PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

27 de set. de 2013

Dedego, Marcio Greyk e Nadson são os destaques da Jacuipense para a Copa Governador

Às 13h30 deste domingo (29) a bola vai rolar na Arena Fonte Nova em Salvador para a primeira rodada da Copa Governador do Estado 2013. A partida entre Jacuipense e Bahia vai marcar a estreia do Leão do Sisal na competição estadual neste ano.

O Jacuipense está no Grupo 1 ao lado de Bahia, Vitória e Galícia. Apesar da concorrência das grandes equipes de Salvador, o treinador Emerson Pereira começa o campeonato confiante na conquista de uma das duas vagas do grupo para a segunda fase do torneio.

Entre os destaques da equipe de Riachão do Jacuípe, estão o atacante Nadson, o goleiro multi campeão Márcio Greyk e o volante pintadense Dedego.

“As chances de classificação existem. Vamos enfrentar esses dois grandes times que disputam o Campeonato Brasileiro e por isso devem jogar com equipes alternativas. É claro que se o jogador está um time grande é porque tem qualidade para isso, mas montamos um bom elenco e vamos lutar pela classificação. Se os nossos jogadores mantiverem o nível apresentado nos amistosos e treinamentos, acreditamos em um bom resultado sim”, afirma Emerson.

Como o aplicativo Total Choice, em que a torcida irá escolher a escalação da equipe, só vai estar em pleno funcionamento a partir da terceira rodada da competição, o comandante do Leão do Sisal já tem a equipe titular praticamente confirmada para a estreia. “Já temos o time praticamente fechado, mas a confirmação dos titulares vai sair apenas pouco antes do jogo. Vamos aproveitar os últimos treinamentos para definir duas ou três dúvidas que ainda temos e esperar a recuperação de alguns jogadores”, finaliza Emerson Pereira.
 Da Redação do

A maior barragem do município de Mairi está seca

A CEPEL, maior barragem do município de Mairi, que fica localizada na Fazenda Várzea Dantas, a 6 km do distrito de Angico, está seca. Ela foi construída no ano de 1981. Desde quando foi inaugurada, nunca secou. Segundo os mais velhos daquela comunidade, essa estiagem está sendo a mais longa dos últimos 32 anos.
Através da Embasa, a CEPEL abasteceu o distrito de Angico por muitos anos. Segundo os moradores da região, depois que a barragem secou, a Embasa passou a abastecer o referido distrito através da água da barragem da Cigana, que fica localizada no município de Piritiba.
Agora, a Barragem da Cigana também secou e o abastecimento de água de Angico está sendo feito através de caminhões-pipa.
Os moradores falaram que a Embasa abandonou a CEPEL. Segundo eles, a empresa aproveitou da barragem quando com níveis aceitáveis de água; depois que secou, retirou toda a tubulação e não realizou a limpeza da mesma.
Os moradores da região que trabalham na agricultura familiar e na criação de bovinos e pequenos animais vêm sofrendo devido à seca que assola o município.
A comunidade solicitou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), a perfuração de um poço artesiano, através do apoio da deputada Neusa Cadore.
Foto tirada em 2012
Situação atual
Da redação do Blog Agmar Rios

Mercadinho é assaltado em Angico

No inicio da noite desta sexta-feira, 27 de setembro de 2013, por volta das 18h30min, dois elementos em uma moto assaltaram o Mercadinho Santana, na Rua 7 de Setembro, no distrito de Angico, município de Mairi.
Segundo informações de moradores, os ladrões não identificados, chegaram armados, anunciaram o assalto e levaram 01 notebook e dinheiro. Depois do assalto, os ladrões fugiram com destino a estrada de Mairi. 
Aguardem mais informações...

Da redação do Blog Agmar Rios

Nota de Falecimento

Renildo Libório Rios, de 56 anos, conhecido como Bem-te-vi, que morava na Rua Bom Jardim, na cidade de Mairi, morreu por volta das 16h desta sexta-feira, 27 de setembro de 2013.
Segundo informações de familiares, Renildo passou mal em casa e caiu. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães de Mairi, mas já chegou sem vida.

