PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

6 de dez. de 2018

Carro de Deia Joias é roubado em Capim Grosso

De acordo com o vereador e presidente da Câmara de Capim Grosso, Bruno da Dengue, foi roubado na noite desta quinta-feira, 06 de dezembro, nas imediações do Ginásio de Esportes Dr. Otto Alencar, um Siena 1.4 ano 2010/2011, de placa NTU 8130, licença de Capim Grosso, cor bege, Chassi final 85002, veículo que estava na condução de Deia Joias, esposa de Brunaldo.
Ainda sobre a ocorrência, o vereador relatou que dois homens simulando estar bêbados levaram a condutora a diminuir a velocidade do carro, quando a mesma foi surpreendida com o anúncio que se tratava de um roubo. Deia desceu do carro e saiu correndo e os elementos entraram no veículo tomando rumo ignorado.
A Polícia Militar já foi acionada, bem como a PRF – Polícia Rodoviária Federal.
Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA. 

Consórcio Jacuípe discute estratégias para o fortalecimento dos municípios consorciados durante reunião da FECBAHIA

Representantes do Consórcio Jacuípe participaram nesta quarta-feira (05) de uma reunião promovida pela Federação dos Consórcios Públicos – FECBAHIA para tratar de ações de fortalecimento dos Consórcios, além de estratégias para adesão de novos projetos. Durante a reunião foi debatido soluções a serem sugeridas para o Governo em relação aos resíduos sólidos urbanos, uma parceria com a AGERSA para realização dos planos de saneamento básico via Consórcios Públicos, dentre outros.
Presente na reunião, o Presidente do Consórcio Jacuípe, o Prefeito Dr. Nei, externou a importância do Órgão para a execução das ações dos Consórcios. ‘’ A FECBAHIA hoje é uma grande aliada na construção, execução e adesão de novos projetos. É por meio deste Órgão que discutimos e levamos demandas ao Governo do Estado, é um dos nossos porta-voz dos Consórcios. Hoje voltamos com a esperança de termos em 2019 mais um projeto em nossa lista, e talvez um dos mais esperados, que é a implantação por meio dos consórcios públicos do Plano Municipal de Saneamento Básico, disse o Presidente.
Estiveram presentes na reunião, o Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe Erivan Santos, o presidente da FECBAHIA, Dival Medeiros, o Deputado Estadual Osni Cardoso, o Deputado Estadual Zé Cocá, a Diretora de Estudos Avançados de Meio Ambiente (DEAMA), Kitty Tavares, além de representantes dos Consórcios da Federação.


Fonte: Ascom Consórcio Jacuípe

91ª CIPM FORMA 165 ALUNOS DO PROERD EM CAPIM GROSSO

Na tarde desta quarta-feira, 05 de dezembro, 165 alunos do 5º ano do ensino fundamental receberam o seu certificado de conclusão das dez lições do PROERD, em Capim Grosso.

Ministrado pela soldada Débora nesta cidade o programa tem como principal objetivo o combate às drogas e à violência, por meio de parcerias com escolas locais.

Neste semestre foram contempladas cinco escolas que são a Escola Municipal Francisco Machado dos Santos, Escola Municipal Osvaldo Vilas Boas, Escola Municipal Vicente Moreira Mendes, Escola Municipal Cândida Rosa Vilas Boas e Escola Municipal Zulmira Rios de Queiroz.

A solenidade foi presidida pelo Maj PM Diógenes Medeiros, Comandante da 91ª CIPM, acompanhado do Cap PM Walter, Subcomandante e abrilhantada pela presença dos familiares dos formandos e autoridades civis, como a Prefeita Municipal Dra. Lydia Fontoura, do Secretário de Educação Ed Carlos Neto, Vereadores e comerciantes locais.

Ao fim das lições, os alunos escreveram redações com a temática "Resistindo às drogas e a violência." e, uma redação de cada escola foi escolhida como destaque e seus autores premiados com uma bicicleta doada por parceiros e patrocinadores do Programa. 

Para o segundo semestre do ano de 2019, existe a previsão da formação de novas turmas no município.

A próxima formatura PROERD da 91ª CIPM, está prevista para a tarde do dia 06 de dezembro, na cidade de Mairi. 


91ªCIPM:SEGURANÇA, JUSTIÇA E CIDADANIA".

Fonte:ASCOM 91ª CIPM




Estudantes de São José do Jacuípe decoram praça pública com materiais recicláveis

por ASCOM
Fotos: divulgação
Os estudantes do curso técnico de Administração do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, no município de São José do Jacuípe (a 280 km de Salvador), entraram no clima natalino, promovendo uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e protagonizando uma ação voltada à cultura do reaproveitamento e da reciclagem.
A partir de materiais recicláveis, entre os quais garrafa pet, copos descartáveis e papelão, eles produziram árvores de Natal, guirlandas, presépio, velas, flores, sinos e anjos, que foram montados na Praça Aristides Almeida, no centro da cidade. Por meio de um mutirão, que contou com a contribuição da comunidade local na doação de objetos, o local público ganhou um cenário típico da época.

Para os alunos, o projeto foi importante para a conscientização ambiental e a integração com os colegas e a comunidade do entorno. “Foi um momento muito interessante para todos nós porque aprendemos sobre a importância de reaproveitar e reciclar os objetos, preservando a natureza do lixo descartado inadequadamente. Além disso, achei muito bacana produzirmos enfeites natalinos para ornamentar uma praça pública. Eu fiz uma árvore de natal de papelão e ornamentei um prato descartável, usando gliter prateado e barbante”, conta a estudante Auricélia Vilaronga.

