PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de jun. de 2018

Prefeitura de Mairi divulga oficialmente as atrações do São João 2018

A Prefeitura Municipal de Mairi divulgou oficialmente as atrações do São João 2018, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (5), no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. As festividades serão realizadas nos dias 22,23 e 24 de junho.

A abertura da festa está marcada para começar às 17h do dia 22, sexta-feira, com apresentações de quadrilhas juninas, na quadra municipal da Avenida Senhor do Bonfim. No palco principal tem Mel Sem Pimenta, Thaeme e Thiago e Kapa de Playboy. Às 4 da madrugada tem uma alvorada, que irá percorrer as principais ruas da cidade ao som da Charanga da Vovó.

No segundo dia do evento, dia 23, o folião pipoca e os blocos “Pirikito” e “As Machonas” serão arrastados pela banda Barco Novo e Kiko Luz, que puxam o trio elétrico na Praça J.J. Seabra a partir das 16h.  À noite, o arrasta-pé fica por conta da banda Nordestino do Forró, Naldinho e Léo Rios, Celso Nascimento e Flor Serena.

E para comemorar o dia de São João, no dia 24, à tarde, mairienses e visitantes vão tomar às ruas da cidade ao som da Rural Elétrica. Logo após, a partir das 20h tem Baú das Antigas, Neto, Renan e Rafael e Filipe Aladim no palco principal.

Arraiá do Monte Alegre

Com o tema “História e Tradição do Futebol ao São João”, o Arraiá terá uma decoração em referência à Copa do Mundo e fará uma homenagem aos clubes do município e aos jogadores e ex-jogadores profissionais da cidade que se destacaram no cenário nacional e internacional.

Na Praça J.J Seabra, a Prefeitura de Mairi segue resgatando a tradição dos festejos juninos com trio elétrico e blocos. Centenas de profissionais estarão envolvidos para organizar a festa e proporcionar aos mairienses e visitantes um arrasta-pé com muita animação, conforto e segurança.

Já na Avenida Senhor do Bonfim será montado o arraiá, que vai receber uma Vila Junina com barracas de comidas típicas e casinhas com fachadas que reproduzem vilarejos.

Clubes homenageados:

Zebra - 1º campeão mairiense
Mairi Junior`s
Grêmio
Centrão
Angico
Novatos Boa Paz

Jogadores e ex-jogadores homenageados

Fernando
Mário César
Rincon
Gilsão
Wesley
Vando
Rafael Souza, entre outros

www.mairi.ba.gov.br

Facebook.com/PrefeituraMairi

Comunicação Prefeitura de Mairi

Semana de Meio Ambiente é comemorado em Várzea da Roça com o projeto de inciativa popular Adote um Ipê.


Deu início neste sábado (02), através do #ColorirVárzeadaRoça, a realização da primeira etapa do Projeto intitulado Adote um Ipê, em comemoração a Semana de Meio Ambiente.

Foram plantados 51 mudas de ipês das cores amarelo, branco e roxo, distribuído na margem direita sentido entrada da cidade até David margeando a ciclovia. Este quantitativo faz parte dos 300 ipês previstos a serem plantadas naquele espaço.

Entendendo o projeto:

O “#ColorirVárzeadaRoça”, (adote um Ipê), pretende colorir a cidade plantando média de 300 ipês na entrada da cidade em ambas margens. Para isso conta com apoio de adotadores, sendo dividido em doadores (aqueles que contribuem doando grades) e cuidadores (aqueles que irão cuidar das mudas regando-as). Os cuidadores são geralmente pessoas que praticam atividade esportiva no espaço, comerciantes e moradores da localidade.
As 300 mudas de ipês foram conseguidos por Roniedson Carneiro (Roni), através de Associações ligadas aos irrigantes onde 200 destas ja se encontram a disposição do projeto.
Adotaram a ideia comerciantes da cidade, políticos, agricultores e cidadãos em geral, a surpresa foi adesão de varzeanos de vários estados. (A relação de adotadores sairão posteriormente).


O início:

Vários amigos se reuniram para discutir questões ligadas ao meio ambiente, desenvolvimento do município e resgate de valores culturais e históricos, surgindo desta forma a ideia de criar uma entidade que atuasse neste campo. 

Entre uma reunião e outra, bate papo em grupo de ZAP, decidiram verificar e propor um projeto de inciativa popular criando o Bairro Vereador Hermes Gomes (poligonal da sede da fazenda), reconhecendo a importância histórica e econômica tanto do local quanto do seu criador. 
Em abril foi realizada a visita da equipe na Fazenda e Lagoa de Hermes. O projeto que cria o Bairro Ver. Hermes Gomes encontra-se em fase de elaboração através do Advogado Dr. Danilo Almeida.



SANEAMENTO AMBIENTAL

Na questão de Saneamento Ambiental, a proposta é indicar soluções para os lixões e esgotamento sanitário (fase de conclusão) para que o  poder público possa melhor desenvolver politicas ambientais e melhoria a qualidade de vida dos munícipes. A equipe multidisciplinar realizaram visitas inloco para quem melhor conhecesse a realidade tanto do esgotamento quanto aos lixões. 
      

Figura 1:Lixão sede município criação de porcos no local
2° passo

Para melhor desenvolver as atividades buscaram readequar uma Associação para que também se tornasse um veiculo propulsor destes projetos e assim sai a ADESA – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE VÁRZEA DA ROÇA, (em fase de alteração e mudança de diretoria), sendo de uma reformulação da VAZART.



Quem faz parte?

#ColorirVárzeadaRoça é formado por Biólogas, Eng. Ambiental, Advogados, estudantes de engenharia, professores, Técnicos Agrícolas, comerciantes, contador, sindicalista, agricultores, profissionais liberais e pessoas da comunidade.

Houve no mês de abril uma visita aos lixões e um relatório esta sendo preparado para discutir com os Vereadores e o Prefeito Municipal uma solução ou remediação nos lixões do município para que se evite novo surto de doenças que origem em vetores deste habitat.


Nascente Rio Urubu afluente do Rio do Peixe - Campo de S. João

Lixão de Campo de S. João

Adicionar legenda

Lagoa de Hermes







Melância lixão de C. de S. João

Lixão de Campo de São João

Lixão sede

Lixão sede



Lixão Várzea do meio

Lixão Várzea do Meio


Lixão Cruz de Alma

As fotos a seguir são do Lixão de Cruz de Almas e lagoa ao seu redor:

 
VALDIR RIOS

Visita Online