PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

27 de mai. de 2020

Criança de cinco anos é atingida por tiro no Distrito de Itatiaia


Na noite desta quarta-feira, 27, uma criança de cerca de cinco anos foi atingida por tiros em uma ação criminosa no Distrito de Itatiaia município de São José do Jacuípe, segundo populares os tiros seriam direcionados a uma pessoa que estava uma residência e acabou acertando a criança que morava no local.

Segundo moradores o autor dos disparos fugiu em um carro e teria sido perseguido por uma viatura.   
A criança foi socorrida até a UPA de Capim Grosso, ainda não há informações sobre o real estado de saúde da mesma.
A qualquer momento mais informações!

Redação Fr notíccias

São José do Jacuípe tem 1° caso confirmado do Novo Coronavírus Covid-19.

Por meio desta e com a devida vênia, a Secretaria Municipal de Saúde do Município de São José do Jacuípe – estado da Bahia informa que, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado às 19h00min. de hoje, dia 27 de maio de 2020, a Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus em nosso município.
Ademais damos ciência de que o (a) paciente encontra-se em isolamento domiciliar, sendo acompanhado (a) pela equipe técnica em saúde e seguindo absolutamente todas as precauções necessárias afim de evitar a transmissão comunitária.
A equipe de Vigilância em Saúde desta Secretaria encontra-se a postos para dirimir quaisquer dúvidas e prestar esclarecimentos futuros, que possam ser necessários.

#ficaemcasa 

São José do Jacuípe, Bahia – 27 de Maio de 2020.

GIL RIOS
Secretário Mul. de Saúde
Decreto n.° 193/2017.

Capim Grosso tem mais três novos casos de COVID-19

Na noite desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem informar que, foram notificados e confirmados mais 03 (três) casos POSITIVOS para o Coronavírus-COVID-19.
Os casos não têm relação entre si, sendo uma mulher residente no Bairro Água Nova, um homem residente no Bairro Oliveira e uma mulher residente no Bairro São Luiz. Ressaltando que alguns contatos dessas pessoas, ainda serão investigados e testados.
Todos os pacientes estão estáveis, e respeitando todas as medidas de isolamento social em domicílio.
Esses números são dinâmicos e na medida em que os casos ocorrerem, serão informados à população.

Prefeitura Municipal de Capim Grosso.



Fonte: ASCOM PMCG

Prefeitura de Capela anuncia mais 03 casos suspeitos de coronavírus

A Prefeitura de Capela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou na tarde desta quarta-feira (27) a existência de mais 03 casos suspeitos de coronavírus no município. 

Trata-se de três pacientes do sexo feminino. Uma profissional de saúde, 44 anos, que trabalha em outro município, onde há casos confirmados da doença e teve contato direto com um caso positivo. A outra paciente tem 33 anos, é mais uma profissional de saúde, que após participar de transferência para um Hospital de Salvador apresentou os primeiros após alguns dias. O terceiro caso é uma paciente com 23 anos, e trabalha no comércio local, esta não soube identificar a origem da possível contaminação. Todos os casos estão em isolamento domiciliar e em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda informa que os dois últimos casos positivos estão curados e de alta, o caminhoneiro e a senhora que tinha sido testada via teste rápido. 
#CapelaContraOCoronaVírus #JuntosVenceremos #SePuderFiqueEmCasa

