Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

21 de nov de 2015

Mulher que causou incêndio em Jacobina é identificada; "chorou muito", diz secretário

A Secretaria do Meio Ambiente de Jacobina, no centro-norte do Estado, identificou a moradora responsável por iniciar o incêndio que atingiu as serras da cidade na última quarta-feira (18). A mulher, que não teve o nome divulgado, se apresentou na manhã desta sexta-feira (20) na secretaria e contou que colocou fogo em lixo e as chamas se alastraram acidentalmente.
Uma aeronave será enviada à cidade para ajudar no combate ao incêndio nas áreas de difícil acesso.
"Ela esteve lá hoje pela manhã, disse que estava arrependida e chorou muito e disse que não tinha a intenção", contou o secretário de Meio Ambiente Ivan Aquino. Segundo ele, a mulher mora Travessa São Sebastião, no bairro Bananeira, e resolveu atear fogo no entulho para matar um escorpião e se livrar do lixo.
"O quintal dela fica perto da área de vegetação e o vento acabou espalhando as chamas nas folhas secas. Ficamos sabendo uma hora depois e quando chegamos lá já era tarde demais. O fogo se alastrou muito rápido e não tinha mais o que fazer", lamentou Aquino.
Ainda de acordo com o secretário, os moradores da cidade tem o hábito de queimar lixo e, por conta dessa prática, uma equipe passou pelos bairros, incluindo a Bananeira, há 15 dias fazendo uma campanha de conscientização contra incêndios em lixo.
"Falamos para não atear fogo em lixo e ter cuidado, pois nessa época é muito fácil de propagar. Mas infelizmente ela achou que era só um 'foguinho' e que não causaria um incêndio nessas proporções", disse.
A Secretaria de Meio Ambiente vai encaminhar o caso para Ministério Público Estadual. "Ela causou um crime ambiental involuntariamente, mas o nosso foco agora é apagar esse incêndio. Depois disso, vou fazer um relatório de toda essa situação e mandar para o MP", completou o secretário de Jacobina.
Incêndio
As chamas ainda persistem pelas nas serras de Jacobina. O fogo começou na quarta-feira (18) no bairro da Bananeira, atingiu o trecho que passa pelo bairro Leader, mas foi controlado por equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários, Brigadistas Voluntários, homens do Exército e o pessoal da Secretaria do Meio Ambiente e Coordenação de Defesa Civil. A Brigada de Incêndios da Yamana - empresa que explora minérios na cidade - também participa do combate fornecendo material para o trabalho.
Na manhã desta quinta-feira (19) uma ventania reacendeu as chamas na região da Bananeira e espalhou o fogo pela vegetação até as proximidades da Serra da Macaqueira. Segundo a prefeitura, a expectativa é de que a chuva ajude no combate.
"Choveu em Senhor do Bonfim e na região aqui perto. Mas já entramos em contato com o Inema e amanhã eles enviarão uma aeronave para apagar fogo na área de difícil acesso aqui e em Pindobaçu", confirmou Ivan Aquino.
Fonte: Correio da Bahia/Foto: Bahia Acontece 

Ensaio de Brankinho o Pancadão da Bahia em Jacobina

Rádio Comunitária Baixa Grande FM realizará o II Desfile de Moda Desfile Miss & Mister

Há 5 anos a Rádio Comunitária Baixa Grande FM vem promovendo eventos que difundem a cultura e desenvolvimento social do município. 

Até a presente data já foram realizadas quatro edições do Festival de Música, dois saraus, três voltas ciclísticas.

Em 2014, foi realizado o 1º Desfile de Miss Baixagrandensse. Devido ao grande sucesso, mais uma vez a Baixa Grande FM realizará o desfile, que elegerá a Miss Baixagrandensse 2016. 
Feito em pareceria com as lojas de confecções da cidade, este evento beneficente será realizado no dia 18 de dezembro de 2015. 
A entrada é um brinquedo, que será doado para as crianças de um bairro carente do município, ainda a ser escolhido pela equipe organizadora. Na edição anterior, os presentes foram distribuídos para as crianças no Loteamento Novo Horizonte.

Os candidatos para Miss & Mister baixa-grandenses 2016 será apresentado pelas lojas de moda em Baixa Grande, eles devem serem residente em Baixa Grande.
Fonte: Portal Bacia do Jacuípe

Incêndio perto de Mundo Novo-BA

Na noite desta sexta-feira, 20 de novembro de 2015, por volta das 19 horas, aconteceu mais incêndio ao lado da BA-052, conhecida como Estrada do Feijão.
O fogo estava queimando a pastagem de uma fazenda, na saída de Mundo Novo, sentido Porto Feliz. A propriedade fica há 2 km da Vila ACM, conhecida como Prodecor.
O vídeo foi gravado por Robson Monteiro de Umbuzeiro, quando estava retornando de uma festa com o seu parceiro Silvaney. 
Fonte: Agmar Rios


Visita Online