Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

28 de mar de 2013

Capim Grosso Urgente: Tenente Marcos José é assassinado

O tenente Marcos José foi assassinado na tarde desta quinta-feira, 28 de março de 2013,  por volta 17h, no Posto do km 2, na cidade de Capim Grosso.

Segundo informações, ele estava abastecendo seu carro, quando dois elementos sem capacetes chegaram em uma moto e dispararam vários tiros.
Segundo Fabiana, namorada do oficial, ele teria saído do carro para pagar o abastecimento, quando ela ouviu a voz do tenente mais alterada e pedindo para que não atirasse, foi quando a mesma  ouviu o disparo. Segundo Fabiana, um dos  assassinos chegou a apontar a arma pra ela.
As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal estão no local para realizar o trabalho de perícia e investigação para tentar capturar os assassinos. 

Centenas de curiosos e grande parte da população estão se dirigindo ao local, muitos estão estarrecidos com o acontecimento. 

O tenente Marcos José se destacou no comando do pelotão de Capim Grosso pelo combate ao tráfico de drogas e por sua postura em organizar o trânsito da cidade, principalmente com apreensão de motos e carros irregulares. Ele comandava os municípios de Mairi, Várzea da Roça, Quixabeira Capim Grosso entre outros.


Vídeo Jorge Quixabeira
Fonte: FR Notícias

Território - Carlos Alberto é o novo presidente do CODES



O vice Prefeito da cidade de Pintadas, Carlos Alberto da Silva Almeida (PSC) é o novo presidente do CODES (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe), eleito na manhã desta quinta-feira, 28 de março de 2013, em uma reunião que contou com a presença de representantes dos 14 municípios pertencente ao território de identidade Bacia do Jacuípe. Carlos esteve a frente da secretaria de educação da cidade de Pintadas nos 8 anos do Governo Valcyr, dentro do CODES foi destaque no Grupo de Trabalho de Educação (GT de Educação), com presença assíduo aos encontro e mobilização da classe.
O nova diretoria do CODES tem como desafios o engajamento dos 14 municípios já perderam alguns ânimos devidos ao pleito eleitoral de 9 município conta com nova administração necessitando "reeducar" sobre o papel da entidade e a participação de cada um.
O CODES é tem mandato de 2 anos, sua diretoria é formado de 50% representante do Poder Público e 50% da sociedade Civil, onde um mandado tem a frente o poder público e outro a sociedade civil, a último mandato foi exercito pela jovem Joilma Rios da cidade de Várzea da Roça:
                                      DIRETORIA DO CODES 2013 e 2014

Conselho de administração
Presidente - Carlos - vice prefeito Pintadas
Francisco - Vice prefeito Riachão
Ademildo - Prefeito de Ipirá
Joilma - SICOOB sertão - Várzea da Roça – Secretaria
Julita - Rede Pintadas
Erivaldo - RESBAJA - Capela

Conselho fiscal
Titulares
Nereide: ser do sertão pintadas
Reinaldo: Secretário Baixa Grande
Reinaldo: EBDA Riachão

Suplentes
Joseney: Prefeito Capela
Leninha: Arco Sertão Nova Fátima
Teodomiro: polo sindical vale do Jacuípe – Riachão
   
                                                                        DIRETORIA EXECUTIVA
                                                 TITULARES CONSELHO FISCAL
                            CONSELHO FISCAL - TITULARES E SUPLENTES
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Assista reportagem da TV Aratu sobre irregularidades na educação em Baixa Grande.

Reprodução do site Acontece na Bahia

Acidente envolvendo dois carros de passeio deixa dois mortos e três feridos na BA 120 (veja o vídeo)

