeto de todos os eixos trabalhados em grupo.

A Conferência Territorial acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro de 2011 em Baixa Grande e no mês de dezembro a Conferência Estadual em Vitória da Conquista.
Representantes dos EIXOS E SUB-EIXOS TEMÁTICOS:
I- EXPRESSÕES ARTISTICAS
•Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Teatro, Literatura,Musica.
II- PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
•Arquivo, Museus e Memoriais, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônios Material e Imaterial, Culturas Populares;
III- PENSAMENTO E LEITURA
•Livro e Leitura, Bibliotecas, Pesquisadores e Estudiosos da Cultura;
IV- TRANSVERSALIDADE DA CULTURA
•Cultura e Educação, Cultura e Direitos Humanos, Cultura Digital e Comunicação, Cultura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo;
V- GESTÃO DA CULTURA
•Gestão de Equipamentos Culturais, Formação e Qualificação em Cultura Sistemas Municipais e Estadual de Cultura, Desenvolvimento Territorial da Cultura
VI– REDES PRODUTIVAS E SERVICOS CRIATIVOS
•Elos das Redes Produtivas, Geração de Emprego e Renda, Serviços Criativos (moda, design, desenho industrial, publicidade, artesanato e gastronomia).

DELEGADOS DO PODER PÚBLICO
1.1. SOCIEDADE CIVIL - DELEGADOS
2.2 SOCIEDADE CIVIL - DELEGADOS
APRESENTAÇÃO CULTURAL - JANDY RIOS
APRESENTAÇÃO CULTURAL - CAPOEIRA GRUPO JACOBINART MAIRI
Fonte:http://www.agmarrios.com.br

Visita Online