Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

12 de ago de 2015

Copa Jacuípe é destaque em audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia

Desportistas de vários municípios, prefeitos, vereadores e imprensa do interior do Estado participaram na manhã de quarta-feira, 12 de agosto, da audiência pública sobre as copas de futebol amador, dentre os participantes estavam os gestores do Consórcio Jacuípe e os coordenadores da Copa Jacuípe de Futebol Sub-20.
A audiência proposta pela deputada estadual Neusa Cadore (PT), aconteceu na reunião da Comissão de Esporte da Assembleia Legislativa da Bahia. Feita com o objetivo de dar visibilidade a magnitude das copas realizadas no interior do Estado, além de sensibilizar o Governo Estadual para garantir um maior orçamento para fortalecer essa política pública, sendo indicado a necessidade da ampliação dos investimentos no esporte para se ter continuidade e aumento da geração de renda e oportunidades para a juventude, logo que estas copas movimentam a economia e ajudam a transformar a vida de muitas pessoas.
Na ocasião a deputada Neusa destacou e parabenizou a Capa Jacuípe Sub-20, coordenada pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Jacuípe. "Quero parabenizar o Consórcio pela organização e por realizar uma competição com tanta intensidade e repercussões positivas", ressaltou a deputada. 

O deputado Bobô (PCdoB), presidente do Colegiado, lembrou o início dos investimos nas copas, destacando a iniciativa da deputada Fátima Nunes (PT) e também da deputada Neusa. "Fico feliz de ver o resultado dentro e fora do campo, com jogadores e árbitros sendo revelados. Sem dúvida é importante que essas copas ganhem mais investimentos", disse o parlamentar.

Para Sinval Vieira, Coordenador de Excelência da Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB), a capacitação é uma das ações mais importantes desses eventos. "A SUDESB fez muito, mas um dos trabalhos mais relevantes é a capacitação, ou seja, preparar as pessoas para fazer esportes. Com esse trabalho muitos tiveram o seu primeiro emprego. E as pessoas da região estão cuidando das suas copas e a SUDESB dando o apoio, como é o exemplo do Consórcio Jacuípe e temos que buscar mais investimentos, pois é no interior que se tira os talentos de hoje, por que é lá que se tem o baba”. Afirmou Simval.

O secretário executivo do Consórcio, Valcyr Rios, falou sobre a experiência na realização da Copa Jacuípe e apresentou números da competição. "Essa é uma das ações prioritárias do Consórcio que mobilizou a microrregião, contou com a participação de 418 atletas inscritos, 16 seleções de 15 municípios e contou com a cobertura de 10 rádios e uma imensa quantidade de sites da região", informou Valcyr.

Os vereadores Ril de Beto (Quixabeira) e Danilo Sales (Várzea da Roça) defenderam a necessidade de maior investimentos nos pequenos municípios para ampliar os equipamentos esportivos. Já Iury Siqueira e Ednei Nascimento, coordenadores da Copa Jacuípe, ressaltaram a experiência socioeducativa do evento, mas relataram as dificuldades do futebol amador, citaram a precariedade de muitos estádios e a necessidade de capacitar gestores e ter recurso disponível nas secretárias municipais.

A audiência contou ainda com a participação de Nei Santos, Assessor Técnico da SUDESB, Ricardo Marcelo da UPB, dos prefeitos Paulo de José (Várzea do Poço), Pedro Lima (Baixa Grande) e Eliezer Costa (Quixabeira) presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe, entre outros gestores e lideranças.

Abaixo fotos da audiência:

Redação: Lino Filho/ Jorge Henirque
Fotos: Jorge Henrique



Tabela do Campeonato Brasileiro Serie A 2018.

Visita Online