acidente entre corsa 
Além da coincidência de colisão envolvendo dois veículos iguais, o que seguia para Queimadas se envolveu em um acidente de pequenas proporções em Feira de Santana pela manhã. Outro fato curioso foi envolver estudantes de um curso não muito comum. Lucas e duas jovens feridas cursam Engenharia do Petróleo.
Duas pessoas morreram no final da tarde desta quinta-feira (28),no km 30 da  BA 120, a 02 km da cidade de Valente, sentido Santaluz, vitimas de um acidente envolvendo dois veículos modelo Corsa. Lucas Antônio Lima Carneiro Araújo, 18 anos,  dirigia o Corsa Sedan placa JRD 8000 licença de Valente, retornava da cidade de Santaluz e na localidade conhecida por Barro Vermelho, teria perdido o controle do veículo passou para a contra mão onde recebeu o choque violento do Corsa Classic placa HGO 9418, licença de Salvador, dirigido por Gilberto Antonio Silva, 60 anos.Somente o resultado da perícia irá apontar o que provocou o acidente.
vitima-do-corsa-que-segguia
No acidente,morreram na hora  ficando presos nas ferragens Lucas que viajava sozinho, ele que era filho de Mário dos Correios e a funcionária pública Marion Rejane Araújo Silva, 56 anos, que viajava ao lado do esposo Gilberto. Além do casal, viajavam uma filha, Lívia Araújo, 18 e a amiga Fabiane Oliveira Marques, 17, que receberam os atendimentos emergenciais no pronto socorro do Hospital José Mota Araújo e em seguida foram transferidas conscientes para o Hospital Geral em Salvador. Gilberto que também é funcionário público tendo como função motorista do IBAMETRO foi transferido com fraturas nos membros inferiores e superiores, mas segundo informações de amigos ele deixou a unidade de saúde em Valente consciente.
lucas
 Histórias que comoveram – Lucas, filho do funcionário dos Correios de prenome Mário havia começado em fevereiro o curso de Engenharia do Petróleo, na cidade de Aracaju. Membro da Igreja Batista, Lucas chegou pela manhã de Aracajú e a tarde foi à cidade Santaluz visitar os avós maternos.
Um amigo da família que não teve a identidade registrada, disse que Lucas ligou pra  ele na saída de Aracaju por volta de 0h30 desta quinta e disse que pretendia fazer uma surpresa ao pai, às 06h da manhã já estava em Valente. “Me chamou para acompanhá-lo a viagem de Santaluz, brinquei com ele e preferir não viajar, quando recebi foi a noticia do acidente e que ele havia morrido” narrou o amigo.  
acidente entre corsa.2
 As pessoas que viajavam no corsa Classic, eram naturais de Queimadas e residiam no Bairro do Imbui, em Salvador. Eles saíram da capital do estado ás 08h e ao chegarem no contorno de Feira de Santana, se envolveram em um pequeno acidente e por meio de um torpedo Fabiane informou a mãe Cosma Maria, que mora em Queimadas, do ocorrido. Na mensagem, ele pede para a mãe não se preocupar, pois não era nada grave e o atraso foi em função da polícia rodoviária, pois necessitou fazer um boletim de ocorrência.
 Na noite de quarta-feira (27), Fabiana havia mandado outra mensagem para mãe, dizendo que estava na contagem regressiva para viajar a Queimadas.
Equipes de resgate tiveram muito trabalho para retirar os corpos das ferragens inclusive uma equipe da Brigada Anjos da Vida de Conceição do Coité esteve no local para ajudar no atendimento ás vítimas. 

Por Valdemí de Assis/ Fotos: Raimundo Mascarenhas

Carro derruba muro e cai no quintal de uma casa na cidade de Mairi


Um carro que estava em um lava rápido no bairro Alto da Boa Vista, na cidade de Mairi, derrubou um muro e colidiu contra uma cisterna no quintal da casa vizinha.

Segundo informações de moradores, eles ouviram um barulho e ficaram sem saber o que tinha acontecido. No dia seguinte pela manhã, eles presenciaram o muro destruído e um Gol bola de cor vermelha prensado entre parte do muro e a cisterna. Por sorte ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu no último fim de semana. Os moradores não souberam informar se tinha alguém no carro no momento do acidente e nem o nome do proprietário do veículo.
Fonte: Agmar Rios

Velório de gato chama atenção de moradores


Um velório inusitado chamou a atenção dos moradores de São João do Manteninha, no Leste de Minas Gerais. Uma moradora da cidade resolveu velar o gato da filha.

No velório do gato Cristiano, realizado na noite dessa terça-feira, 26 de março de 2013, uma fila foi formada. A mãe da dona do gato ofereceu até um lanche para as 200 pessoas que foram dar adeus ao bichano.

Patrícia Aparecida Coutinho Lages é colega da dona do gato e enviou fotos do velório para o G1. Ela conta que o gato tinha 13 anos e sua morte causou muita tristeza à dona. “Ela encontrou uma forma de prestar seus sentimentos ao gatinho tão amado por ela, comprou então um caixão, e fez o velório do seu estimado animal. Foi o comentário da cidade”, conta a internauta.

Uma funerária preparou o corpo do felino que foi coberto por flores brancas em seu pequeno caixão. O corpo do gato só não foi enterrado no cemitério na cidade, porque não teve autorização da Polícia Militar.

Polícia Militar não permitiu que o gato fosse enterrado no cemitério do município. A PM alega que o enterro não foi permitido, pois isto seria um desrespeito com os parentes dos mortos enterrados ali.

Semana Santa em Mairi


Nesta Quinta-Feira Santa, 28 de março de 2013, mesmo com o sol muito forte e a seca que vem prejudicando o interior da Bahia, as pessoas estão visitando a Capela do Monte Santa Cruz para fazer suas orações e penitências.

Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município de Mairi. Várias pessoas de Mairi e de outros municípios vão de carro, motos e de pé.
A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas.
Em frente a Capela do Monte, existe a Toca da Onça. Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa.
Toca da Onça
A Quinta-feira Santa é o dia que marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos. Às 19h30min, na Igreja Matriz, acontecerá a Missa da Ceia do Senhor, logo após Adoração ao Santíssimo.

