Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

12 de ago de 2011

Baixa Grande-III Conferência de Cultura

Teve inicio na noite de quinta-feira, 11 de agosto a III Conferência de Cultura no Município de Baixa Grande, esta é a terceira cidade a realizar a conferência de Cultura, sendo que a primeira foi à cidade de Pé de Serra no dia 1º, a segunda foi a cidade de Serra Preta no dia 03, e durante o mês de agosto, as outras cidades terão Conferência de Cultura.
Em Baixa Grande, o evento contou com a presença da comunidade e pessoas de influência na cultura territorial, como: Valdelson Gonçalves, coordenador do GT de Cultura da Bacia do Jacuípe.
Representando a Secretária de Educação, o diretor de Cultura, Everaldo Oliveira, ele explicou que a Conferência Municipal de Cultura é um espaço amplo para discutir anseios e necessidades no âmbito municipal, além de ser um espaço para propor tanto no âmbito municipal como territorial, e daí para o âmbito estadual e federal. Falou de algumas ações feitas através destas conferências como o Sistema Municipal de Cultura.
O Vereador Pedro Lima Neto, mostrou as lutas em preservar a cultura, para ele devemos buscar a realização da cultura no momento para se inspirando e preservando a cultura de antigamente.
O Coordenador do GT de Cultura da Bacia do Jacuípe, Vandelson Gonçalves. Para ele depois da segunda conferência realizada, esta sendo a terceira é o momento de avaliar as proporções apresentadas nas anteriores e reforçar e propor a continuação na contribuição da cultura. “Este processo que estamos fazendo aqui é um passo para que um dia a sociedade crie um sistema de cultura englobe todos os seguimentos, pluralidade e diversidade”.
Isaias Júnior – Articulador de Cultura no Território explanou sobre os temas tratados este ano na III Conferência, pediu aos presentes que trouxesse artistas, pessoas de influência na cultura para ajudar a planejar e propor as ações e área em que o governa deve aplicar os recurso proveniente de nossos impostos.
As sexta será o momento da discussão das temáticas na cultura, com as programações:
7h30min – Credenciamento
8h00min – Exibição do vídeo com metodologia da Conferência
8h20min – Leitura e aprovação do Regimento
8h40min – Identificação das necessidades do município
9h40min – Leitura das Propostas municipais
10h10min – INTERVALO
10h30min – Priorização das propostas que serão transformadas em projeto
11h00min – Elaboração de propostas de projetos
12:30min – ALMOÇO
14h00min – Continuação dos GT’s – elaboração de propostas de projetos
PLENÁRIA
15h30min – Compartilhamento de resultados
16h00min – Escolha dos membros do GT de Articulação Municipal
16h30min – Escolha de delegados
17h00min - Encerramento
A Conferência Municipal de Cultura de Baixa Grande é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, conta com o apoio do Ponto de Cultura, Comitê de Cultura da Bacia do Jacuipe e da Secretaria Estadual de Cultura.
Durante o mês de agosto e inicio de setembro as 14 cidades do território realizará suas conferências e nos dias 18 e 19 de novembro será realizada a Territorial com as presenças de representantes dos 14 municípios do Território.
Gavião - 18/08
Nova Fátima - 19/08
Várzea do Poço - 23/08
Várzea da Roça - 24/08
Ipirá - 25/08
Mairi - 26/08
São José do Jacuípe - 30/08
Riachão do Jacuípe - 31/08
Capela do Alto Alegre - 08/09
Pintadas - 09/09
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Várzea da Roça 4º FACE – Festival anual da Canção Estudantil-TEMA: TROPICALISMO

conteceu na Cidade de Várzea da Roça na ultima Quarta-Feira dia 10/08/2011 com inicio ás 18h00 o 3º TAL(Tempos de Arte Literária) e o 4º FACE, (festival anual da Canção Estudantil) que teve por objetivo desenvolver as linguagens artísticas, a criação de canções e a arte musical no contexto escolar. E por falar em arte musical, Carminha Miranda, (Professora aposentada do Colégio Estadual ACM) fez a abertura do FACE, ao se apresentar cantando a musica Rouxinol, que ressalta a importância da música na vida do artista.
Durante as apresentações culturais foi gostoso de ouvir  canções, e ouvir poemas, além de prestigiar danças, revelando os talentos do Colégio ACM.
A platéia viajou e se emocionou pelo Tropicalismo, movimento musical que atingiu várias esferas culturais como: Artes Plásticas, Cinema e Poesia, movimento esse que serviu como tema do evento do Colégio Est. ACM .
Várzea da Roça conta com uma gama muito grande de talentos, pudemos comprovar isso quando a “Orquestra de Câmara Cantable” se apresentou no palco do evento. Orquestra essa que é formada por jovens do município, sob a coordenação do Sr. Denis Wilson do Prado Silva, que também coordena a Fanfarra, que também é um projeto do município.
A mesa julgadora do FACE foi composta por:
 Denis Wilson do Prado Silv: Possui  Ensino Médio em música e  superior em Serviço Social pela CENPA.
Jâmisson Luís Lima: Licenciado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia.
Joeldher Shawan: Professor da Orquestra “Flor do Meu Sertão” de Capim Grosso.
Os Candidatos do FACE foram julgados com base nos seguintes critérios: LETRA, MÚSICA e INTERPRETAÇÃO.
Ordem de apresentações do FACE:
1º Candidato (a): Agnaldo Xavier Cerqueira, aluno do 3º ano B, com a música: “Lutar e vencer”.