A professora de Gestão e Impactos Socioambientais, Edna Oliveira Lopes, conta que a ideia de ornamentar o espaço público da cidade surgiu de uma reflexão social em sala de aula sobre questões ambientais. “A sugestão foi aproveitar materiais descartáveis, como pratos e copos de plástico, jornal, papel de balas e mídias de CD, de uma forma criativa, contando com a mobilização da comunidade local, que contribuiu com a doação dos objetos. Até bolinhas de frasco de desodorante roll-on foram pintadas e usadas como bola.



Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre chega ao fim

No ano de 2011, um grupo de amigos tiveram a iniciativa de criar o Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre, entendendo a necessidade de proporcionar um espaço de laser entre as comunidades. Naquela oportunidade elaboraram um projeto, que tinha como principal objetivo “Potencializar o esporte, neste caso o futebol, proporcionando um espaço alternativo onde os atletas possam participar e se desenvolver, fortalecendo a sua identidade esportiva, assim como também uma forma de integração entre as comunidades”. Ao longo dos anos o Campeonato foi crescendo, ganhando fama, ocupando espaços na mídia regional e Baiana, com matérias em diversos sites e até TVE, cresceu muito, chegou onde nunca imaginamos chegar, no entanto com esse crescimento positivo, acabou criando se um clima de rivalidade entre alguns dos dirigentes das equipes, saindo do seu verdadeiro sentido e objetivo acima citado. Talvez em virtude de sua fama e visibilidade a competição tornou-se algo de obsessão para alguns, que a todo custo querem o título, praticando atos antidesportistas se necessário for.
Apesar do nosso objetivo não ser esse, o Campeonato tornou-se uma forma de ganhar dinheiro para alguns atletas, que desta vez resolveram criar uma espécie de leilão, onde o dirigente que pagar mais fica com o passe do atleta. Porém essa não é a principal preocupação da Coordenação com referência a continuidade do Campeonato, o principal fator que tem nos deixado preocupados e chateados tem sido esse desentendimento entre alguns dirigentes, nossa reflexão hoje é a seguinte: “será que estamos proporcionando futebol ou um espaço de desavença e desentendimento entre as pessoas”?
Por fim, chegamos a um momento preocupante na competição, onde perdeu-se o foco, perdeu a essência, perdeu o verdadeiro sentido.
Diante dos fatos expostos, a Coordenação se reuniu e por unanimidade decidiram NÃO REALIZAR MAIS O CAMPEONATO RURAL DE CAPELA DO ALTO ALEGRE, o maior evento esportivo da região. Entendemos que é melhor parar no momento que ainda temos controle e sem nenhum incidente do que termos que parar por incidentes, que venha a manchar a nossa história enquanto Campeonato Rural.
Que dirigentes, atletas reflitam sobre o seu papel no esporte, existe muitas cobranças que não se tem oportunidades, que oportunidade são essas que alguns querem? De praticar o esporte ou se beneficiarem financeiramente? 
Nós temos o poder de mudar o mundo e isso parte de cada um de nós, a escolha do ambiente que queremos somos nós que construímos, portanto vamos refletir sobre nossos atos e ações.
Eclesiastes 3: 1 Diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. 
Muito obrigado a todos que nos ajudaram a construir essa linda história
Coordenação do Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre

Cartaz do Dia dos Evangélicos em Baixa Grande

No próximo dia 14 de dezembro de 2018, será realizado o Aviva Baixa Grande, em sua 8º edição, com o tema “Quero ser um profeta adorador”.

Será realizado pelo Conselho de Pastores, na acontecerá na Praça Manoel Ribeiro Soares, marcando o Dia dos Evangélicos.  

O evento terá participação especial do Ministério Hebrom e cantor Kleber Nascimento. Preleção, Pastor Marcos Rogério.  

Fonte: Portal Bacia do Jacuípe

Salvador e 148 municípios recebem alerta máximo de temporal nesta quinta (6)


Alerta foi feito pelo Inema; veja as 149 cidades que podem ser afetadas.

A chuva, acompanhada de trovoadas e fortes ventos, que cai em Salvador e outras cidades do interior deve ficar mais intensa nesta quinta-feira (6). Por conta da previsão, um alerta foi emitido pela Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) para alguns municípios.

Segundo o Inema, a situação é de Alerta Máximo nas próximas 24 horas para 149 localidades da faixa centroleste, que inclui municípios da Chapada Diamantina, Recôncavo e parte do Sul baiano. Para as demais regiões do Estado, a situação continua sendo de atenção e alerta.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também emitiu alerta de chuvas moderadas e rajadas de vento com risco para deslizamentos de terra. Para informar situações de emergência na capital baiana basta discar 199.





Mulher de 41 anos morre de infarto fulminante em Palmeirinha de Jacobina

Nesta quarta-feira, 05 de dezembro de 2018, Mônica Cristina Dias dos Santos, 41 anos, foi encontrada sem sinais vitais no povoado de Palmeirinha, no município de Jacobina.


Segundo informações, Mônica havia ido tomar banho no quintal de sua residência, sendo encontrada caída. O Samu 192 foi acionado e a suspeita é que a mesma tenha sofrido um infarto fulminante.
O corpo de Mônica, que deixa esposo e dois filhos, será sepultado às 15h desta quinta-feira (6) no Cemitério da Sapucaia. 


Fonte: Augusto Urgente

Visita Online