Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de out. de 2012

Regional - Barragem do Jacuípe com um nível cada vez mais baixo.

No ultimo dia 14 de outubro, o grupo Ecobike estiveram na região conhecida como Chapéu Queimado, lugar muito conhecido em Várzea da Roça e na região, por ser um balneário e ponto turístico do município, onde atrai/atraia um grande publico nos finais de semana e feriados.
Banhado pelas águas da Barragem do Rio Jacuípe, Chapéu Queimado fica localizado no município de Várzea da Roça, atraia um numero significativo de banhistas e visitantes, certamente que para todos se tornava uma diversão e um atrativo para os finais de semana e feriados, mas nos últimos dias o numero visitantes caíram, motivado pelo baixo nível em que se encontra a barragem. Para ter ideia o quanto o nível baixou nos últimos dois anos, olhe as fotos a baixo, uma comparação entre os anos de 2010 e 2012, a primeira foto é em 2010, mostram banhistas se divertindo e na segunda foto o pessoal do Ecobike no mesmo lugar mas tirada no dia 14 de Outubro de 2012:
Em 2010 o nível da barragem era significativo, mas já estava em alerta por conta que estava baixando.
Com aproximadamente 6 % de sua capacidade em 2012, a barragem está baixando gradativamente por conta da seca.
Um dos problemas que a população da região da Bacia do Jacuípe está passando nos últimos dias é a falta de água, por conta do severo racionamento que está ocorrendo em seus reservatórios, "a população de todas as cidades da região estão sofrendo com a seca precisam economizar água, porque se não for tomada alguma medida iremos acabar sem água", alerta o pessoal do Ecobike. O grupo percorreu de bicicleta cerca de 12km até o Chapéu Queimado, entre os demais passeios ciclísticos que eles fazem sempre percebem a situação em que se encontra a nossa região, onde animais morrem por falta de água e/ou de alimento. Além da devastação em torno dos córregos e lagos de nossa região, causando assim o assoreamento e a perca de profundidade e velocidade, tornando assim rasos e sem força para as águas correrem e irem até o encontro com o rio ou barragem.

Segundo o Ecobike eles apenas buscam alertar a população, governantes e a todos os órgãos, privado ou público, que é preciso tomar medidas de preservação da mata ciliar ou tentar recuperar algumas áreas e proteger outras para não serem extintas.

Sobre o assunto
Está sendo divulgada nas rádios da ragião uma campanha da Embasa, conscientisando as pessoas para economizarem água, além de alertar a todos que os níveis dos reservatórios das barragens estão caindo.

Fotos: Ecobike / Redação: Ramon Cedraz - www.varzeaeregiao.net

Uma pessoa morre em batida entre caminhão e carreta

Acidente aconteceu na BR-242, a 30 Km de Barreiras, oeste do estado. Segundo PRF, tráfego de veículos ficou lento na região.

Um caminhão bateu contra uma carreta na manhã da terça-feira (22), na BR-242, a 30 Km de Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão morreu.
"O caminhão ficou bastante amassado. Ele bateu na traseira da carreta. O Corpo de Bombeiros teve que ser chamado para ajudar com as ferragens", informou o policial Julinesio Santana.
A PRF informou ainda que os veículos bloquearam o fluxo em uma das faixas da via e o tráfego chegou a ficar lento na região. Os carros já foram retirados do local e o trânsito liberado.

(Foto: Foto: Divulgação/ PRF)

Visita Online