Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

3 de nov de 2012

Chuvas voltam a cair em Pintadas e Região.

As chuvas voltaram a cair em Pintadas na noite desse sábado, moradores de toda região estão otimistas. Pois já fazia mais de 1 ano que não chovia  forte, a situação era trágica em toda Bacia do Jacuipe.Em varias  cidades circo vizinhas também choveu forte trazendo alegria e otimismo aos moradores.A previsão é que as chuvas continuaram  no Nordeste da Bahia.
Fotos e RedaçãoWalter Menezes

Território – GT de comunicação volta a se reunir e cria estratégia para a categoria.

O grupo de Trabalho em Comunicação da Bacia do Jacuípe voltou a se reunir na manhã desta sexta-feira, 02 de novembro uma vez que não se reuniram durante o período eleitoral. O encontro de hoje foi na cidade de Baixa Grande, esteve presentes comunicadores de 5 das 14 cidades que pertence ao território de identidade Bacia do Jacuípe. (Baixa Grande, Mairi, Pintadas, Várzea da Roça e Várzea do Poço). O Grupo de Trabalho em comunicação da Bacia do Jacuípe foi criado em agosto de 2011, uma vez que até esta data a categoria era discutida junto ao GT de cultura, O GT de Comunicação é composto por rádios, sites, blogs, entre outros meio de comunicação existente. Neste encontro foram discutidos 3 metas a serem estudadas e alcançadas, Capacitação, I Fórum de comunicação e a Sustentabilidade.

Neste encontro contou com a presença do articulador territorial, Tony Sampaio, ele vê no GT de comunicação uma excelente ideia, mas vê a necessita de aproximação de todos os GTs para ele a aproximação do GTs podem contribuir uns com os outros e assim ter fortalecimento para o desenvolvimento local e territorial. Isto se dará através de capacitação e parcerias. Finalizando ele falou a importância de comunicares neste encontro uma vez que é o feriado e pode ver a participação de comunicares de 5 cidades.


Para Déa Vasconcelos de Várzea do Poço os blogs vieram da necessidade de informações de cada cidade, mesmo sem ter internet na maioria das zonas rurais as informações são propagadas de pessoas a pessoas e assim atinge o objetivo que é levar informações em todos os lares e também de deixar informado aos filhos da terra que moram fora e acompanha de longe os acontecimentos e o desenvolvimento de suas cidades de origem.


Walter Menezes de Pintadas falou da participação das rádios no GT de comunicação é de extrema importância até mesmo porque os Blogs e Sites ajudam no enriquecimento dos programas informativos em todos os rádios, que antes fazia com noticias de cidades distante e hoje tem em foco noticias de cidades vizinhas muitas vezes em tempo real. A jovem Gidailma Sousa realizou entrevista ao vivo para o programa de Jornalismo de Mairi FM.


 www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Chove em Mairi e região

Nuvens escuras cobriram o céu do município de Mairi e região na tarde desta sexta-feira, 2 de novembro de 2012. Desde cedo, os relâmpagos e trovões anunciavam chuva em alguns municípios da região.
Em Mairi choveu rápido no fim da tarde, voltou a chover a noite e o céu continua nublado com previsão de mais chuva.

Neste sábado (03), a previsão é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Mairi é um dos 257 municípios baianos que estão em situação de emergência devido a seca. A estiagem prolongada é considerada uma das piores dos últimos 47 anos.

Em algumas propriedades, os animais estão bebendo o resto de água que tem. O rebanho está sobrevivendo de rações. Alguns animais já morreram por falta de recurso.

Nos meses de março, abril e maio, saíram mais de 20 mil animais do município de Mairi, para o oeste e sul da Bahia. Destes, retornaram muito pouco.

Os nordestinos esperam que Deus mande mais chuva para diminuir o sofrimento deles e dos animais, que vem sofrendo com essa longa estiagem

Redação e fotos: Agmar Rios

Homem é morto a facadas em Camaçari

Um ajudante de pedreiro foi morto a facadas, no início da manhã desta sexta-feira (02), em Camaçari.
O corpo de Genivaldo Araújo Santos, de 32 anos, foi encontrado no Caminho 47, bairro da Gleba E, dentro de uma vala de esgoto. 
De acordo com informações da polícia, após ter sofrido o atentado, ele teria saído caminhando a procura de socorro, mas acabou caindo dentro da vala. A 18ª Delegacia Territorial de Camaçari investiga o caso.

