Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

30 de ago de 2013

Várzea da Roça-Distrito de Irrigação do Projeto Jacuípe recebe trator contendo kits de implementos agrícolas

Danillo Salles, Ricardo, Albino, Roniedson, João Bosco (Diretor de Agricultura), Zito, Miraci e Ito

Membros do Conselho do Distrito de Irrigação do Projeto Jacuípe: Zito, Ito, Miraci, Roniedson, Ricardo e o agricultor Albino. Na última quinta-feira 29 de Agosto estiveram em Salvador na CAR para assinar o Convenio do Trator.
 Logo após foram até o parque de exposição retirar o trator. Que irá beneficiar todos os agricultores do perímetro irrigado.

O trator contendo kits de implementos agrícolas chegou ao Distrito de Irrigação Jacuípe, nesta sexta-feira 30 de agosto, para contemplar todos os Agricultores.


A doação foi realizada pelo governo do estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). O objetivo é contribuir para o aumento da produtividade no campo, gerar renda e com isso, melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem do regime da agricultura familiar.

Deputado Daniel Almeida PCdoB
A conquista é do Deputado Daniel Almeida Homem guerreiro que com força, coragem e determinação consegue uma emenda parlamentar (individual), destinada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Mais uma conquista com apoio do partido PCdoB de Várzea da Roça e do vereador Danillo Sales.




Da Redação e Fotos: Foguinho Eventos

Agricultores recebem tratores e implementos da Car

 Os recursos para compra dos equipamentos é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado Daniel Almeida, destinada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Representantes de produtores rurais ligados às associações das cidades de Iaçu, Euclídes da Cunha e Várzea da Roça participaram de uma solenidade na tarde desta quinta-feira (29) de assinatura de convênio para receber tratores e kits de implementos agrícolas.

A doação foi realizada pelo governo do estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). O objetivo é contribuir para o aumento da produtividade no campo, gerar renda e com isso, melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem do regime da agricultura familiar.

As associações beneficiadas são: Distrito de Irrigação do Projeto Jacuipe, com sede no município de Várzea da Roça,  Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Carnaíba, de Euclídes da Cunha, e a Associação Comunitária rural de Lagoa Bezerra, Lagoa Rosa, Lagoa Dantas e Lagoa dos Patos, da zona rural de Iaçu.

Por: Karlo Dias

Várzea da Roça-1ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães

Os professores e alunos do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães escola do Ensino Fundamental juntamente com a direção, realizaram nesta quinta-feira 29 de agosto de 2013, a I Conferência Infanto- juvenil pelo Meio Ambiente, com o objetivo de ampliar os debates sobre ações socialmente responsáveis e eleger o projeto que será desenvolvido na instituição, e apresentado na 4ª Conferencia Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (Clima), que acontecerá no Distrito Federal.

Com as orientações dos professores, os alunos elaboraram quatro projetos que pudessem ser aplicados no ambiente escolar, provocassem mudanças reais, contribuíssem para a preservação do meio ambiente e para despertar a consciência ambiental dos demais alunos. Destes, um seria eleito para representar a escola na conferência nacional, cujo tema é “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
We Dance
Palestrantes Evaldo & Alisson
O evento contou com uma riquíssima palestra com os palestrantes Evaldo Lima e Alisson de Jesus. Também houve apresentações de coreografia e apresentação do grupo We Dance da Fundação Gibão de Couro.
Jurados
Os projetos foram escolhidos pelos jurados Wervesson Zuryel (Fundação Gibão de Couro), Gilmar (Escola Umbuzeiro) e Professora Luci (Colégio Estadual) foram assim que ficou formada a mesa dos jurados.

O resultado surpreendeu a professora e os demais alunos e direção que estiveram presentes. “alunos sentiram falta de um jardim na escola. Os quatro projetos sugeridos são muito bons, e realmente pode ser aplicado” O projeto eleito foi Projeto de Educação Ambiental Valorização e Horta na Escola.
A 1ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães reuniu alunos, com idade entre 11 e 14 anos, do 5º ao 9º ano. O projeto eleito foi Projeto de Educação Ambiental Valorização e Horta na Escola
Silvânia Suplente Delegada Fernanda

Será defendido por Fernanda Delegada Titular tendo como suplente Silvânia em novembro deste ano, na Conferência Nacional, que reunirá aproximadamente 700 alunos, que vão aprofundar os debates, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.