Nesta Sexta-Seira Santa, dia 29, acontecerá a Via Sacra ao Monte, saindo às 5h da manhã da Praça J.J. Seabra, seguindo em caminhada até ao monte. Às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão na Igreja Matriz. Logo após, será realizada a Procissão pelas ruas da cidade.

A programação da Semana Santa da Igreja Católica de Mairi começou no dia 24 e encerra no próximo domingo, dia 31 de março.
Quiosque
No pé do monte, os barraqueiros e vendedores ambulantes vendem refrigerantes, água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, brinquedos, velas, santinhos, doces, salgados entre outros.

CONVITE


Território – Articuladores de GTs da Bacia do Jacuípe se reúnem para eleição da entidade.

Articuladores dos GTs que representam o CODES (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe), estiveram durante o dia desta quarta-feira, 27 de março elaborando as estratégia e planejamento bem como a eleição da nova diretoria do CODES para os anos 2013 e 2014.
O evento teve inicio uma dinâmica realizada pelo professor Antônio reis da cidade de Ipirá, devido ao pleito eleitoral onde dos 14 municípios 9 estão com uma nova gestão e com isto muito a equipe não conhecia e pouco conhecia a politica de desenvolvimento desenvolvido no território através do CODES. Para facilitar o conhecimento prévio o professor solicitou que cada um escolhesse alguém que nunca tinha visto e assim trocar experiência, expectativa e desafios.
De Baixa Grande participaram: Fabiano Cerqueira (GT de Agricultura), Dilton (STTR), Ediomário Catureba (GT de Comunicação) e representando o poder Público participaram o Secretário de Agricultura Reinaldo Brito e o Prefeito Pedro Lima Neto.
   
O prefeito de Pintadas, Edenivaldo Ferreira Mendes(PT), relatou da importância da entidade afirmando que fica difícil para município buscar alguns recurso sozinho fazendo necessário a união, “existem coisas que uma cidade sozinha fica difícil de conseguir, mas junto teremos mais facilidade para isto faz necessário a organização através do CODES”. Comentou corujão.
                                VÍDEO DO SEPLAN

A Atual presidenta Joilma Rios da cidade de Várzea da Roça, falou do nivelamento da experiência de cada um do território. Para ela cada um que veio participar do evento, veio por que acredita que com a união ira unir forças e assim alcançar objetivos.
O ex-prefeito e atual Secretário de agricultura de Pintadas, Valcyr Rios, comentou que o diálogo da criação do CODES, iniciou ainda em 2003, quando um grupo de pessoas provocado pelo Governo Federal começou a discutir, a necessidade de se organizar através de conselhos.para o ex-prefeito “O CODES é um ambiente da sociedade pública e civil, onde veio buscar politicas públicas”.
O vice-prefeito de Pintadas, Carlo, fez uma observação com relação a um vídeo exibido que mostra a organização em território, para isto vê uma necessidade de órgão do governo do estado que não vê o CODES como órgão de mobilização no território. Falou da preocupação dos andamentos do CONSÓRCIO e o CODES.
O Secretário de Agricultura de Baixa Grande, Reinaldo Brito em sua fala comentou sobre a necessidade de interação entre CODES e Consócio na Bacia do Jacuípe. E pela tarde sugeriu a criação do grupo de Trabalho (GT) para discutir a segurança pública.
A tarde foi decidido sobre algumas decisões de continuidade onde foi decido por unanimidade a continuidade dos GTs, mas a equipe sugeriu a unificação de 2 GTs onde Meio Ambiente ficará junto a agricultura e Gênero e Diversidade se unificará ao GT de Desenvolvimento Social.
O CODES a partir deste moneto será como grupo de discursões nas áreas: Cultura, Agricultura, Comunicação, Educação, Saúde, Esporte, Desenvolvimento Social e Legislativo.
CODES – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe, entidade civil responsável pela coordenação dos trabalhos inerentes à definição e implamentação de políticas públicas no Território guiadas por este Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS), que se constitui na peça-chave da estratégia de gestão do processo de desenvolvimento territorial sustentável, compromisso maior do CODES.
Amanhã será aposse da diretoria apontada nesta quarta-feira onde serão 3 representante o Poder Público e 3 a sociedade Civil tendo como diretor representante da Poder Público onde está sendo indicado o nome do Vice-Prefeito da cidade de Pintadas, Carlos Alberto da Silva Almeida(PSC). No evento de posse contará coma presença dos deputados federal Afonço Florence (PT) e Daniel Almeida (PCdoB) e da deputada estadual Neusa Cadore do PT, além de contar com a presença de diverso prefeito e autoridade das 14 cidades do território bacia do Jacuípe.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Tabela do Campeonato Brasileiro Serie A 2018.

Visita Online