PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

20 de nov. de 2012

Rede Pintadas vai construir cisternas em quatro municípios do semiárido



 A organização é tida como uma das pioneiras na construção de cisternas de placas e tem experiência de mais de 30 anos de atuação em projetos de convivência com o semiárido 


A experiência da Rede Pintadas, entidade sediada no município de Pintadas-BA, na Bacia do Jacuípe, será estendida a outros quatro municípios do semiárido baiano nos próximos doze meses. A entidade de apoio ao desenvolvimento sustentável vai construir 1.151 cisternas de placas para captação de água da chuva com investimentos do Governo do Estado.

A Rede foi uma das organizações vencedora de edital lançado pelo Estado da Bahia, por meio da SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, e vai atuar nos municípios de Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça e Piritiba. Além da construção das cisternas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, a entidade promoverá ações diversas como cursos de formação, seminários, oficinas de capacitação, encontros de sensibilização e troca de experiências, atividades culturais e ecológicas.

A entidade vencedora do edital é uma das responsáveis pelo sucesso da política municipal de acesso à água em Pintadas, que foi o primeiro município do Nordeste brasileiro a alcançar a marca de 100% de cisternas na zona rural do município, amenizando o grave problema da seca que atinge as populações da região.

O cadastramento das famílias beneficiárias será de acordo com a lista e os critérios estabelecidos pela SEDES e nos quatro municípios serão constituídas comissões municipais com entidades da sociedade civil, que visam auxiliar, fiscalizar e contribuir com a realização do projeto.

“Para o planejamento do projeto, a equipe que fará a execução do projeto, tanto no campo, quanto administrativamente, esteve reunida na último dia 08 deste mês preparando uma das primeiras ações que será realizada no próximo dia 23 de novembro. "Vamos fazer o encontro de Planejamento do Projeto Cisternas: Fonte de Vida Sustentável no Semiárido, que tem o objetivo de construir coletivamente as propostas de ação e promover um espaço democrático de gestão do projeto”, explicou Meirilaine Rios, coordenadora técnica.
 
A equipe do Projeto Cisternas é constituída ainda por Solange Paixão, gerente administrativa;  Neliane Rios, auxiliar administrativa; e, os animadores Alajaque de Jesus, Celivaldo Novaes, Romilson dos Santos e Vandelma Cerqueira.

Ascom Rede Pintadas – Jorge Henrique.

Programação e convite de inauguração do Espaço Nordeste de Mairi.

O Banco do Nordeste e o Instituto Nordeste de Cidadania convidam você para a inauguração do Espaço Nordeste de Mairi.
O evento será realizado nesta quarta-feira, 21 de Novembro de 2012. O espaço fica localizado na Rua João Pessoa s/n - Centro - atrás da Igreja Matriz.

Programação:
18 horas: Cortejo com o grupo de samba de João de Sabino, grupo de capoeira, convidados e a comunidade em geral;
19 horas: abertura da solenidade com a participação de crianças de 5 e 6 anos da Creche Municipal Nossa Brinquedoteca;
20 horas: Grupo de dança Navio Negreiro de Várzea da Roça;
21 horas: artista da terra com o grupo musical Um Desejo a Mais.

Venha conhecer um lugar que integra negócios, cultura e cidadania!
Contamos com a sua participação.

Representantes do INEC e Banco do Nordeste falam na Mairi FM sobre o Espaço Nordeste de Mairi que será inaugurado nesta quarta-feira (21).

Reni Dino e Aguida Castro
Nesta segunda-feira, 19 de novembro de 2012, representantes do Instituto Nordeste Cidadania – INEC e do Banco do Nordeste foram entrevistados no Programa de Notícias da Rádio Comunitária Mairi FM para falar sobre o Espaço Nordeste de Mairi, que será inaugurado nesta quarta-feira, 21 de novembro de 2012.

Segundo eles, pela manhã haverá palestra com representantes dos Programas Agroamigo e Crediamigo. No período da tarde terá contação de histórias voltado para o público infantil. A partir das 18h, acontecerá a solenidade de inauguração com as presenças de superintendentes do Banco do Nordeste, convidados e comunidade em geral. O Espaço Nordeste de Mairi foi implantado no Centro Cultural 7 de Setembro.
A Sra. Aguida Castro mencionou que o Espaço Nordeste é um ponto diferenciado de atendimento do Banco do Nordeste, em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania – INEC e Banco do Nordeste, e conta com o apoio da prefeitura de Mairi.

Segundo Aguida, o local prevê a realização de atividades na área social, cultural e de negócios, por meio do acesso ao crédito pelos Programas Crediamigo, Agroamigo e MPEs.

A população do município será contemplada com: Biblioteca, Infocentro com Cursos de Informática, Acesso à internet, Aulas e Apresentações Teatrais, Aulas de Dança, Aulas de Capoeira, Exibições de Filmes, Fanfarra, Filarmônica e Aulas de Música, violão, canto, teclado, sanfona, bateria entre outros.

Gidailma Souza, assessora administrativa, falou que o projeto tem o objetivo de envolver crianças, adolescentes, adultos e as pessoas da terceira idade.
Os representantes agradeceram a Prefeitura de Mairi pelo apoio, a Câmara de Vereadores por ter aprovado o projeto, ao Sr. Gileno Secretário de Agricultura e a Sra. Elineuza Maria Gomes, Diretora de Cultura do município.
O Banco do Nordeste contratou pessoas do município de Mairi para trabalhar no espaço. O objetivo do Espaço Nordeste é fortalecer as atividades culturais já existentes e fortalecer a relação que o Banco do Nordeste tem com o município de Mairi.

Cenas de sexo causam polêmica em evento em Goiás

Durante este final de semana aconteceu o Caldas Country Show, um dos maiores eventos de música sertaneja do estado de Goiás, pessoas foram flagradas fazendo sexo explícito em público. As imagens foram postadas nas redes sociais, nesta segunda-feira (19) e geraram polêmia entre os internautas.

Muitos condenaram as cenas flagradas e outros apontam que este tipo de comportamento seria também identificado em outros eventos realizados no Brasil como o Carnaval.

O Caldas Country Show contou com atrações como Chitãozinho e Xororó, Luan Santana, Jorge e Mateus e Paula Fernandes.
Foto: Reprodução

Homem baleado na cidade de Jacobina é transferido para salvador

Um homem foi baleado no início da noite desta segunda-feira, 19 de novembro de 2012, no bairro da Caeira, em Jacobina. Segundo a polícia, a vítima foi identificada como Alexandro de Jesus Silva, de 33 anos, morador do bairro da Caixa D'água.

De acordo com informações, a equipe médica do Hospital Antônio Teixeira decidiu pela transferência para Salvador.

O crime ocorreu às 17 horas, na Rua 8 de Dezembro e teria sido praticado por duas pessoas que fugiram em seguida. Segundo consta, a PM deteve duas pessoas suspeitas do crime que foram conduzidas para a delegacia da cidade para averiguação. As investigações continuam .

As informações são do Bahia Acontece

Visita Online