Sem nenhum caso de Covid-19, Gavião decreta Lockdown para manter o povo em casa

Buscando reverter o quadro onde Gavião, município localizado no território do Jacuípe, aparece entre os piores índices de taxa de isolamento social do Estado, a Secretaria de Saúde resolveu realizar uma verdadeira corrida contra o tempo para conscientizar a população a ficar em casa, e caso haja necessidade de sair, usar máscaras, tomou uma série de medidas para melhorar essa realidade através dos três decretos. Na sexta-feira, dia 22, a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal percorreram o centro comercial para informar e tirar dúvidas sobre o Lockdown que teve início na terça-feira,26
Lockdown é um termo em inglês que se refere à imposição de medidas mais rígidas de isolamento social durante a pandemia e este serviço teve início com a abertura da Barreira Sanitária composta por duas técnicas de Enfermagem e dois Guardas às 07h. Uma viatura da Guarda e da Policia Militar, além de veículo da Vigilância em Saúde, fizeram ronda pelas ruas da cidade buscando esclarecer a necessidade das pessoas permanecerem em casa por se tratar de um decreto municipal.
As poucas pessoas que teimavam a sair às ruas, os guardas do município explicava a diferença da quarentena para o lockdown, ou seja, os dois são determinados por atos formais do poder público, no caso de Gavião, os decretos assinados pelo prefeito Raul Soares Moura Junior (PSD). O lockdown exige decretos da Prefeitura, já a quarentena pode partir de autoridades menores, como um secretário de saúde.
Também foi realizada a desinfecção com dois agentes de saúde. Em entrevista ao CN, a coordenadora de Vigilância, Diana Santos Moura, disse que tudo ocorreu sem contra tempo e que este trabalho vai continuar para o município se manter sem nenhum caso positivo. Gavião é um dos 5 municípios sem registro do Covid-19 no território do Jacuípe composto por 15 municípios. Várzea do Poço, Baixa Grande, Mairi e São José do Jacuípe completam a lista do sem registro da doença até o momento.
Na relação da SESAB consta o município de Pintadas com um caso confirmado, no entanto, a Secretaria de Saúde do município negou a informação através de uma nota das redes sociais que destaca que o paciente é natural de Pintadas, mas não reside no município.
“O Comitê de Enfrentamento e Combate ao Covid-19, reforça a toda população de Pintadas, que a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde trabalham com transparência e na ocorrência de casos suspeitos e/ou confirmados, os dados serão amplamente divulgados através do boletim epidemiológico”.
Na semana passada o mesmo ocorreu com Mairi, a Secretaria Municipal contestou ao afirmar que ninguém estaria contaminado no município, e o nome do Município foi retirado da lista de casos confirmados.
Fonte: Calila Notícias

DUPLA ARMADA PRATICA ASSALTO EM SERROLÂNDIA

Na noite desta terça-feira 26 de maio de 2020, dois indivíduos em uma moto, abordaram transeuntes nas proximidades da Praça da Bíblia, e de posse de arma de fogo, tomaram aparelhos de celular de duas vítimas.

O local já virou ponto de referência para esse tipo de crime, por isso, as autoridades alertam para que as pessoas possam tomar cuidado ao andar pelas ruas com seus aparelhos na mão, principalmente no período noturno.

Fonte Portal Serrolândia

Mairi tem 1° Caso de Covid-19, confirmado através de teste rápido

A Prefeitura de Mairi, através da Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP), informa a população Mairiense a confirmação por Teste Rápido do 1° caso confirmado de Coronavirus.

O teste disponível no município SARS- COV-2 ANTIBOD TEST. trata-se de um homem de 37 anos, residente na zona urbana do município de Mairi, com comorbidades e que teve contato com uma pessoa residente do município de Salvador.

A equipe de monitoramento já esta realizando o acompanhamento dos contatos domiciliares para a realização dos procedimentos cabíveis. Reforçamos a necessidade das medidas preventivas e restritivas. A luta contra o Coronavírus é de todos nós.

 #MairiContraOCoronavirus #Covid19 e das medidas preventivas e restritivas. A luta contra o Coronavírus é de todos nós.

 #MairiContraOCoronavirus #Covid19

Prefeito de Capela do Alto Alegre libe feira livre a partir de sábado

Como não foi notificado mais nenhum caso suspeito no município e os dois últimos casos confirmados estão prestes a receber alta, a Prefeitura Municipal de Capela decidiu pelo funcionamento da Feira Livre Municipal deste sábado (29), porém com algumas restrições, a exemplo: apenas ingresso de feirantes e/ou comerciantes, devidamente cadastrados no município, funcionamento exclusivo para venda de alimentos, dentre outros descritos no DECRETO MUNICIPAL Nº. 059, DE 26 DE MAIO DE 2020.

Não esqueça, o uso de máscara é obrigatório. Não esqueça de higienizar as mãos nas pias disponibilizadas pela Prefeitura na Feira Livre. Você que faz parte do grupo de risco, peça alguém para fazer essa tarefa por você! Evite aglomerações entorno das barracas.


Informaçoes https://www.facebook.com/PrefdeCapela

www.baciadojacuipe.com.br

PREFEITURA DE SERROLÂNDIA PUBLICA NOVO DECRETO PARA REABERTURA DO COMÉRCIO


DECRETO Nº. 053, DE 27 DE MAIO DE 2020. Dispõe sobre medidas restritivas adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19, no âmbito do município de Serrolândia – Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE SERROLÂNDIA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal.

