Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de fev de 2018

Encontro de Paredão e Som de Mala em Várzea da Roça


2ª Cavalgada da Amizade em Vila Nova dos Irrigantes em Várzea da Roça é realizada com sucesso

No ultimo domingo 4 de fevereiro de 2018, foi realizada a 2ª Cavalgada da Amizade em Vila Nova dos Irrigantes, o evento em sua primeira Edição foi show, e a segundo superou a primeira e o que  mais chamou atenção foi a organização e as inovações com: troféu para os participantes das modalidades além de brindes em forma de chaveiros para os participantes.

Os organizadores se empenharam em cada detalhe pensando em você amante da cavalgada, que são os Cavaleiros, Amazonas, Madrinha Rainha e Princesa e publico que  vai prestigiar o evento.
O desfile de Cavaleiros e Amazonas saiu do posto Varzeano com destino ao local da festa no Povoado de Vila Nova dos Irrigantes, aonde aconteceram os concursos de: Mirin, Juvenil, Amazona, Macha Trote, Macha Muar, Macha Largo, Macha Batida e Macha Picada.

Vale ressaltar que: durante o trajeto de 5 km só foi usado a pista em um curto trecho do posto varzeano até Davi, dai então a comissão organizadora orientou a todos a utilizarem a estrada boiadeira as margens da BA-130 para evitar qualquer transtorno, deixando a BA livre sem animais durante o desfile. Durante o percurso o desfile foi puxado ao som de Gil Paredão com os aboiadores Arnaldo e Aelson. Ao chegar ao local do evento foi escolhido o grupo mais caracterizado que também ganhou prêmio; em  1º lugar  ficou o Grupo Cavaleiros do Bem em 2º o Grupo Tô Chegando vale lembrar  que foi diferença pouca  questão de alguns critérios deu o 1º lugar ao Cavaleiros do Bem.
Após as modalidades no final do evento foi feito o sorteio  de um Carneiro para os Cavaleiros e Amazonas com as inscrição pagas nos concurso,  o sortudo foi o Sr. Antônio de Silvano.
Além de uma boa premiação a equipe organizadora confeccionou lindos troféus para o evento além de brindes para participantes das competições, enquanto acontecia as disputas na pista muito bem organizada em outra área reservada para o publico próximo ao bar o publico também se divertiram com som automotivo (som de porta-malas ) Obs: fora  da área aonde acontecia as competições, pois foram dividido  com placas sinalizando onde era só cavalo, estacionamento  e a área para o povão.  Locução Marcelo Augusto, Julgador Flavio de São Domingos, Cobertura Foguinho Eventos.
 O evento contou com o Wi-fi liberado da Mr. ynet.
Realização João de Barnabé e Lelê do Berrante que  aproveita e agradece a todos os que direto ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento e ao publico presente.
DVD da Cavalgada Assista





Integração e entusiasmo marcam o Seminário “Perspectivas e Políticas Públicas para a Cadeia Produtiva do Licuri” em Várzea da Roça

Dia 30 de janeiro de 2017 aconteceu em Várzea da Roça o Seminário “Perspectivas e Políticas Públicas para a Cadeia Produtiva do Licuri”. Realizado pela Associação Licuri daquele município para comemorar o Dia do Licuri reuniu representantes de organizações sociais, entes governamentais, entidades de ATER e estudiosos das temáticas relacionadas ao licurizeiro.
A professora Doutora, Djane Santiago do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e coordenadora geral do Projeto Tecnologias Sociais para a Cadeia Produtiva do Licuri no semiárido baiano apresentou resultados das pesquisas de sua equipe. Os agricultores presentes puderam tirar dúvidas e trocar experiências a cerca da produção do licuri.
Foi destaque a participação da jovem Lívia Rios Araújo, Técnica Agrícola formada na EFA de Jaboticaba município de Quixabeira ao apresentar seus estudos com a temática "Estratégias para o extrativismo sustentável e comunitário do licuri". Lívia deu enfoque a função das mulheres na cadeia produtiva do licuri. “A quebra do licuri era uma tarefa diária das mulheres para sustentaram suas famílias”.
Na oportunidade também esteve presente o Sr. Isael Pina, técnico da CAR no território Bacia do Jacuípe para apresentar os investimentos do governo da Bahia para a Cadeia Produtiva do Licuri, através do Edital 08/2017 promovido pela CAR. A Associação Licuri é uma das entidades contempladas.
A presidenta da Associação, Sra. Janete Xavier destacou a importância do projeto para a inclusão do licuri nos mercados interno e externo. “Trata-se de um sonho antigo da Associação. Estamos muito felizes por receber este convênio que, com certeza, trará muitos benefícios para os produtores de Ouricuri de toda a região” afirmou a presidenta da associação ao receber a cópia do convênio 457/2017 das mãos do representante da CAR.

