PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de set. de 2013

Jovem é encontrado morto no campo de pouso de São José do Jacuípe

Em contato com o 5º Pelotão de Polícia Militar de Capim Grosso, na manhã desta sexta-feira, 06, fomos informados que a pessoa encontrada morta no campo de pouso de São José do Jacuípe, na tarde dessa quinta-feira, 05, trata-se de Reinilson do Rosário Souza, 20 anos. O mesmo estava residindo no estado de Goiás e estava na cidade a cerca de uma semana. Outra informação que está sendo ventilada é que o jovem assassinado seria filho de Pompom, que por sinal esteve na delegacia na noite dessa quinta-feira, 05, conversando com Dr. Eugênio e a Dra. Zoraide.
Em busca de mais detalhes sobre a paternidade de Reinilson, mantivemos contato com Pompom na manhã desta sexta-feira, mas o telefone emitia sempre sinal de caixa postal.
Na conversa que tivemos com Dr. Eugênio, delegado de Polícia Civil de Capim Grosso, a informação que a vítima foi encontrada com marcas de tiros na cabeça e na região torácica, tiros que podem ter sido efetuados de uma arma calibre 12.
O corpo de Reinilson foi encaminhado ao DPT – Departamento de Polícia Técnica – de Jacobina para os procedimentos e deverá estar sendo liberado nas próximas horas para a realização do sepultamento em Capim Grosso.
Texto: Arnaldo Silva.

Barragem do França terá capacidade aumentada em 30%

Nos últimos dois anos, a seca que ainda assola grande parte da Bahia, com o registro de 250 municípios decretando estado de emergência, secou riachos, tanques, açudes e barragens foram atingidos, além de afetar cidades importantes da região como Jacobina e Senhor do Bonfim, rebanhos dizimados, dentre outras situações adversas enfrentadas por quem mora no campo e na cidade. 
 
Com as chuvas do início do ano, o problema foi amenizado, principalmente para as barragens de Ponto Novo, Pedras Altas do Mirim e Pindobaçu, que aumentou o volume de água, deixando governo e população beneficiada por esses importantes mananciais mais tranqüilos. 

No que se refere à barragem de Pedras Altas, com 39 milhões de metros cúbicos de água e que estaria operando nesse momento com 32% de sua capacidade, informação passada pelo Secretário Rui Costa, da Casa Civil, mediante conversa que tivemos com o mesmo em Jacobina, em meio à inauguração da Adutora de Pindobaçu, a situação estaria normalizada e a adutora do Sisal volta a receber água proveniente do citado manancial. 

Se as barragens citadas garantem por mais alguns meses o bem estar de várias cidades da região, o governo do estado através da CERB, estar ampliando a capacidade de mais uma importante barragem da região, a do França, manancial localizado no Rio Jacuípe, nos municípios de Piritiba/Miguel Calmon e acumula um volume de água de 24.200.000 m3. Foi construída pela Cerb em 1996.

O trabalho que está sendo realizado representará um aumento de 30%, resultando em um  aumento de 7.260 milhões de metros cúbicos de água. A obra deverá ser concluída em Novembro do ano em curso, informou Dr. Silvio, engenheiro da CERB. 

Texto: Arnaldo Silva/Foto: Paulo Micucci

Começam a ser construídas moradias do Programa PNHR em Várzea do Poço

Aconteceu nesta quinta-feira, (05/09), no Clube SBC, reunião da FUNDAL (Fundação Antônio Almeida e Silva), com quinze famílias que vão receber casas do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. 
As construções das 15 moradias no município de Várzea do Poço, começa na segunda-feira, (09), e segundo o presidente da FUNDAL Professor Antônio Almeida, responsável pela construção das casas, em breve a Caixa Econômica vai liberar mais 50 unidades. 
O coordenador do projeto Cícero Ribeiro, contratou profissionais do município para construções das casas e deu preferência em adquirir o material no comércio local, gerando emprego e renda para o município. 
Ninho, Renato e as vereadoras Analiete, Eliana e Beatriz.
Esse projeto esta sendo realizado com o empenho de várias pessoas, entre elas as vereadoras Analiete, Eliana e Beatriz. 
O PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, organizado pela CAIXA. O objetivo é levar moradia digna ao agricultor e trabalhador rural, por meio da construção de uma casa nova. 