2º Candidato (a): Alda Nunes da Silva, aluna do 3º ano B, com a música, “Este Brasil”.
 3º Candidato (a): Amanda Mendes de Almeida, aluna da 8ª série A, Com a música, “Estrada”.

4º Candidato (a): José Fagner Matos Almeida, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária, com a música, “Realidade”.
 5º Candidato (a): Luan Vieira Pereira, aluno  do 2º ano C e Daniela da Silva Santos, aluna do 1º ano B, interpretando a canção, “Mas que mundo é esse”
Resultado Final FACE 2011
 1º Lugar : AGNALDO  XAVIER CERQUEIRA, com 33,5 pontos.

2º Lugar: ALDA NUNES DA SILVA, com 30,5 pontos.
  3º Lugar: AMANDA   MENDES DE ALMEIDA, com 27,5 pontos.
 Resultado Final do TAL 2011
 1º Lugar: WELINGTON RIOS DA SILVA,  com o texto  “Vida Curta”, alcançando 58 pontos.
 2º Lugar: HENRIQUE JESUS DA SILVA, com o texto Bóia Fria, com 56 pontos.
 3º Lugar: AMANDA  MACEDO SANTOS, com o texto  “Natureza em Tempos Reais”, com 52 pontos.

Os alunos ganhadores em primeiro lugar do FACE e do Tal será os representantes do Colégio Estadual ACM na etapa Regional.
 ORGANIZAÇÃO:
 Colégio Estadual Gov. Antônio Carlos Magalhães
 Direção:
Alexandre Carrillo
Jocileide Cruz
Juciane Pacheco
Colaboração: Professores, alunos e Funcionários do CEGACM.  
Apresentadores do FACE
Edison e Andressa (alunos do CEGACM)
 Apresentadores do TAL
Ramon e Fernanda (alunos do CEGACM)
APOIO:
 MT Produções e Eventos. 
Direção: Marcos Maia da Cruz.
 TEC CELL
Direção: Jirlei Gomes e Andréia Lima
 WEVERSON ZURIEL
Ator e Diretor da Fundação Cultural Gibão de Couro
 FOGUINHO EVENTOS
Aconteceu Virou Notícias!
Redação e Fotos: Foguinho Eventos.
 Grupo Teatral Gibão de Couro

 Plateia
 Alda Nunes 2º colocada
 Jal Sousa
Agnaldo 1º Colocado
Adressa e sua turminha
Jurados Fazendo suas apresentações
Amanda 3º colocada


Grupo Teatral
Jurados 
Os três Ganhadores  da Poesia 2 º lugar Henrique, 3º lugar Amanda e 1º lugar Welgnton 
Vereador Paulo de Tico e Amanda
Valdirene e Henrique
Edison e Andressa  Narradores do Evento FACE 2011

Capim Grosso: Após ser preso, homem consegue fugir algemado e ferido




Segundo a polícia, Josias Albuquerque de Oliveira (vulgo Keno) conseguiu fugir da viatura da Polícia Civil com ajuda de familiares.
Josias Albuquerque de Oliveira, vulgo Keno, de 20 anos, foi preso pelo soldado Rios, nesta quinta (11), por volta das 10:30hs, por atitudes suspeitas ao pular da moto que pilotava e invadir um estabelecimento comercial ao avistar o PM, que estava fazendo ronda na avenida, o meliante ainda subiu no telhado de uma casa e quando tentou pular para outra caiu, sendo capturado.
 Keno está machucado no pé, no joelho e algumas escoriaçoes
Keno foi encaminhado à Depol para averiguação de mandatos contra o mesmo. Durante os procedimentos chegou à polícia a informação de que o acusado possuía várias armas em casa, fazendo com que Polícia Civil se deslocasse até a residência, levando Josias no fundo da viatura. Ao adentrarem a casa, segundo os policiais, alguém da família do meliante abriu o camburão para que ele fugisse, mesmo ferido da queda e algemado, adentrando um matagal no Bairro Novo Oeste e não foi mais alcançado pelo efetivo.
Josias A. de Oliveira responde por vários crimes como tentativa de homicídio em Jacobina, receptação e roubo de veículos em Várzea da Roça e Capim Grosso. Também é atribuída a ele a participação de um assalto a mão armada em Várzea da Roça de um Uno e uma Biz, onde seu parceiro de pré-nome Moises já está preso em Mairí.
A moto que Josias pilotava de placa policial JOK 3227 consta como roubada em Senhor do Bonfim
Quem souber qualquer informação que possa levar a polícia a prender o foragido deve ligar para Polícia Civil (74) 3651-1355 ou Polícia Militar 190.
Texto : FR Notícias Fotos: PC e FR Notícias

Visita Online