Principais pontos do DECRETO:

Fica determinado, em todo o território do município, o uso obrigatório de máscaras por todos os cidadãos, em qualquer ambiente coletivo, mesmo que a céu aberto como vias públicas, bens de uso comum do povo, repartições públicas, instituições financeiras e no comércio em geral...

Art. 3° - Permanecem suspensos (as) por prazo indeterminado, no âmbito do município de Serrolândia: I – o atendimento ao público nas repartições públicas municipais, ressalvados os serviços públicos essenciais; II – A realização de atividades coletivas e de eventos, que envolvam aglomeração de pessoas, ainda que previamente autorizados pelo Poder Público Municipal, sejam eles desportivos, religiosos, político ou cultural, tais como: vaquejadas, cavalgadas, shows, circos, eventos científicos, romarias, procissão, festa de padroeiro, passeatas e afins...

Art. 5° - Fica suspenso por prazo indeterminado o funcionamento de: I – academias de ginástica, pilates e estúdios de atividade física; II – bares, distribuidoras de bebidas e assemelhados, sendo permitidas operações de entrega (delivery), inclusive de bebidas alcoólicas, sendo proibido self-service e o consumo no local; III – clubes recreativos, casas noturnas e/ou estabelecimentos congêneres, casas de eventos, associações, salões de festas, piscinas e afins; IV – serviços de táxi intermunicipal; V– serviços de mototáxi intramunicipal, ressalvada a possibilidade de realizar operações de entrega (delivery). VI – comércio ambulante....

Art. 6° - São considerados serviços comerciais essenciais e permanecem funcionando normalmente:
I - clínicas médicas, fisioterapêuticas e odontológicas para atendimentos de situações de urgência e emergência, laboratórios, farmácias;
II - supermercados, quitandas, barracas de venda de hortifrutigranjeiros, restaurantes, lanchonetes, trailers e afins, minimercados, mercearias e afins, padarias, açougues, peixaria;
III - lojas de produtos agropecuários;
IV - postos de combustível, revendas de água mineral, botijões GLP;
V - operações de delivery;
VI – serviços funerários;
VII – borracharias, lava-jatos e oficinas automotivas.
 

§ 1° - Fica permitido o funcionamento dos seguintes ramos de atividades comerciais, não essenciais, por prazo indeterminado, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 14:00h, resguardada a possibilidade de revisão ou revogação dessa medida a qualquer tempo, observada a não aglomeração de pessoas e respeitada a concessão do intervalo intrajornada aos empregados:
I – móveis e eletrodomésticos;
II – perfumaria e cosméticos;
III – livraria e papelaria;
IV- Embalagens e bomboniere;
V - concessionária de veículos;
VI- eletrônicos e informática;
VII – autopeças;
VIII - lojas de departamento;
IX – escritório de advocacia e contabilidade, serviços internos;
X – chaveiros;
XI – lojas de fotofilmagem; 
XIII – calçados;
XIV- roupas e confecções;
XV – salões de beleza e centros estéticos, observado o disposto no § 5° do presente artigo;
XVI – agências bancárias, agências do Correio, as cooperativas de crédito e congêneres;
XVII – indústrias de qualquer natureza; XVIII – pousadas e hotéis, devendo acrescentar na ficha de atendimento informações relativas ao estado de saúde do hóspede, para fins de comunicação ao serviço municipal de saúde, em caso de hóspede com sintomas gripais;
XIX- sindicatos, associações e congêneres;
XX- outros segmentos comerciais e serviços. 


Várzea da Roça- Boletim Epidemiológico atualizado

Na manhã desta quarta-feira (27/05) a Vigilância em Saúde de Várzea da Roça recebeu mais uma notificação de um caso suspeito para o Coronavírus. As devidas providências sanitárias estão sendo adotadas para orientações, isolamentos e diagnóstico.

Continuamos aguardando resultados dos outros casos suspeitos que serão em breve liberados pelo Laboratório Central do Estado.

Ressaltamos que os dados são dinâmicos e na medida em que ocorram mudanças no cenário epidemiológico atualizaremos o Boletim e informaremos à população.

Secretaria Municipal de Saúde de Várzea da Roça.

Prefeitura de Várzea da Roça
Governo Uma Nova Reconstrução.

Visita Online