O seminário marcou a comemoração do Dia do Licuri no município de Várzea da Roça instituído legalmente pela Lei Municipal 465/2017 de autoria da vereadora Joilma Rios. 

Além de legalizar o costume da Associação de celebrar o dia do Licuri no dia 30 de janeiro, a legislação prevê a proibição da derrubada do licurizeiro no território varzeano. Para Joilma Rios “a aprovação da lei trata-se de um passo para a preservação dos licurizais e foi importante momento de sensibilização da comunidade a respeito da importância social, cultural e econômica do licuri para Várzea da Roça”.
Fonte: VR 14

Após ser preso em Mairi, homem é baleado por policial ao tentar fugir da delegacia de Jacobina durante o registro da ocorrência

Após ser preso em Mairi por tentativa de homicídio, um homem identificado como Erisvaldo da Silva Santos, conhecido como Bob Du, foi conduzido a delegacia de Jacobina por policiais militares para o registro da ocorrência na manhã deste sábado, 03 de fevereiro de 2018. 

No entanto, quando estava para ser ouvido pelo escrivão de plantão, como não estava algemado, Erisvaldo se apossou de uma faca que estava em cima da mesa da sala, que havia sido apreendida em uma outra situação e, imponto ameaças ao escrivão, conseguiu sair da delegacia. 

No entanto um Policial Civil o perseguiu e o baleou nas imediações do fundo da delegacia, já em uma das ruas do bairro Mutirão, frustrando a fuga do elemento. 

Baleado nas costas, Erisvaldo foi levado ao hospital do município e como o tiro não provocou nenhuma lesão grave, após atendimento médico ele foi liberado, sendo reconduzido a delegacia pela ambulância do SAMU, com escolta de uma viatura da Guarda Municipal.

Fonte: Blog Bahia Acontece.

Mulher é assassinada pelo ex-companheiro na cidade de Serrolândia

Por volta das 3h da madrugada deste domingo, 04 de fevereiro de 2018, uma mulher identificada como Nearia Gomes Aniceto, de 35 anos, conhecida como Neia, foi assassinada com golpes de arma branca, tipo faca, na cidade de Serrolândia, sendo como acusado o seu ex-companheiro Adenilson Rosa de Oliveira, de aproximadamente 50 anos, conhecido como Ninho do Jogo do Bicho.

Segundo informações, inconformado com o fim do relacionamento, Ninho aguardou Neia chegar de uma festa no povoado do Salaminho e após espanca-la na rua, desferiu um golpe de faca nas costas da vítima, que foi socorrida com vida para o Hospital Jonas Ferreira Franco, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Ainda de acordo com informações, Neia que é natural de Itapuã de Várzea do Poço, foi assassinada na presença do seu filho de 10 anos, dentro de sua casa, na estrada de acesso ao Tanquinho, próximo a faculdade de Serrolândia.

A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal fizeram buscas ao acusado, que foi visto evadindo-se pelo mato. O corpo de Neia foi recolhido para o Instituto Médico Legal de Jacobina. 

Fonte: Augusto Urgente

Visita Online