PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

15 de abr. de 2011

VÁRZEA DO POÇO: PROJETO TRAÇOS E TONS


Várias modalidades de desenho são ensinadas para alunos de diversas idades do município de Várzea do Poço. O Projeto Traços e Tons é mais um projeto da Secretaria Municipal de Cultura e está sendo ministrado pela artista e Coordenadora Municipal de Cultura- Ciomária Alves, tendo apoio da Secretaria Municipal de Educação, professores(as) de Artes e Direção. As oficinas iniciaram no Colégio IESFA- Instituto Educacional São Francisco de Assis, no dia 05 a 09 de abril com as turmas de 5ª a 8ª séries noturno, na disciplina de artes da Professora Raulinda, realizando a primeira etapa.
IESFA, 1ª etapa.
























































Nesta Segunda, 11 de abril iniciamos as oficinas no CECALF – Centro Educacional Coronel Antonio L. Filho no povoado de Nova Esperança, no turno vespertino nas turmas de 5ª a 8ª, pretendendo assim passar para outras escolas do município assim que concluir as etapas seguintes.













2ª Etapa
O projeto visa apresentar o desenho como ponto inicial de diversas possibilidades profissionais e criativas, a fim de familiarizar o aluno com técnicas de ilustração, levando-o a conhecier as artes visuais. O estudante é estimulado a compreender de outra forma o ambiente em que vive, buscando diferentes formas de se expressar e aperfeiçoar o olhar crítico em relação ao próprio trabalho e ao de outros artistas. Busca-se também desenvolver expressões artísticas dando ênfase à imaginação, à espontaneidade , visualização correta de formas, proporções, tons e sentimentos. Os trabalhos finais produzidos são peças de design gráfico ou artísticas tais como painéis expositivos, livros, revistas, caixas ou estampas, de acordo com a atividade proposta em sala. Além de aprenderem algumas técnicas de desenhos os alunos participam de várias dinâmicas como cantigas de roda e muitas brincadeiras, muitas delas recordando a infância e a cultura local.



















O Projeto será dividido em 4 etapas:
• Estímulo à criatividade, criações próprias, textura;
• Cartum (cartune), personagens, animais, trabalho com luz e sombra;
• Desenho de personagens Mangá: expressões faciais;
• Retrato, paisagem, natureza morta, aquarela.

" Pela paixão de educar e o desafio de inovar!"
Ciomária Alves 
Fonte: Blog da Cultura


Gavião - Monitores do PETI levam jovens e crianças para o Telecentro Comunitário


Os monitores do PETI de gavião estão apartir desse ano de 2011, utilizando o Telecentro Comunitário de Gavião para diversas atividades com seus alunos, para aulas de informática, levando o conhecimento da informática e da internet a todos os alunos do Peti. Permitindo que os jovens e crianças tenham acesso gratuito a inclusão digital.Nesta quarta feira (13) a monitora Macia Josiane levou seus alunos para pesquisarem. Além disso gostaria de chamar a atenção da comunidade de Gavião também para a importância de visitarem o Telecentro para o acesso a internet e pesquisarem sempre que precisarem, principalmente as pessoas que fazem Faculdade para utilizar este espaço para os seus estudos. Lembrando que os professores das escolas municipais de Gavião estão utilizando as sessões de cinema da sala CINE GAVIÃO para passar filmes para seus alunos. Levando os mesmos a terem acesso ao conhecimento audiovisual.
Fonte: www.gaviaonoticias.blogspot.com
Por: Armando Nascimento

Dois acidentes no município de Pintadas

Mulher cai de moto e quebra a Clavícula
Uma mulher foi socorrida em estado grave para o Hospital de Feira de Santana-Ba, depois de sofrer um acidente na estrada Ba-414, segundo informações de testemunhas ela tinha ido a uma fazenda dos pais na região da comunidade do Sapé, segundo informações ela é filha de ''Pedro de Bagnelo'', quando tivermos mais informações estaremos de volta.
Carro capota na estrada de Pintadas a Capela do Alto Alegre.
Um carro capotou na estrada de Pintadas a Capela do Alto Alegre, deixando uma pessoa ilesa, um veículo Fiat Novo Uno, conduzido pelo Sr. “Dámazio” tentou ultrapassagem em um outro automóvel,quando perdeu o controle e capotou. O acidente aconteceu por volta da tarde desta quinta-feira, 15, no momento do acidente outro carro vinha por trás do veiculo e não conseguiu parar também chocando-se. O estado do motorista é estável.

