Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

22 de ago. de 2018

Capim Grosso: 11ª Festa do Licuri é realizada com sucesso no município

11° edição da Festa do Licuri, que teve início no último sábado, 18, na comunidade de Mata Do Estado, no município de Capim Grosso. Com muita festa, música e animação, produtores de licurizeiros da região estiveram reunidos, até o domingo, 19, para promover o fruto que é considerado o ‘Ouro do Sertão’.

Por toda a parte foi possível ver pés de licurizeiros que enfeitavam o local naturalmente. O aroma natural exalava por todos os cantos e o sabor do fruto foi degustado nas mais inusitadas receitas.  No centro da comunidade, uma exposição com uma grande variedade de produtos derivados do licuri, a exemplo do licor, farinha, bolo, azeite, doces, geleias, além do licuri in natura e caramelizado estão entre as iguarias comercializadas no local, que expressa o potencial do fruto. Também foi possível encontrar artesanato feito com a palha da planta.
Como já é tradição, o concurso das rainhas do Licuri não podia faltar. Naiara de 17 anos, estudante da Escola Família Agrícola foi a vencedora.
O evento tem o objetivo de dar visibilidade aos potenciais naturais existente no semiárido, resgatar a cultura regional, preservar e replantar os licurizais, promover um espaço de relações comerciais e troca de conhecimentos, além da valorizar o licuri como importante produto para a segurança alimentar e geração de renda para agricultores familiares e para a economia do estado.
A festa é uma iniciativa da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) e teve como apoio principal a Associação de Pequenos Agricultores da Mata do Estado, instituição formada por agricultores e agricultoras familiares, organizados em grupos comunitários de produção, que possuem o licuri como o fator principal das suas atividades produtivas.
O evento contou com o apoio de diversas entidades locais e regionais, tais como: a CAR- Companhia de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal de Capim Grosso, a AEC-TEA Associação Cultural, o IFBA- Instituto Federal da Bahia, a Contorno FM, SLOW FOOD, a ACACACG - Associação Comercial de Capim Grosso.

Com informações: VR14

Visita Online