Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de mai de 2015

Dengue põe Bahia em estado de emergência: 68% dos municípios registram casos em 2015

Dengue põe Bahia em estado de emergência: 68% dos municípios registram casos em 2015
Foto: Claudio Fachel/ Palácio Piratinil
Na Bahia, mais de 20 mil baianos estão com fortes dores de cabeça, dores atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, náuseas, vômitos, moleza, dor no corpo e outros sintomas da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab) da Bahia, o estado encontra-se em estado de emergência por conta dos aumentos dos casos de dengue em 2015. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em todo ano de 2014, 4.792 casos foram registrados no estado. Este ano, até do dia 30 de abril, 20.813 casos foram registrados – o que representa um aumento de 153% em relação ao mesmo período do ano passado. Os casos estão presentes em 286 dos 417 dos municípios da Bahia (68,6%) e colocam em alerta as populações de Itabuna (4.280), Ilhéus (3.629), Jequié (1.508), Salvador (880), Ibicaraí (592), Jeremoabo (569), Buerarema (470), Simões Filhos (406), Macaúbas (398) e Feira de Santana (396), que concentram 63,1% das ocorrências. De acordo com boletim da Sesab, duas mortes foram registradas: uma em Salvador e outra em Feira de Santana. Para deter o avanço da doença, a Sesab diz fazer o acompanhamento e monitoramento dinâmico dos municípios, visando detectar precocemente o início da transmissão de dengue através de instrumentos de coleta e processamento de dados informatizados e mapas digitalizados e bloqueio de transmissão com equipamentos portáteis para aplicação de inseticida à ultra baixo volume (UBV) em 257 municípios (286 notificantes). A febre chikungunya, registrada desde setembro de 2014 na Bahia, tem 5.953 casos em 127 municípios até o dia 22 de abril deste ano. Do total destes casos, 2.360 em 2014, 3.397 em 2015. As cidades com transmissão confirmada no período são Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Ribeira do Pombal, Amélia Rodrigues, Valente, Camaçari, Salvador e Simões Filho. Os municípios com casos importados (casos confirmados com vínculo epidemiológico com Feira de Santana ou Riachão do Jacuípe) são Alagoinhas, Brejões, Cachoeira, Conceição do Coité, Nova Fátima, Irecê, Pé de Serra e Santa Bárbara. Outros municípios que têm casos confirmados e permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção: Capela do Alto Alegre, Ipirá, Lauro de Freitas, Pé de Serra, Pintadas, Serrinha e Una. Já a tal “doença misteriosa”, diagnosticada pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Ufba como Zika Virus, teve 5.067 registros, sendo a maior concentração nos municípios de Camaçari (2.296); Salvador (1.051); Simões Filho (486); Jequié (396); Itiúba (222); Valença (66); Feira de Santana (40); Ruy Barbosa (31); Várzea do Poço (25); Ibiquera (21); Camamu (20); Una (19); Itacaré (17); São José da Vitória (16); Ponto Novo (14); Santo Antônio de Jesus (12); Filadélfia (10); Itatim (10) e São Felipe (10).
 bahianoticias.com.br

Radialista Sione Santos assinou contrato e estreará na Rádio Viva Voz FM.



 
A cidade de Várzea da Roça será o próximo destino para o Radialista Sione Santos, que após uma negociação tranquila assinou contrato com e Rádio Viva Voz FM, emissora que opera na frequência de 89,7 Mhz.
A estreia está marcada para o próximo dia 18, quando o mesmo vai comandar o espaço noticioso “Canal Livre”, das 18h00min às 19h00min (6 às 7 da noite), além da programação musical das 20h00min às 00h00min (das 8 à meia-noite). Ambos os programas irão ao ar de segunda a sexta-feira.
Deixo aqui registradas as felicitações ao grande profissional por mais essa conquista, assim como a emissora pela excelente aquisição. Creio piamente que a parceria fortalecerá ainda mais a comunicação da nossa região.

Da redação, Milton Santos.

Ato em defesa da vida é realizado em Pintadas

Neste domingo, 03 de maio de 2015, aconteceu em Pintadas um ato em defesa da vida, lutando contra a violência e extermínio de jovens, um evento diocesano onde teve a participação de algumas paróquias da diocese, inclusive Mairi.

Esse movimento foi discutido desde do ano passado na assembleia diocesana como forma de amenizar os acontecimentos ocorridos na cidade, assassinato e extermínio principalmente de Jovens pois é uma realidade que vez crescendo com o passar do tempo em nossas cidades e comunidades. Jovens que entram no caminhos das drogas e da violência, são mortos cruelmente.