Fonte : Adailton de Pintadas

Luís Eduardo Magalhães: Construção do Aeroporto Internacional de LEM

O Ibama mostrou bom senso e aplicação dos critérios técnicos ao atender nossas reivindicações”. Desta forma o prefeito Humberto Santa Cruz recebeu a notícia da retirada do embargo às obras de construção do Aeroporto Internacional de Luís Eduardo Magalhães. Segundo Santa Cruz, a obra é de fundamental importância para a logística de passageiros e cargas da região Oeste da Bahia.
De acordo com o prefeito, serão adotadas todas as medidas necessárias para agilizar o recomeço das obras. A notícia atende a inúmeras reivindicações de produtores rurais, empresários e da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães ao Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais, à Secretaria do Meio Ambiente e ao Governo Federal. O aeroporto estava parado em razão de embargos impostos pelo Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais, por estar com licença ambiental não válida.
O novo aeroporto é resultado direto do investimento Público-Privado, e tem como um dos principais objetivos o transporte de cargas em geral, além de atender à demanda crescente da região de transporte de passageiros.
Com 3.050 metros de extensão, a pista será uma das maiores da Bahia. A primeira etapa, com obras de pavimentação da pista praticamente prontas, tem 2 mil metros de comprimento e 30 metros de largura. A capacidade prevista é de suportar aeronaves com até 160 toneladas de cargas.
Os recursos aplicados até hoje entre empresários e Governo do Estado somam aproximadamente 10 milhões de reais, sem contar o valor do terreno que foi cotizado por empresários e doado ao Derba – Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia. O próximo passo é concluir o asfaltamento da pista de pouso e decolagem, da pista de taxi e do pátio para estacionamento das aeronaves.
Para a ampliação da pista para 3050 metros e construção do terminal de passageiros, estão previstos recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, através do Ministério da Defesa.
( Fonte Assessoria de Comunicação )

UNEB entra em greve no dia 26

 A Universidade do Estado da Bahia vai aderir a causa, assim como Uefs, Uesb e Uesc já fizeram.
A UNEB deve entrar em greve no próximo dia 26. De acordo com o coordenador do Fórum das Associações dos Docentes (Ads), Gean Santana, a “insatisfação com o governo do estado ficou comprovada” em assembléia dos professores realizada ontem, na sede da instituição, no Cabula, quando praticamente ficou acertada a paralisação por tempo indeterminado. Ele lembrou que as outras três universidades públicas estaduais – UEFS, UESB e UESC – já estão em greve. “Até agora, o governo não sinalizou em retirar do termo de negociação dos salários dos professores a cláusula que congela nossos salários até 2015. E não abrimos mão disso”, afirmou Gean Santana. Ele lembrou ainda que o governo Wagner baixou decreto e portaria cortando recursos das universidades. “Tem casos na UESC de bancas de concurso que não foram formadas porque o governo cortou recursos das instituições. O fato é que o atual governo investe menos em educação superior do que os anteriores”, afirmou.
Escrito por João Batista Ferreira

CAPIM GROSSO: MÉDICO CARDIOLOGISTA MORRE EM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO

O acidente aconteceu na cidade de Gavião ontem (14) por volta das 22:00hs.


O médico cardiologista Dr. Wellington Nixon Victor da Silva, 28 anos, natural de Arapiraca-AL., residente na rua Maria Moureira de Souza, 113, Centro em Capim Grosso, faleceu nesta quinta-feira (14), por volta das 22:30hs, vítima de um acidente automobilistico na BR 324 próximo a cidade de  Gavião. O Cross Fox, de placa policial JVN 6987, licença de Capim Grosso-Ba. colidiu frontalmente com uma carreta da empresa Nova Schin de Placa KIX 6619, que seguia para a cidade de Alagoinhas.

Weligton Nixon Silva, 28 anos
Segundo informações do motorista da carreta,Marco Roberto, o acidente ocorreu quando a vítima que vinha de Feira de Santana, tentou desviar de um animal que estava na pista, batendo de frente com a carreta. O Cross Fox foi arremessado em uma ribanceira  ficando enganchado no meio das árvores e a carreta perdeu o controle e desceu em uma pirambeira de aproximadente dez metros de altura, tombando e destruindo parte da carga.    Segundo informações dos funcionários da empresa cerca de 150 caixas de cervejas foram saqueadas além de bateria e acessórios, o aparelho de som do veículo de Welington também sumiu.  
Cross Fox era conduzido por Weligton
Wellington era casado com Mariédla Rodrigues Tenório e tinha dois filhos, o mesmo prestava serviços as prefeituras de: Quixabeira, São José, Capim Grosso, Saúde, Várzea da Roça, Capim Grosso, entre outras. Na manhã de hoje (15), ele iria clinicar no município de São Domingos.