 Diretora Juciane Pacheco











 












Da Redação e Fotos: Foguinho Eventos

Delegado Dr. Rogério de Jacobina representa a Bahia em curso com o FBI

O delegado titular de Jacobina , Dr Rogério meneses, representou a Polícia Civil do estado da Bahia no curso de Técnicas de entrevista e interrogatório, ministrado por agentes especiais norte-americanos do Escritório Federal de Investigação, o FBI (Federal Bureau of Investigation)
O curso aconteceu de 19 a 23 e agosto, em Brasília, Distrito Federal. As atividades foram iniciadoas por Richard E. Cavaliero, agente do FBI responsável pela embaixada americana no Brasil.
Os facilitadores foram os  agentes especiais norte-americanos Charles Shields, Brandon e Guss .
"No decorrer do curso foram realizadas dinâmicas e explicado que existem 8 tópicos de abordagens para se chegar a verdade dos fatos. "O objetivo de uma investigação  não deve ser que alguém confesse o crime, mas que a verdade venha tona, quando isso acontece e a verdade se estabelece, chega-se ao inquérito perfeito, explicou  delegado". Participaram do curso delegados de 20 estados do Brasil.

Fonte: Bahia Acontece

Ei, tem alguém aí para me escutar? O Rio Itapicuru Mirim está morrendo!



 
A seca que atingiu cerca de 250 municípios na Bahia deixando marcas profundas na natureza, na vida das pessoas e dos animais, continua deixando marcas profundas em nossa região. Para que você entenda do que estamos falando será preciso trilhar algumas linhas, as quais no levarão ao distrito de Pedras Altas do Mirim, que trabalha o seu processo de emancipação política. A localidade que entrou para o rol dos 20 distritos que poderão passar a ser cidade na Bahia, tem pela frente alguns desafios nesse processo, primeiro registrar em seu território a ser oficializado pela Comissão Territorial da Bahia, a quantidade de aproximadamente 9 mil pessoas. Há quem confirme que passará disso, há também aqueles que não acreditam nessa possibilidade.
Mas enquanto esse momento de oficialização não chega, Pedras Altas do Mirim, integrante do território de Capim Grosso, tem pela frente mais uma batalha para ser solucionada, a do Rio Itapicuru Mirim, que registra um dos momentos mais críticos da sua história. A falta de chuva na região, o fechamento das comportas da barragem, que passou a ser responsável pelo abastecimento da adutora do sisal, com aproximadamente 200 mil pessoas abrindo a torneira todos os dias, a situação do rio é vista como um dos grandes problemas ambientais da região na atualidade, mesmo porque além da falta de água, o rio está sendo atingido por esgotos provenientes de Pedras Altas, tudo por conta da falta de uma estação de tratamento adequada para evitar danos à população e à natureza.

Como as comportas não serão abertas para alimentar o rio e com isso devolver a esperança de dias melhores às comunidades ribeirinhas formadas entre o distrito de Pedras Altas  e o município de Queimadas, numa extensão de 60 km, com uma população estimada de 10 mil pessoas, é chegado o momento de pensar na revitalização do rio, para quando a água for liberada das comportas do céu ou da barragem, poder receber um maior volume do líquido que gera vida por onde escorre e com isso poder saciar a sede de muita gente, incluindo animais e plantas.
De acordo com relatos, há trecho do rio que a lama está exalando um odor muito forte, o que vem prejudicando ainda mais a vida das pessoas e dos animais. Na região do balneário, um dos pontos turísticos de maior badalação na região, a situação não é diferente. Onde a água cristalina refrescava a vida de muita gente, hoje é uma deslocação só. Tudo secando, se esvaindo, morrendo mesmo. Um cenário que deixa o coração de quem representa Pedras Altas sagrando.
 
Diante do exposto só resta agora convidar os Shapolins Colorados de plantões para ajudar nessa tarefa emergencial de salvar o Rio Itapicuru Mirim, uma das mais importantes reservas ambientais da região.  Pelo que vejo, os nossos “políticos” estão ocupados com outros afazeres, pensando mesmo é na eleição de 2014, naquele nome que será o mais capaz para vencer o processo eleitoral e com isso continuar nadando nas correntes do poder, cercada de 
 O  Rio está morrendo amigo! Tem alguém aí para me ajudar?
Texto: Arnaldo Silva/Fotos: Valdick de Pedras Altas.

Visita Online