O sepultamento de Renildo será realizado neste sábado, dia 28, às 16h, saindo da Rua Bom Jardim, para o Cemitério local. A família enlutada agradece a totós por este ato de fé e piedade cristã. 
Da redação do Blog Agmar Rios

Programa AGROAMIGO 2013

O Agroamigo do Banco do Nordeste se expandiu e atualmente está atuando em diversas linhas de créditos, com financiamentos que podem chegar até 15 mil reais por operação, com vantagens atrativas como juros de 1% ao ano e descontos de até 40% sobre o valor financiado


Apelo por UTI para Lucenildo é destaque no Balanço Geral da Rádio Sociedade da Bahia

O apelo em nome da população de Capim Grosso, postado em nosso Portal, com adesão de centenas de amigos através do Facebook e emissoras de rádio da região e da Bahia, ganhou destaque na manhã desta sexta-feira, 27, no Balanço Geral da Rádio Sociedade da Bahia, com Adelson Carvalho, que além de apresentar a nota, chamou atenção do Secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, para a necessidade de uma UTI para Lucenildo.
O assunto ficou para ser tratado com o Ministro Alexandre Padilha, que estaria no estúdio da rádio para falar sobre o programa Mais Médico, mas por motivos outros, a participação do Ministro da Saúde, foi registrada por telefone.
De acordo com Rubinho Freitas, a nota ficou para ser entregue ao Ministro da Saúde, no programa Cidade Alerta da TV Record, a partir das 17h20min.
A campanha continua. UTI para Lucenildo da Dengue já. Um apelo da população Capimgrossene, em nome da vida.
Texto: Arnaldo Silva/Foto: Facebook.

Assaltante invade loja e estupra vendedora com arma de brinquedo

Depois de violentar a mulher, ele fugiu levando algumas peças de roupa e R$360 em dinheiro.
Investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) localizaram e prenderam Jonatas Jones Rodrigues de Freitas, de 24 anos, na cidade de Paulo Afonso, que fica a 434 quilômetros de Salvador. Segundo a polícia, Jonatas é acusado de assaltar uma loja de roupas e estuprar uma das vendedoras durante o roubo.
Jonatas foi preso na última sexta-feira (20), mas a polícia só divulgou o crime nesta semana. O acusado usou um revólver de brinquedo para ameaçar duas vendedoras que estavam na loja.
Jonatas prendeu uma das mulheres no banheiro e estuprou a outra dentro de um dos provadores. Depois de violentar a mulher, ele fugiu levando algumas peças de roupa e R$360 em dinheiro. Jonatas foi preso dentro de casa.
As vendedoras estiveram na delegacia reconheceram o estuprador. Em seguida, durante depoimento, ele confessou o estupro. Jonatas está à disposição da Justiça na Delegacia Territorial (DT/Paulo Afonso).
Fonte: Correio

Guitarrista Valdir Rocha lança nova música, “Cantiga da Pedrada”

O Guitarrista Valdir Rocha lançou a sua mais nova   música “Cantiga da Pedrada” que simboliza o ato de bater com uma pedra no Ouricuri para quebrar a casca e extrair a amêndoa que é utilizada como alimentação humana e animal.  
 O produto artístico propõe expressar a cultura popular das Cantigas de Roda com seus elementos tradicionais, como ritmo, melodia e instrumentos rústicos fazendo uma  fusão com o Rock Instrumental. 
 OUÇA A MÚSICA "CANTIGA DA PEDRADA" :

