Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

23 de mar de 2019

Agentes das Guardas Municipais de Gavião, Quixabeira e São José do Jacuípe participam do 2º Encontro de Guardas Municipais Femininas em Salvador (BA)

GM´s Gleive, Cintia e Diana, participando do segundo encontro de guardas Municipais Femininas em Salvador. Fotos: Redes Sociais.

Buscando aprimorar os conhecimentos assim como fazer a integração com companheiras de outras Guardas Municipais, as GM´s Cintia, Gleive e Diana, respectivamente integrantes das Guardas Municipais de Gavião, Quixabeira e São José do Jacuípe, estiveram na cidade de Salvador, para participarem do 2º Encontro de Guardas Municipais Femininas, que contou com a participação de agentes de diversas GM´s da Bahia e outros estados.
Neste ano, o encontro teve como temática “O Papel da Agente Feminina no Processo de Desenvolvimento das Guardas Municipais”, e tema as seguintes palestrantes e temas:

1.       A Importância da saúde mental na Segurança Pública – Palestrante: GCM Renata Fortaleza – Comandante da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas/BA;
2.       O Sistema Único de Segurança Pública – SUSP: Aplicação para as Guardas Municipais – Palestrante: Advogada Dra. Dominique Viana Silva;
3.       A relevância do papel social das Guardas Municipais – Palestrantes: Isabel Cristina Silva – Guarda Civil Municipal de Juazeiro/BA e Nubia Maria Novaes santos – Guarda Civil Municipal de Jequié/BA;
4.       Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) e a inserção no âmbito da Guarda Civil Municipal de Salvador – Palestrante: Elza Carolina Neta – Guarda Civil Municipal de Salvador/BA e Oilda Rejane Silva Ferreira – Coordenadora de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Reparação.

Segundo a GCM Diana, da Guarda Municipal de São José do Jacuípe, “Esse evento é de fundamental importância para nós mulheres, principalmente para todas nós que fazendo parte do efetivo das Guardas Municipais, onde através dele nós mostramos a força e a garra da mulher para atuar na segurança pública, que antes era somente dominada por homens, infelizmente ainda tem muitos que ainda nos subestimam, mas podemos e somos extremamente capazes de atuar em qualquer área e qualquer situação dentro da nossa Guarda Municipal, e consequentemente ajudar a levar muito mais segurança para a nossa população”.

No final das palestras também houve o Momento GFEM, onde teve a abertura para fala do público participante, na qual este espaço ficou reservado para que as Guardas Municipais Femininas possam externar suas opiniões, projetos, e ideias que envolvam a atuação da mulher nas Guardas Municipais.


Fonte: Informe Azul Marinho

Suposta descarga elétrica atinge as rádios Transamérica Hits e Nova Rádio Globo; emissoras estão fora do ar

A forte chuva que caiu nessa sexta-feira, 22 de Março, Dia Mundial da Água, com registro de relâmpagos e trovões, certamente encheu o coração do povo de Capim Grosso e região de muitas alegrias.
O forte calor que estava sendo registrado em toda a região, com sensações térmicas em torno dos 40 graus, deixava as pessoas inquietas, preocupações principalmente na zona rural, barragens, tanques, dentre outras situações que a falta de chuva tem provocado ano após ano em grande parte da parte da Bahia.
Na Fazenda Lajedo, município de Capim Grosso, o registro de acordo com o vereador Nego do Lajedo, foi 108mm de chuva, média que deve se estender para outros cantos do município. Na sede, os sinais de que a chuva foi forte estava no centro da cidade, cena que é registrada toda vez que a chuva chega com mais volume na cidade.
Vale citar que em meio a forte chuva que caiu no final da tarde início de noite dessa sexta-feira, com mais previsão para o final de semana, uma suposta descarga elétrica, possivelmente provocado por um raio atingiu a Transamérica Hits, chegando a danificar dois computadores, a mesa de som e o aparelho de efeito, ficando impossibilitado da emissora voltar a funcionar, bem como a Nova Rádio Globo, que teve uma potência danificada, incluindo ainda um dos transmissores  Globo ou Transamérica, ficou do técnico que já foi acionado na noite de sexta-feira verificar qual equipamento de transmissão foi atingido.
A recuperação dos equipamentos poderá levar algumas horas ou até mesmo alguns dias, portanto, em nome da direção do Grupo Lomes de Comunicação, o pedido de compreensão diante dessa fatalidade provocada pela força da natureza, mas apesar dos prejuízos que contribuíram para interromper o funcionamento das duas emissoras, hoje marcas de referência no rádio regional, a alegria pela chuva que voltou a garantir vida e mais esperança em 2019, principalmente para quem mora na zona rural, lugar de muitos desafios, tendo como grande adversário do trabalhador rural a estiagem.
Texto e foto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA. 

Homem não resiste e morre em frente à UPA em Capim Grosso

Um homem de identidade não revelada morreu em frente à UPA 24 horas da cidade de Capim Grosso, no início da manhã deste sábado, dia 23 de março.

Segundos as primeiras informações, o mesmo estava a indo a pé para a Unidade de Pronto Atendimento, mas, infelizmente, foi a óbito quando estava em frente da mesma. 

Ainda de acordo as informações a vítima tinha problemas respiratórios e residia próximo UPA.

O Blog do Ril de Beto, entrou em contato com a UPA 24 horas, ao qual confirmou o óbito, porém a informaram que não tem autorização para passar informações via contato telefônico.