Carreta carregada de vazilhame de cerveja 
O corpo foi removido e enviado para o IML, onde será necropsiado. O corpo de Welington será velado no Memorial PAFAC e em seguida será levado para ser sepultado em Arapiraca – Alagoas.

Fr Noticias

Várzea da Roça: Seleções de Futebol Sub-17 dão oportunidade a jovens ...Assista a melhores momentos 2010 e Que venha 2011.

FICHA LIMPA: PROPOSTA DIFICULTA INELEGIBILIDADE

Uma proposta de lei complementar, em tramitação na Câmara Federal, pode dificultar a inelegibilidade de candidatos pelo Ficha Limpa. O projeto, de autoria do deputado Silvio Costa (PTB-PE), altera a Lei de Inelegibilidades ao estabelecer que governadores, prefeitos ou servidores públicos com contas rejeitadas por improbidade administrativa só se tornarão inelegíveis depois da confirmação da decisão em sentença definitiva de órgão judicial colegiado. Atualmente, a lei não exige a manifestação da Justiça, é preciso apenas que as contas sejam rejeitadas pelo Tribunal de Contas. Essa regra foi incluída na norma, em 2010, pela Lei da Ficha Limpa. Informações do jornal Folha de S. Paulo

FEIRA DE SANTANA: OPERAÇÃO POLICIA PRENDE 20 PESSOAS E APREENDE MAIS DE 100 KG DE MACONHA



Mais de 100 policiais das cidades de Feira de Santana e Alagoinhas participaram da operação de combate ao tráfico de drogas no bairro Queimadinha, em Feira, na madrugada desta sexta-feira (15).
 
De acordo com os policiais, mais de 20 pessoas foram presas e até agora mais de 100 kg de maconha foram apreendidas.
"Com essa megaoperação conseguimos desarticular o tráfico de drogas no bairro Queimadinha”, disse o delegado Fábio Daniel Lordello.

Fonte: Acorda Cidade

CONQUISTA: CONTADORA DO TRÁFICO PRESA


A CAESG DETEVE EM VITÓRIA DA CONQUISTA UMA MENOR DE 16 ANOS, QUE ESTAVA COM UM CARREGAMENTO DE CRACK E OUTRAS DROGAS PARA ENTREGAR A JAMILE NEVES NUNES, CONTADORA DO TRÁFICO EM CONQUISTA. ELA ERA RESPONSÁVEL DE EFETUAR OS DEPÓSITOS NAS CONTAS CORRENTES DOS TRAFICANTE QUE ESTÃO NOS PRESIDIOS DE JEQUIÉ E CONQUISTA. FORAM APREENDIDOS 7 MIL REAIS, O EQUIVALENTE A 700 PEDRAS DE CRACK, DINHEIRO DAS BOCAS SÓ DE UM FINAL

Fonte: Vermelhinho

ADEM/APLB-Sindicato convoca educadores da rede municipal para uma Assembléia da Categoria

 
CONVOCAÇÃO 
Saudações Sindicais,

A Diretoria Executiva da ADEM/APLB-Sindicato convoca os educadores da rede municipal para uma Assembleia da Categoria no dia 16 de abril (sábado) às 09h00 no Auditório da Câmara de Vereadores.
Pauta:
Mobilização Municipal: Campanha Salarial;
Seminário PNE – Plano Nacional de Educação; 
Atenciosamente, 

                         Marcelo Santos Freitas
                               Diretor de Núcleo
                          ADEM–APLB/Sindicato
Fonte: Agmar Rios

Programa Saúde na Escola é Lançado na cidade de Quixabeira

Com a participação de servidores, pais e alunos da rede pública de ensino, a Prefeitura de Quixabeira, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou nesta quinta-feira (14), o lançamento oficial do programa Saúde na Escola. O objetivo desta ação é desenvolver atividades de saúde e educação com atenção integral voltada para crianças, jovens e adolescentes das escolas da rede municipal.
O evento foi realizado no CEEL (Centro Educacional Edvaldo Lopes) e durante todo o dia contou com uma serie de atividades como, realização de exames, vacinação, medição de pressão arterial, palestras sobre saúde bucal, DSTs, gravidez na adolescência, combate a dengue entre outros. Centenas de pessoas marcaram presença entre estes, políticos e secretários municipais,  para a Secretária de Educação Maria Ernestina o programa é uma grande vitoria para o município, “com esse programa será possível promover a saúde dentro da escola, gerando assim maior qualidade de vida para os nossos alunos” a secretária lembrou ainda que as ações do programa inicia-se na sede do município mais em breve também chegará aos povoados. (por Ailton Araujo)

Polícia prende acusado de estuprar enteada

Foi preso na manhã desta quarta-feira(14) e encaminhado para a Delegacia de Santo Estevão, Dionísio Paulino da Silva, acusado de estuprar a enteada, 15 anos. O acusado já tem passagens pelo Presídio Regional em Feira de Santana, onde respondia por crimes de roubo, assalto e tráfico de drogas.