 A música instrumental “CANTIGA DA PEDRADA”  é composta e interpretada   pelo músico Valdir Rocha   e conta com a participação de 6 cantadeiras de roda, seguindo vertentes da música popular do interior do Nordeste, em especial do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, como o samba Rural e suas variantes (Chula, Reisado, Batuque, Piegas...), introduzindo elementos da música regional e folclórica em sua composição, usando instrumentos como: Pandeiro, Viola de 12 cordas, Violão e instrumentos mais rústicos como: Cuia, Prato de Esmalte (prato de cozinha utilizado  como instrumento percussivo) e Palmas, mesclados  aos acordes pesados (Power) da Guitarra Elétrica, Contrabaixo e Bateria, surgindo uma nova concepção de música.  
 Recentemente o artista gravou o seu primeiro videoclipe, interpretando a música instrumental de sua autoria “Labuta Nordestina”, a qual foi inspirada na realidade dos homens e mulheres que trabalham no campo, contendo  influências do Forró Pé de Serra: Sanfona, Zabumba, Triângulo e o Rock com a  Guitarra distorcida, Baixo e Bateria, que já foi finalizado e esta concorrendo em festivais de  audiovisual em várias partes do Brasil e em breve será disponibilizado na internet.
CONFIRA E TEASER 2 DO VIDEOCLIPE "LABUTA NORDESTINA':

Redação: Jorge Henrique

Homem morto a tiros em Piritiba

Nesta quinta feira, 26 de setembro de 2013, Francinaldo de Souza Ferreira, 22 anos, recebeu vários tiros, deflagrado por três elementos que estavam em um carro vermelho.

A vitima estava assistindo um jogo no ginásio de esportes de Piritiba no final da tarde, quando saia do centro esportivo três homens armados fizeram vários disparos contra Francinaldo, que morreu no local. Os autores do homicídio fugiram em um carro vermelho de placa não anotada tomando rumo ignorado.

Francinaldo de Souza Ferreira residia Rua Jovelino Sampaio s/n Bairro Aymoré Piritiba. Havia oito dias Francinaldo de Souza Ferreira que foi solto do presidio do município de Luiz Eduardo Magalhães que preferiu retornar a cidade de Piritiba. Ele respondia por um homicídio e tinha algumas entradas na delegacia.

O corpo de Francinaldo de Souza Ferreira foi levado para o IML de Jacobina onde foi feito a necropsia e liberado em seguida.

Com informações do Diário da Chapada

Deputada Neusa Cadore participa de reunião no povoado de Umbuzeiro município de Mundo Novo

Na noite desta quinta-feira, 26 de setembro de 2013, a deputada estadual Neusa Cadore (PT), participou de uma reunião no povoado de Umbuzeiro, município de Mundo Novo, com o objetivo de atender as solicitações da população. O evento foi realizado na frente do Salão Paroquial da comunidade.

Estiveram presentes os vereadores Roque e Pororó de Mairi, o vereador Roberto Ferreira de Umbuzeiro, o vereador Nivaldo Padre da Cigana de Piritiba, Ednaldo Guimarães, Emiliano Guimarães, Felix Pereira, Marcos Paulo do Grupo Estrela, Valcy da Casa Sampaio, o líder político Jenson Pantera e a comunidade em geral.
Tendo em vista a falta d’água que assola as populações do distrito de Angico e povoado do Sanharol, no município de Mairi, também dos povoados de Umbuzeiro e Alto Bonito do município de Mundo Novo e da região rural destas localidades, os moradores e representantes fizeram algumas reivindicações através de documentos e enviaram para o gabinete a deputada Neusa Cadore no mês passado.

Eles solicitam que seja interligada a adutora que abastece Piritiba à de Umbuzeiro. A adutora de Piritiba é abastecida pela Barragem do França. Fazendo essa interligação, irá atender essas localidades, Areia Branca, Cigana e algumas localidades no de Piritiba, beneficiando uma população de aproximadamente 20.000 habitantes.

Os moradores solicitaram também, melhoramento na estrada que liga Angico a Umbuzeiro. Os caminhões e ônibus têm dificuldades para subirem as ladeiras da referida estrada, principalmente quando chove. O melhoramento requer as seguintes obras: Alargamento, rebaixamento de ladeiras, construção de bueiros pré-moldados e terraplanagem. 

