Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

17 de abr de 2014

Baixa Grande: Conselho Municipal de Cultura é formado por entidades paralisadas enquanto as representativas em plena atividade são desprezadas

Foi publicado na ultima segunda-feira, 14 de abril de 2014, o decreto nomeando os membros para composição do recém-criado Conselho Municipal de Cultura (CMC). Conselho este que tem como função, propor, orientar e promover, entre outras ações, fortalecendo a cultura municipal.
Seus membros são formados por três representações do Executivo, um do Legislativo e quatro da sociedade civil, todos com suplentes. 
Pelos nomes aprovados, é observável, que não querem renovar a cultura e sim acabar o pouco que ainda resta. 
Entidades representativas foram excluídas e membros de supostos grupos que não funcionam a mais de anos, foram escolhidos nas caladas das noites.

Esses conselheiros ficarão a frente do CMC pelo período de quatro anos. A inconsistência é detectada logo nos primeiros nomes designados pelo executivo, onde dos seis (três titulares e três suplentes), somente um ocupa cargo efetivo, os demais ocupam cargo de confiança ou passou em processo seletivo com duração de um ano. 

Como é possível a indicação de pessoas com função de um ano de duração, para representar um conselho com duração de quatro anos?

Pela Sociedade Civil, foi indicado nomes de pessoas do Ponto de Cultura, um projeto que ganhou um edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), com conclusão este ano, o que mostra a não continuidade da participação no grupo indicado.

A segunda indicação é representada pelo Grupo de Sambadores, porém é viável salientar, que nenhum grupo organizado destes, é conhecido neste município.

Na terceira nomeação, ficou o Grupo Teatral denominado de D’ Caras, criado em 2008 e que desde 2012, não se apresentam e nem ensaiam. Atualmente sem função cultural, o grupo é liderado pelo agente Comunitária de Saúde, Florivaldo Campos.

A quarta indicada é a Quadrilha Junina Vai Vai, Sai da Frente, também comandada por Florivaldo Campos. Apesar de fazer um excelente trabalho, sua contribuição cultural se resume apenas no período junino, nos demais meses não cooperam em nada na cultura do município.

Das quatros indicações, a única que possui registro é o Ponto de Cultura, vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, as demais não possuem registro de organização como CNPJ ou de pessoas associadas.

CORTE:

Entidades com grande representação cultural não foram chamadas para reuniões e nem indicada para ter representação.
Um forte exemplo disto, é a Associação Beneficente e Cultural Comunitária de Baixa Grande, fundada nos anos 90, que por ironia do destino teve como primeiro Presidente, o atual prefeito Pedro Lima Neto. 
A associação mantenedora da Rádio Comunitária Baixa Grande FM, expressou verbalmente o desejo de participar do CMC (Conselho Municipal de Cultura). 
Bastante pertinente na cultura do município, a emissora funciona todos os dias, das 05h30min até às 22:00hrs, já realizou 3 FESTIVAIS DE MÚSICA, UM SARAU, DUAS VOLTAS CICLÍSTICAS. ESTE ANO REALIZARÁ O 1º DESFILE QUE ELEGERÁ A MISS E MISTER BAXAGRANDENSE, A 4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL E A 3ª DA VOLTA CICLÍSTICA.
É conclusivo que a não indicação da entidade para composição do conselho, se deu pelo fato da emissora trabalhar de forma sensata, atendendo à comunidade de maneira igualitária, sem distinção de cor, raça, sexo, religião e situação política. Desta forma exemplar, deveriam agir todas as entidades sem fins lucrativos.

Outra entidade excluída foi ASSEB (Associação dos Estudantes Baixagrandeses) e o Grupo Assistencial Maria Dolores, ambas com mais de 20 anos de serviços da comunidade e com grande relevância na questão cultural; ACOESP (Associação Comunitária Esportiva Pecuária), entre outros.