Após denúncia feita na DEPOL de Santo Estevão na manhã de terça-feira (12), a Polícia Civil, com apoio da Militar realizaram uma diligência na localidade onde mora o acusado e o encontraram escondido no meio de um matagal.
De acordo informações da mãe da vítima, o acusado chegou em casa drogado e bêbado. “Assim que ele chegou em casa, agarrou minha filha, deu uma gravata nela, ao mesmo tempo ele me atingiu, eu cair no chão e ele saiu com a menina para o mato”, contou a mãe, acrescentando ainda que, “após sair gritando pelo socorro, minha filha chegou em casa chorando e toda ensangüentada e mostrando tudo que ele fez com ela, além do estupro, ela ainda ficou com várias lesões no corpo, a mão cortada, o rosto”, desabafou.

Procurada para saber mais informações do fato, a delegada Klaudine Passos informou que é uma situação que acontece em segredo de Justiça.

Os Agentes de Proteção á Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão, André Santiago e Astério Máximo, apresentaram na Delegacia de Polícia Civil do município na manhã de ontem, Everaldo Gomes de Souza, acusado de violentar sexualmente uma menor de 6anos.

O fato aconteceu no mês de dezembro, mas a Polícia só conseguiu capturar o acusado na manhã de hoje (13), quando a mãe da vítima informou ao Juizado da Infância que Everaldo já estava na região.

De acordo com informações de populares, o acusado é portador de deficiência mental e que já estava sumido há quatro meses, temendo encontrar com os familiares da menor.
FONTE: POLÍCIA É VIOLA

EX MENDIGO CONSTRÓI CARRO COM SUCATA E QUER LEILOAR VEÍCULO PARA COMPRAR CASA PARA SUA MÃE.


O ex-mendigo Orismar de Souza, 35 anos, que construiu um carro com sucata e usando ferramentas como martelo e talhadeira, pretende leiloar o veículo, apelidado de "camarão móvel", para comprar uma casa para a mãe, a aposentada Maria das Dores de Souza, 54 anos, em São José de Piranhas (PB). A data do leilão ainda não foi escolhida, mas o rapaz espera receber a ajuda de algum leiloeiro oficial para organizar o evento
"Quero leiloar o carro para comprar uma casinha para minha mãe morar. Ela, meu pai [José Soares de Souza, 65 anos] e eu moramos de aluguel e o dono da casa já pediu o imóvel. Então, vamos ter de sair de lá e não temos para onde ir. Queria levar meus pais para um lugar onde eles possam passar a velhice deles com tranquilidade", disse Orismar  Sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele está estudando diariamente para tirar o documento. "Eu trabalho de mototáxi para ajudar em casa, a comprar um quilo de carne, um pouco de pão. Meu pai recebe um salário mínimo de aposentadoria e sobra pouco para remédio e comida".
Ele teme ser parado em alguma blitz de trânsito na cidade e perder a motocicleta que tem cerca de 25 anos, comprada pela mãe. "Ela vendeu um terreninho que tinha por R$ 900 e comprou a moto para me dar de presente. Não quero perder essa moto. Meus pais me ensinaram a não infringir nenhuma lei. Por isso quero tirar o documento logo." Orismar realizou sonho de ter carro construindo umcom as próprias mãos (Foto: Divulgação/WagnerBatista da Silva/Arquivo Pessoal) Orismar conta com a ajuda do amigo Wagner Batista da Silva para realizar o leilão. "A gente não sabe como fazer isso ainda. Esperamos que algum empresário ou leiloeiro, alguém que entenda como fazer isso, para conseguir vender o 'camarão móvel' da melhor forma possível", disse Wagner. "Já recebi proposta de R$ 25 mil para vendê-lo, mas não aceitei. Um terreno na cidade custa isso e não tenho como levantar uma casinha, que custa perto de R$ 50 mil", disse o ex-mendigo.
Construção do carroA paixão automobilística de Orismar surgiu aos 9 anos, quando começou a construir carrinhos com lata de óleo, no sítio onde trabalhavam os pais, então produtores rurais em Cajazeiras (PB). Aos 17 anos, ele viu um rapaz com necessidades especiais dirigindo um carro adaptado e decidiu "construir meu próprio carro". O sonho se tornou realidade em dezembro de 2010, quando ele concluiu o seu atual meio de transporte.
Usando apenas uma talhadeira e um martelo, que foram presentes de um vizinho, Souza disse que começou a cortar as primeiras chapas de aço. "Virei piada. Lembro de quando vi um homem montando um portão em uma casa e perguntei onde ele comprava as chapas de aço. Ele riu da minha cara e disse que eu estava louco quando falei que queria construir um carro."Souza contou ao G1 que chegou a passar fome para guardar dinheiro e conseguir comprar o material para a lataria do 'camarão móvel'. "Deixava de comer para juntar todo o dinheiro necessário. Em quatro meses eu juntei R$ 450 e fui até a cidade comprar as chapas. Ninguém acreditava, todo mundo ria de mim. Fui muito humilhado por isso, mas eu venci e construí meu carro, sozinho, com minhas próprias mãos."Para construir o 'camarão móvel', Souza disse que pediu muitas peças nas oficinas da região e também pegava tudo que era descartado no lixo. "Peguei um motor de motocicleta, de 125 cc, para mover o carro. Antes, a ligação era feita com pedal, igual ao de moto, na parte traseira. Agora, em dezembro, consegui fazer a ignição com chave e também coloquei câmbio com ré." Souza disse que o 'camarão móvel' chega até 80 km/h na rodovia de asfalto. "Na cidade e no barro eu ando devagar, não passo dos 40km/h. Cabe duas pessoas, mas não tenho namorada. Quando ando na rua é aquela festa, porque muita gente me admira e acaba tirando foto."
Fonte:G1.com