Piritiba comemora seus 61 anos

Nesta sexta-feira, 27 de setembro de 2013, o município de Piritiba comemora seus 61 anos de emancipação política. A cidade está localizada na encosta da Chapada e faz parte do polígono das secas e se destaca pelo turismo ecológico como a Serra do França- composta por áreas de imensa beleza e locais propícios para banhos- , o Poço Feio- com suas belas paisagens com lagos e montanhas fazem parte do patrimônio natural da cidade, o Rio Jacuípe e a Barragem do França.

ORIGEM- O começo foi na Fazenda Cinco Várzeas administrada por bandeirantes. Nas terras banhadas pelo Rio Jacuípe planta-se milho, café, mandioca e feijão, e na pecuária tem destaque o rebanho de produção leiteira. Piritiba foi desmembrado de Mundo Novo em 1952. 

O padroeiro da cidade, Senhor do Bonfim, é tradicionalmente homenageado pela população com samba e bumba-meu-boi, que sai fazendo visitas nas noites de primeiro de janeiro. Cinco Várzeas era o nome antigo da localidade, quando em 1938 foi mudado para Piritiba que significa o “sítio do junco, o juncal”.

Carro pega Fogo proximo a Várzea da Roça


Na noite da ultima segunda-feira 23 de setembro de 2013, agentes da delegacia de Policia foram informados que havia um veiculo em chamas próximo a Várzea da Roça.
Os agentes se deslocaram até o local encontrando uma Parati ainda em chamas, nas proximidades do lixão em uma estrada vicinal que dar acesso a comunidade de Soinho, assim como a outras localidades a exemplo de Maracujá , Serrolândia e ate mesmo outros municípios.
Ao chegar ao local foi constatado que a Parati de Placa JKZ –5694 licença de Capim Grosso pertencia ao proprietário Rosalvo Nunes Costa residente na Cidade de Várzea da Roça.
Segundo Rosalvo o veiculo começou a fumaçar quando de repente o fogo surgiu só dando tempo sai de dentro do automóvel.



Da Redação Foguinho Eventos Fotos Natanael Souza e Foguinho Eventos

Homem morre e cinco ficam gravemente feridos em batida

Um homem morreu e cinco pessoas ficaram gravemente feridas após uma batida, no fim da tarde desta quinta-feira (26), na BR-101, perto do município de Conceição do Almeida, a cerca de 150 km de Salvador.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as causas serão investigadas. A polícia tem ainda poucas informações, mas afirma que os veículos bateram de frente. As vítimas foram levadas ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e, segundo a PRF, não correm risco de morte.
Fonte: G1 BA

Ibama realiza uma das maiores apreensões de pássaros já registradas

 
Alguns pássaros, das espécies papa-capim e canário, morreram por conta das condições da viagem, informou o órgão.

Cerca de 1500 pássaros foram apreendidos nesta quinta-feira (26), região de Feira de Santana, a 100 km de Salvador. Segundo as informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, seção Bahia, esta já é considerada a maior apreensão de pássaros na história do estado. Os animais estavam escondidos em um veículo apreendido na rodovia. Alguns pássaros, das espécies papa-capim e canário, morreram por conta das condições da viagem, informou o órgão.

O condutor, de 43 anos, foi detido e confessou na delegacia que havia capturado os animais em Santo Antônio de Jesus e seguia em direção a Paulo Afonso, norte do estado. Segundo a polícia, ele assinou um termo circunstanciado e irá responder ao processo em liberdade. O suspeito pode responder por crime contra o meio ambiente. A pena varia de seis meses a um ano, ou multa.
Já os pássaros foram enviados a um centro de recuperação em Salvador, onde devem receber cuidados médicos antes de serem devolvidos à natureza.

G1 Ba

Homem é espancado até a morte em Cachoeira Grande distrito de Jacobina.

De acordo com as primeiras informações, nesta madrugada de sexta, (27/09), um homem foi espancado até a morte enquanto comemorava o aniversário de um filho em uma fazenda próximo ao distrito de Cachoeira Grande. Houve uma discussão sobre a bebida servida na festa.
 As informações é que os autores do espancamento eram convidados.
A qualquer momento mais detalhes direto do IML.
 Augusto Urgente!

Visita Online