Veja abaixo as entidades e nomes indicado:

Representantes do Poder Executivo Municipal:

Representantes da Secretaria de Educação
JOSÉ FRANCISCO SILVA ARAUJO Titular
KELLIANY DA ROCHA ALVES PAMPONET. Suplente

Representantes da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente
ROQUE OLIVEIRA DO NASCIMENTO Titular
MARCIO ESTRELA DA SILVA Suplente

Representantes da Secretaria de Assistência Social
CLEDEMÁRIO EVANGELISTA BASTO Titular
ALANA LÉCIA SANTOS SILVA Suplente

Representante do Poder Legislativo:
JOANITA SOUSA RIOS DE SENA Titular
JUDELSON SILVA QUEIROZ Suplente

Representantes da Sociedade Civil:
Representantes do Ponto de Cultura Baixa Grande
HELENA RITA RIOS QUEIROZ Titular
JOSÉ ANTONIO MACHADO OLIVEIRA Suplente

Representantes Do Grupo de Sambadores :
JAIRO SOUSA RIOS Titular
SERGIO REIS PASSOS RIOS Suplente

Representantes do Grupo Teatral D’CARAS:
FLORIVALDO PESSOA CAMPOS Titular
PERIMADSON DA MOTA SANTOS Suplente

Representantes da Quadrilha Junina Vai Vai:
RUBENICIO SANTOS BASTOS Titular
DANILO MESSIAS SANTANA Suplente

VEJA DOCUMENTOS:

Lei que cria o CMC - Visualizar
Decreto de nomeação de conselheiro - Visualizar

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Três pessoas em um veículo Strada vermelho tentaram sequestrar criança na Av Caminho das Árvores em Jacobina

Denise Oliveira, chora com os filhos
Início da tarde desta quinta, 17, e aqui na Av Caminho das Árvores, altura do número 555, moradores nos relata que 3 pessoas, sendo um homem e duas mulheres em um veículo Strada vermelho tentaram sequestrar uma criança de apenas 5 anos.

Kesia que é prima do pequeno Ícaro diz que as pessoas pararam e disseram para o menino entrar no carro que a sua mãe estava esperando. Kesia que estava na pracinha defronte de casa na companhia das amigas: Maria Eduarda e Francielle falou em voz alta que eles não iria levar a criança. O motorista do veículo então deu ré na contramão e desceram pela Rua Francisco Rocha Pires.

Deise que é a tia do Ícaro está apavorada com o fato e alerta a todos que tomem cuidado com seus filhos.

Denise Oliveira a mãe do pequeno Ícaro estava no trabalho. A mãe está apavorada e chora bastante abraçada aos filhos.

A Polícia Militar foi acionada e informou que iria realizar uma ronda na cidade.
Fonte: Augusto Urgente!

1 Passeata de Cavalos em Poço do Quilombo


Bahia: Acaba a greve da PM

Depois de várias rodadas de negociação,  com a participação de representantes do governo do Estado e entidades de classe da PM no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, no Centro da capital baiana, entre o Comandante Geral Cel Castro, vereador Prisco - um dos líderes do movimento e o arcebispo primaz do Brasil Dom Murilo Krieger, eles foram para o Wet'n Wild, onde os policiais estão aquartelados, e vão anunciar o fim da greve. 

Notícia Livre

Católicos visitam a capela do Monte Santa Cruz nesta Quinta-Feira Santa, em Mairi

Nesta Quinta-Feira Santa, 17 de abril de 2014, muitas pessoas estão visitando a Capela do Monte Santa Cruz para fazer suas orações e penitências. Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município. Algumas pessoas vão de carro, outras vão de motos ou de pé.
A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas.
Em frente a Capela do Monte, existe a Toca da Onça. Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa.
A Quinta-feira Santa é o dia que marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos. Às 19h30min, na Igreja Matriz, acontecerá a Missa da Ceia do Senhor, logo após Adoração ao Santíssimo.
No pé do monte, os barraqueiros e vendedores ambulantes vendem refrigerantes, água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, brinquedos, velas, santinhos, doces, salgados entre outros.
O prefeito Raimundo Dentista, a Secretária de Saúde Ana Célia, o vice-prefeito Aliomar Muritiba e algumas pessoas que fazem parte da equipe da Gestão Municipal marcaram presença.
Nesta Sexta-Seira Santa, dia 18, acontecerá a Via Sacra ao Monte, saindo às 5h da manhã da Praça J.J. Seabra, seguindo em caminhada até ao monte. Às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão na Igreja Matriz. Logo após, será realizada a Procissão pelas ruas da cidade.

Da redação do Blog Agmar Rios

Tabela do Campeonato Brasileiro Serie A 2018.

Visita Online