Se inciou por volta das 9:00hs com Celebração Eucarística, onde teve momentos muito fortes e marcantes, cada paróquia levou cruzes para representar tantas e tantos jovens exterminados. Também contamos com a presença de alguns padres e o bispo Dom André.
Logo após a celebração eucarística, teve a caminhada pelas ruas com o carro de som onde a multidão cantava, gritava, dançava por mudanças. Durante o caminho paradas reflexivas com apresentações de cada paróquia (Ipirá,Macajuba e Pintadas)

A tarde animação com o grupo mensageiros da Paz de Baixa Grande logo depois apresentações artísticas sobre contra violência e a sim a Paz com às Paróquias de Pintadas e Mairi. Para completar palestra com Mascarenho e a benção de Dom André reforçando o que foi mostrado e proposto durante o dia e que a nossa missão continua.

Redação: Gilmax Gomes / Por: Guilherme Santos
Fonte: https://paroquiademairi.wordpress.com/

Um dos fugitivos da Delegacia de Mundo Novo é morto em troca de tiros com a polícia

Na noite desta segunda-feira, por volta das 19h30min, foi desenvolvida uma operação policial conjunVta da Polícia Civil, sob o  comando do Bel. José Adriano e da Polícia Militar, sob o comando do Sgt. Requião, com o fito de realizar a captura dos fugitivos da Delegacia de Mundo Novo, de prenome JEFERSON, VULGO "NEGÃO" e GERÔNIMO, VULGO "BUZA", que segundo informações, encontravam-se no Povoado de Ibiaporã, zona rural de Mundo Novo. 

Ao chegarem ao Povoado de Ibiaporã,  as equipes policiais receberam uma ligação telefônica oriunda Delegacia de Mundo Novo, informando que os referidos fugitivos encontravam-se, naquele momento, no Povoado do Paraíso, zona rural do município de Ruy Barbosa. Segundo o relato de populares residentes neste Povoado, os foragidos JEFFERSON e GERÔNIMO, encontravam-se em uma motocicleta de cor vermelha, que os mesmos haviam roubado no Povoado do Jequitibá, zona rural de Mundo Novo, no dia 26/04/2015, para dar continuidade à fuga. 

De posse destas informações, as equipes policiais se dirigiram ao Povoado do Paraíso, onde coletaram informações acerca do local onde os fugitivos estavam homiziados. Os policiais se posicionaram e em seguida anunciaram o cerco aos ocupantes do imóvel e foram surpreendidos por um disparo de arma de fogo, efetuado pelos ocupantes da aludida residência.  Após alguns instantes, os ocupantes da residência efetuaram um novo disparo. Depois os policiais decidiram invadir o aludido imóvel, mesmo diante dos riscos à integridade física dos mesmos. JEFERSON, que estava de posse de uma espingarda, se preparava para efetuar um novo disparo contra os policiais, que reagiram à injusta agressão e efetuam um disparo contra o mesmo. Em seguida, os policiais prestaram o imediato socorro a JEFERSON CARLOS MAIA DOS SANTOS, natural de Crus das Almas, que não resistiu ao ferimento e veio a óbito a caminho do hospital da cidade de Ruy Barbosa. 
Na residência em que JEFERSON se encontrava, o peliciais encontraram a arma utilizada pelo mesmo para efetuar disparos contra os policiais, bem como a motocicleta roubada no dia 26/04/2015 por JERFERSON E GERÔNIMO, nas imediações do Povoado do Jequitibá. Nesta ocasião, GERÔNIMO não foi localizado. 

As buscas aos dois últimos fugitivos, MARCELO E GERÔNIMO continuam de forma ininterrupta e a captura dos mesmos poderá ocorrer a qualquer momento. O Auto de Resistência foi instaurado na Depol de Ruy Barbosa.

Homem natural de Mundo Novo é encontrado morto em Luis Eduardo Magalhães

Fábio Nunes Dias, de 35 anos, natural de Mundo Novo-BA, funcionário da empresa Mauricea, foi encontrado morto, às margens da BR-242, no Setor Industrial, em Luis Eduardo Magalhães, no início da tarde desta segunda-feira, 04 de maio de 2015.

De acordo com informações da polícia, Fábio Nunes, foi fazer um curso na empresa Vipal, quando estava retornando para o refeitório da empresa Mauricea no setor industrial às margens da BR-242, no  Km 88, foi encontrado caído sem vida, não havia no corpo de Fábio, marcas de violência ou perfuração.

A polícia técnica suspeita que a vítima tenha sofrido um ataque cardíaco. A viatura da  funerária Pax Santa Clara, foi acionada pela polícia, para remover o corpo para o IML de Barreiras. Somente a autópsia poderá determinar o que causou a morte. 
Fonte: Blog Braga

Visita Online