Redação e fotos: Várzea Cidade

Decreto modifica feira livre de Baixa Grande para sexta-feira por causa do feriado da Independência do Brasil

O prefeito Pedro Lima Neto assinou o decreto nº 083/2013 que modifica a feira livre de Baixa Grande de sábado (7), feriado da Independência do Brasil, para sexta-feira (6), data em que o Paço Municipal não abrirá. Os outros serviços e órgão municipais funcionarão regularmente.
ASCOM – Prefeitura de Baixa Grande

Policia civil e Militar atuam neste momento em Jacobina; Mantem um detido e investiga 3 em quarto de hotel

Nesta quinta-feira, 05 de setembro de 2013. por volta 12:25h, os policiais civis e militares iniciaram ação em um hotel na saída da cidade de Jacobina, sentido Salvador, com uma pessoa detida e em média 3 pessoas em um dos quatros do hotel.  uma
A princípio as informações é que a  operação é em combate ao tráfico de drogas na cidade. De acordo com relatos de populares, a Polícia Militar entrou na agência dos Correios no centro da cidade e retirou um homem com certa quantidade de dinheiro. 
No momento a investigação continua e a qualquer momento teremos novas informações sobre esta investida da polícia na Cidade do Ouro.
Vários curiosos observam a ação no local neste momento
Fonte: Augusto em Jacobina

Programa da Serrote FM tem grande audiência na era da TV

Programa da Serrote FM tem grande audiência na era da TV
Após o surgimento da televisão, a programação radiofônica mudou substancialmente e perdeu audiência, principalmente nos horários noturnos, tendo o rádio como principal concorrente às novelas e o jornalismo televisivo.

Parecia impossível reverter essa tendência contemporânea, pelos diversos recursos tecnológicos que vão além da televisão e do próprio rádio, mas está sendo possível com o programa Retratos e Canções na Rádio Comunitária Serrote FM, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 22h à meia noite.

Em clima de muito romantismo, a atual locutora Anny Oliveira, está conseguindo conquistar ouvintes que antes eram adeptos da televisão. A corintiana que gosta de fazer amizades diz que faz o que gosta e que a humildade é a essência da vida. Anny está substituindo o locutor Carlos Alberto.
A locutora Anny Oliveira  também apresenta seu programa Link Musical das 10  as 12 na Serrote FM de segunda a quinta-feira.

(Por Missa Oliveira)

Bonde do Vaqueiro Ponto G

Bacia do Jacuípe – Ouvintes, Locutores e Websites comentam o Programa Adapta Sertão.

Teve inicio em março deste ano um programa semanal, que é veiculado em setes rádios comunitário de idades da Bacia do Jacuípe e em três sites são elas: Baixa Grande FM em Baixa grande aos sábados as 07:20 , Mairi FM em Mairi todos os sábados as 6:30, Vida FM em Várzea da Roça as quartas-feiras as 7:30, Beija-Flor FM em Várzea do Poço nos sábados ao meio dia, Educativa FM em Pintadas todo domingo as 7:30, Quixabeira FM em Quixabeira as 12:00, e na Rádio Barreiros no distrito de Barreiros de Riachão do Jacuípe todo Sábado as 6:30, com duração de 30 minutos o programa é veiculado dentro de alguma programação semanal, neste programa relata experiências de agricultores que possibilita a convivência com o Meio Ambiente com foco o sertão e assim produzir sem agredir o mesmo.
OUVIR O PROGRAMA
O Programa têm a direção do comunicador Jorge Henrique e conta com sugestões de diversos comunicadores das cidades envolvidas.
  Ouça os demais Programas

No Programa de número 20, nessa celebração o programa veicula a opinião sobre o adapta sertão de alguns comunicadores das rádios comunitárias que transmitem programa e a participação do ouvinte. Os programas também são inseridos na internet permito ouvir ou fazer download dos mesmos. (Clique Aqui)
O comunicador Ediomário Cadureba Rios do município de Baixa Grande, responsável pelo Portal Bacia do Jacuípe, compartilhou o seu ponto de vista sobre o programa. O Adapta Sertão conta como parceiros os sites www.foguinhoeventos.com  e www.vr14.com  e o www.baciadojacuipe.com.br
A Coordenadora do Adapta Sertão, Thais Corral falou sobre a iniciativa de inserir o Projeto de Adaptação a Mudança Climática no rádio e na internet. Segundo ela o projeto Adapta Sertão tem como principal Objetivo beneficiar os agricultores na Zona Rural e ver nisto o Rádio como o veículo fundamental para levar aos trabalhadores rurais, sobre o programa nos sites/blos ela vê como importante, pois grande numero de pessoas vê através de computadores celulares, etc.
De Baixa Grande o ouvinte Luiz Oliveira comenta que é ouvinte assíduo do Programa, e diz que a cada sábado aprende coisas diferente e assim compartilhar com sua Mãe de 82 anos sobre as dicas que eram repassadas de pais para filhos. Elenita da cidade de Mairi, diz ouvir semanalmente pela Rádio Comunitária Mairi FM e coloca e prática tudo as dicas ensinadas no Programa Adapta Sertão, “É interessante que todos os homens o capo ouça o Programa”, Comenta a agricultora Elenita de Mairi.

   www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Visita Online