PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

16 de nov. de 2018

Mais beneficiários do Projeto 1ª Água foram capacitados no Território

O Projeto 1ª Água capacitou mais beneficiários através do curso em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GHR) realizado nos municípios de São José do Jacuípe, Capim Grosso, Serra Preta e Pé de Serra, cujo objetivo é orientar as famílias sobre a utilização e manuseio das cisternas que receberão do projeto.

O 1ª Água irá construir 1.291 cisternas de placas de 16 mil litros na zona rural dos 16 municípios do Território Bacia do Jacuípe, oferecendo às famílias água de qualidade para o consumo humano.

Segundo o Secretário Executivo do Consórcio, Erivan Santos, o Consórcio Jacuípe está trabalhando na execução do Projeto 1ª Água para garantir às famílias que residem na zona rural o acesso à água potável. Ele acrescentou “essas capacitações são extremamente importante, pois é através delas que os beneficiários adquirem conhecimento e recebem as devidas orientações de como usar a tecnologia corretamente”.

O Projeto 1ª Água é fruto do convênio firmado entre o Consórcio Jacuípe e o Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, e está sendo executado no Território pela FATRES com o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura
Fonte:Consórcio Jacuípe.


Veja mais fotos 







Capim Grosso, Quixabeira e São José do Jacuípe perderão cinco médicas do Programa Mais Médicos

As cidades de Capim Grosso, Quixabeira e São José do Jacuípe, diante da decisão do Governo de Cuba, ficarão sem cinco médicas, de acordo informações colhidas na manhã desta sexta-feira, 16 de novembro, em contato as respectivas gestões.
Em Capim Grosso, das nove unidades de Saúde, envolvendo sede, distrito de Pedras Altas do Mirim e povoados do Peixe e Caiçara, o atendimento da população ficará sem os serviços da médica cubana, que atende na unidade do Bairro Planaltino. Em conversa com Aitan Guimarães, secretária da Saúde, a mesma colocou: “Estamos aguardando o Ministério da Saúde lançar edital para que sejam supridas as vagas deixadas pelo Governo Cubano. Acredito que será uma ação imediata”, colocou a secretária.
Em Quixabeira, são duas médicas Cubanas, informou o prefeito Reginaldo, MDB, em conversa com o REPORTERBAHIA. “Temos uma médica que ela casou com um rapaz daqui de Quixabeira, sendo assim ela poderá ficar; a outra ainda não tivemos nenhuma conversa, mas caso as duas pretendam retornar para Cuba, em imediato abriremos vagas para preenchimento”, colocou o prefeito. Em São José do Jacuípe, também são duas médicas Cubanas, num total de cinco profissionais médicos nos três municípios, que deixarão o programa no Território da Bacia do Jacuípe.
"O Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde [Opas] e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam a iniciativa", diz a nota do governo.
Em agosto, ainda em campanha, Bolsonaro declarou que ele "expulsaria" os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida. A promessa também estava em seu plano de governo.
Em todo o Brasil são 8,3 mil médicos Cubanos atuando no Programa Mais Médicos, para um total de 18,3 mil médicos distribuídos em 2.857 municípios, nos 26 estados e no distrito federal.
Em nota, a CNM – Confederação Nacional dos Municípios – colocou: “O anúncio referente à decisão do Ministério da Saúde de Cuba de rescindir a parceria, na última quarta-feira, 14, aflige prefeitos e prefeitas desta Confederação. Imediatamente, a entidade buscou em Brasília o atual governo e o governo de transição para que, em conjunto, fosse possível adotar medidas que garantam a manutenção dos serviços de atenção básica de saúde. Cabe destacar que, na última década, estudo apontou que o gasto com o setor de Saúde sofreu uma defasagem de 42%, o que sobrecarregou os cofres municipais. Os Municípios, que deveriam investir 15% dos recursos no setor, já ultrapassam, em alguns casos, a marca de 32% do seu orçamento, não tendo condições de assumir novas despesas”.
Texto: Arnaldo Silva, com informações complementares do G1 e da CNM/Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Duas pessoas morrem em acidente na BR-324 em Riachão do Jacuípe

Um grave acidente deixou duas pessoas mortas neste feriado de quinta-feira, 15, na BR-324, próximo a Faculdade e entrada da estrada de Serra Preta em R. do Jacuípe. As vítimas Bruna Caroline Oliveira Santos moradora do bairro Alto do Cruzeiro e Alex Sandro Rodrigues dos Santos do bairro Bela Vista na mesma cidade, morreram após a moto em que eles estavam ter colidido com um carro.
A polícia ainda não tem detalhes o que provocou o acidente. Com o forte impacto a moto ficou destruída e a frente do carro também.
De acordo com a Brigada Anjos Jacuipenses, o motorista do carro nada sofreu.  A rapaz e a garota receberam os primeiros socorros e foram levados às pressas ao Hospital mas não resistiu e morreu. Familiares e amigos lamentam nas redes sociais a morte dos jovens.
Fonte Jacuípe News

Boró é o grande campeão na Meia Maratona Caixa da República 2018 em Maceió

Na manhã desta quinta-feira, feriado do Dia da Proclamação da República, o serrolandense Valdemir "Boró" fez uma brilhante corrida e conseguiu o 1º lugar no geral, 21 km, levando o prêmio de R$ 2.000,00 e troféu. Boró diz que o valor do prêmio é o que menos importa para ele, diz que a maior recompensa é de participar e sair vitorioso em uma corrida de alto nível como essa, onde participam atletas consagrados do meio, como atletas da equipe do Cruzeiro, que são os principais corredores do Brasil na atualidade.

A corrida aconteceu na cidade de Maceió capital do estado de Alagoas, na Região Nordeste do país.

Boró não conseguiu se conter e veio as lágrimas de felicidade e emoção, para Boró, esse é o resultado de muito treinamento e humildade, e acima de tudo agradece a Deus pelo privilégio de levar o nome de Serrolândia por onda passa.

A ADECS em nome de Boró, agradece primeiramente a Deus, a Saulo De Oliveira Sampaio em nome das Farmácias Bonfim, Jhone da Líder Promotora, Construpiso, DR Wagner Miranda em nome da Clínica Miranda, Gonçalves Sacolão, Vereadora Maria Das Graças, Vereador Marcio Santos, Edson Jean Matos Presidente da Adecs, seu Treinador Marciano Barros PP Serviços na pessoa do Sr Paulo pelo apoio mensal.

Visita Online