Blog do Ril de Beto
Foto: Redes Sociais

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea da Roça participa de paralisação em Jacobina contra a Reforma da Previdência e em defesa da aposentadoria

Na ultima sexta-feira (22), Otávio Pereira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea da Roça e membros da Entidade participaram da paralisação em Jacobina se mobilizando junto a todo o País que foram  as ruas para dizer não a reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PSL) e em defesa da aposentadoria. 

O Dia Nacional de Luta foi convocado pelas centrais sindicais e movimentos sociais. A Fenae convoca os empregados da Caixa a participarem das mobilizações que ocorreram  nos 26 estados e no Distrito Federal.

 “É fundamental lutarmos contra todos os ataques aos direitos dos trabalhadores, para que sejam preservadas a solidez da Previdência social e as garantias previstas na Constituição”, destaca o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.  Ele lembra que a proposta defendida pelo governo acaba com a proteção social a milhões de trabalhadores no Brasil e tem como objetivo favorecer o capital financeiro e o rico mercado de previdência privada.

Desmonte da Previdência

Se aprovada no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 06/2019) vai dificultar concessão da aposentadoria. Milhares de trabalhadores não conseguirão se aposentar e muitos se aposentarão com benefícios de menos de um salário mínimo. E os que já estão aposentados terão o valor dos benefícios achatados. 

A proposta impõe a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) se aposentarem, aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos para receber benefício parcial e acaba com a vinculação entre os benefícios previdenciários e o salário mínimo. Isso significa que os reajustes dos aposentados serão menores do que os reajustes dos salários mínimos. E mais: a reforma de Bolsonaro prevê que a idade mínima aumentará a cada quatro anos a partir de 2024. Ou seja, a regra para que um trabalhador possa se aposentar no futuro poderá ficar ainda pior.

Dia de Luta

Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), foram agendados atos, panfletagens e outras ações nos 26 estados e no Distrito Federal. Das 78 cidades que organizaram atividades para o dia de luta em defesa da aposentadoria, 26 são capitais e 51 são cidades das regiões metropolitanas ou no interior dos estados.

 A mobilização desta sexta, conforme as centrais, é um esquenta para a greve geral que a classe trabalhadora vai fazer caso o governo Bolsonaro insista em aprovar a reforma da Previdência.







Prefeitura implanta semáforos no cruzamento entre as avenidas ACM e Luís Eduardo

A Prefeitura Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) vêm investindo em semáforos, colocando à partir desta sexta-feira, 22, um conjunto de equipamentos para orientar o condutor e o pedestre no cruzamento entre as avenidas ACM e Luís Eduardo Magalhães, controlando a passagem nos sentidos centro, fórum, Salvador e Prefeitura.
Este cruzamento está com o fluxo de veículos cada vez mais intenso e, por conta disso, fez-se necessária a implantação de semáforos para que o cidadão possa atravessar de modo seguro também.
  FR Notícias com informações ASCOM PMCG

Chove cerca de 80 mm em Capela do Alto Alegre

Imagem
Gênesis Rodrigues
Na noite da ultima sexta-feira 22 de março chove bem em nossa região, segundo informações em Capela do Alto Alegre choveu 80 mm, o que é suficiente para alegrar o homem do campo e da cidade.

Depois de ter passado por um período de estiagem  chove  bem inclusive em Capela do Alto Alegre que  vinha sendo castigada pela seca. Temos registo  também que no Povoado de Capelinha  segundo informações choveu 100 mm já no município de  Várzea da Roça choveu cerca de 28 mm com variação tem localidade que chegou a 68 mm, Já na cidade de  Macajuba 160 mm, Em Serrolândia(sede) 30 mm, em localidade do município Faz.Algodão 28mm, Faz. Esperança 40 mm, Faz. Redonda 25mm.    

Estado em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu nesta sexta-feira (22), um alerta sobre a previsão de fortes chuvas que podem atingir o estado da Bahia durante esse final de semana. Segundo o instituto, em algumas regiões, o volume estimado das chuvas está entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de fortes ventos de 60-100 Km/h).
 Imagens na região de Campo Alegre 
Imagens Facebook  de Anoadia


Aguarem mais informações 
Da redação Foguinho Eventos

Polícia Militar prende acusado por trafico de droga em Capim Grosso

Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, policiais militares da guarnição da PM em Capim Grosso prenderam um homem que estava comercializando drogas na Praça Otaviano Ferreira.

De acordo com a Polícia Militar, ao realizar rondas de rotina no local, os PMs perceberam dois homens em atitude suspeita. 

Quando se aproximaram, um dos homens tentou esconder uma porção de substância similar a maconha dentro de uma lotação. Com o homem foram apreendidos R$183,00 e uma quantidade de erva similar a maconha.

Todo material apreendido e o homem foram apresentados à delegacia de Polícia Civil em Capim Grosso para que as providências legais pudessem ser tomadas.

91ªCIPM: Segurança, Justiça e Cidadania.

Fonte: Ascom 91ªCIPM

Forte chuva provoca alagamentos em Ipirá


Uma forte chuva atingiu a cidade de Ipirá no inicio da noite desta sexta-feira (22). Acompanhada de raios e trovões, a chuva teve inicio por volta da 18h30 e durou cerca de uma hora e meia.

Ainda não há maiores informações sobre o volume da chuva. No entanto, de acordo com imagens enviadas à redação do Ipirá Notícias, a chuva foi forte o suficiente para provocar alagamentos no Centro de Abastecimento e também no final da Rua Riachuelo, centro da cidade.

Estado em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu nesta sexta-feira (22), um alerta sobre a previsão de fortes chuvas que podem atingir o estado da Bahia durante esse final de semana. Segundo o instituto, em algumas regiões, o volume estimado das chuvas está entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de fortes ventos de 60-100 Km/h).

Fonte Ipirá Notícias

Visita Online