Chove em Jacobina, mas causa alguns prejuizos

Choveu forte nesta sexta-feira, 2 de novembro de 2012, na cidade de Jacobina, trazendo alegria para algumas pessoas, mas causou alguns prejuízos. A chuva rápida alagou ruas e fez com que o leito do rio Itapicuru aumentasse consideravelmente o seu volume de água, mas nem tudo foi alegria para alguns.
Foram registradas algumas ocorrências durante a tarde em alguns bairros da cidade que por livramento divino não causaram tragédias. 
O muro do primeiro andar de uma construção da rua 1 no loteamento Paulo de Tarso caiu em cima da residência vizinha, de número 162, causando uma grande destruição . Praticamente todo o telhado e vários móveis do casal Cícero Cabral da Silva, de 59 anos e Eloisa Souza da Silva, de 52 anos foram destruídos.
O casal foi socorrido pelo proprietário da obra ao Hospital Antônio Teixeira onde receberam atendimento hospitalar e ficaram em observação, sendo liberados no fim da tarde. Por um milagre os dois sofreram apenas escoriações consideradas leves.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local, mas felizmente foram registrados apenas danos materiais. O proprietário da Construção, Samuel Freire, informou que arcará com todos os prejuízos causados pela queda do muro.
As águas da forte chuva também causaram prejuízos no bairro Mundo Novo. Na rua Ribeirinho, a solidariedade e união dos moradores evitou que as forças das águas causasse grandes perdas.


Informações e fotos: Bahia Acontece

Previsão do Clima Tempo se concretiza e chuva muda cenário em Conceição do Coité

Quem observou as informações de Clima Tempo, instituto meteorológico que previa chuvas no sertão da Bahia no inicio do mês de novembro já deve está comentando ‘bateu certinho’ o que tava na previsão. 
O calor forte sem que as folhas das árvores se movessem  era  sempre prenúncio que as chuvas estavam chegando. Tudo isso foi notado no início desta semana.
Nesta sexta-feira, 2, feriado de Finados começou com um forte calor e algo que não acontecia há muito tempo uma grande nebulosidade característico de chuvas no fim da tarde. E realmente aquele calor de quase 35º até o fim da tarde resultaria na tão esperada chuva, a população quer apenas que, o serviço meteorológico erre na quantidade de aguá que está previsto para cair. 
O clima tempo aponta  5 milímetros  para cada dia até o próximo dia 7. Diante da longa estiagem é possível que não seja resolvido o problema de forma imediata, mas iniciar o mês de novembro com chuva,  enche a população de esperança, de modo especial dos agricultores, para que o sofrimento chegue ao fim.
Essas fotografias retratam o momento que se encontra o centro da cidade de Conceição do Coité, ás 21h25.
Fonte: Calila Notíias

Dia de Finados em Mairi

Durante o dia desta sexta-feira, 2 de novembro de 2012, feriado do Dia de Finados, teve uma grande movimentação de pessoas que foram ao Cemitério São Miguel Arcanjo, na cidade de Mairi, para acender velas nos túmulos, levar flores e prestar homenagens aos seus familiares falecidos. No período da manhã, foi realizada a tradicional Missa de Finados na Igreja Matriz.
Os funcionários do PAFAC - Plano de Assistência Familiar montaram uma estrutura em frente ao Cemitério e realizaram serviços de medição de pressão, corte de cabelo e serviram água, café, chá e lanches para as pessoas que foram ao Cemitério visitar os túmulos de seus entes queridos.
Para milhões de católicos espalhados pelo mundo o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. 
No entanto o Dia dos Féis Defuntos ou Dia de Finados como é popularmente conhecido é celebrado pelos cristão desde o século II onde rezavam por todos aqueles falecidos visitando os seus túmulos para rezar, e durante o século V a igreja dedicou um dia do ano para rezar por todos os mortos.
Segundo historiadores a data 02 de novembro não foi escolhida por acaso já que no dia 01 é celebrado o Dia de todos os Santos e diante a ocasião é prestada uma homenagem para todos aqueles que morreram em estado de graça, mas que não receberam a canonização e por isso o dia 02 foi escolhido para relembrar todos aqueles que partiram e que não morreram em estado de graça total, mas que se encontram em estado de purificação.
Redação e fotos: Agmar Rios

Tabela do Campeonato Brasileiro Serie A 2018.

Visita Online