Brasil: Máquina pode destruir tumor sem cirurgia

MRgFUS 1 (Foto: Mário Barra / G1)
Aparelho de ultrassom de alta frequência (em azul), ligado a uma esteira para receber pacientes durante ressonâncias magnéticas (Foto: Mário Barra / G1)

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou nesta quinta-feira (14) um serviço de ultrassom - ondas sonoras de alta frequência que o ouvido humano é incapaz de escutar - para destruir células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia e anestesia. O novo equipamento estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do efeito do ultrassom em tumores já ser conhecido, o novo equipamento consegue focar até mil feixes em um único ponto - com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética. Com o calor, as células cancerígenas são queimadas, sem que o aumento de temperatura afete os tecidos saudáveis vizinhos.
Único na América Latina, o aparelho é de tecnologia israelense e custou R$ 1,5 milhão. Segundo Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp, seis mulheres já foram atendidas com sucesso para casos de miomas - tumores benignos, de tecido muscular e fibroso, conhecidos por afetar o útero.


Fonte: G1

Três homens foram executados a tiros em Irecê


Nesta quinta-feira, a Polícia Militar do 7º BPM de Irecê, informou a 14ª COORPIN da existência de três corpos na estrada que liga o bairro Vivendas de Irecê á Fazenda Juazeiro, perímetro urbano. A Polícia Civil e Técnica deslocaram ao local encontrando os três corpos caídos ao solo com vários tiros na cabeça. As vítimas foram identificadas como Francisco Diassis Bezerra de Brito, e os irmãos Manoel Macedo de Mariz e J. M. M. 17 anos. A Delegada Antonia Jane de Araújo que abriu inquérito policial disse que Francisco de Assis era apontado como chefe de um bando especialista em furtos de gado na região que inclusive era processado por prática desse delito. No ano passado no açougue do acusado fora encontrado um abatimento de bovino ilegal, vários couros de gado, reconhecidos pelos donos com sendo produto de furto, inclusive na mesma diligência os policiais encontraram também várias peças de motocicletas enterradas no quintal da casa do citado acusado. Enquanto as outras duas vítimas os irmãos Manoel constatou uma prisão por porte ilegal de arma de fogo e que o menor J. M. M nada consta contra o mesmo.
Uma testemunha informou que os mesmos estavam indo em companhia de FRANCISCO para trabalharem em uma gleba de terra nas proximidades onde ocorreram os crimes, quando homens em uma carro de dados ignorados, determinaram que os mesmos parassem, tendo em ato contínuo feitos as execuções.

Do Blog Esequias Dourado

Visita Online