PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

21 de jan. de 2020

Delegado fala sobre prisão de acusados da morte de mototaxista em Capim Grosso

Na tarde desta terça-feira (21), durante entrevista ao repórter Aroldo Rogério, o Fala Sério, na Rádio Jaraguar FM, o delegado de Capim Grosso, Jaime de Brito Andrade, falou sobre a prisão de dois acusados pela morte do mototaxista Ezimar Cerqueira dos Santos, 35 anos, que teve o corpo localizado hoje (veja aqui), próximo ao açude da cidade, depois cinco dias desaparecido, o que gerou uma grade mobilização e comoção da comunidade capim-grossense.

Os dois acusados de matar o mototaxista Ezimar Cerqueira foram presos na sede do município de Capim Grosso, sendo um próximo ao posto do KM 12 e o outro no bairro do Novo Oeste.

Segundo o delegado, provavelmente, nesta quarta-feira (21), a polícia deverá concluir as investigações e apresentar oficialmente os acusados, que não tiveram as identidades reveladas, mas, sabe-se que se trata de um maior e outro menor de idade. Um segundo elemento, que também estaria envolvido no crime, está sendo procurado, podendo ser preso a qualquer momento, inclusive já foi pedido de prisão preventiva do mesmo junto ao Poder Judiciário.

Em relação à transferência dos dois acusados para o Complexo Policial de Jacobina, o delegado Jaime de Brito justificou que “em nenhum momento, desde a prisão deles, houve clima para que esse procedimento fosse finalizado na cidade de Capim Grosso”.

Fonte: Jacobina 24 Horas

Atenção para nota da Secretaria de Saúde de Mairi

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP) alerta a população Mairiense, para que estejam atentos aos acidentes com animais peçonhentos em especial escorpiões uma vez que altas temperaturas desta época do ano fazem com que estes animais fiquem mais ativos, aumentando as chances de acidentes. Uma das preocupações é com o escorpião amarelo, o Tityus serrulatus, cuja ferroada pode até levar à morte.

A picada do escorpião é venenosa e pode provocar efeitos tanto na região atingida quanto no sistema nervoso. Os sintomas mais comuns são: dor local podendo ser acompanhada de sensações na pele como formigamento, queimação, dormência; febre ou temperatura mais baixa que o comum; e excesso de suor. Também podem ocorrer vômito, náusea, arritmias e complicações neurológicas, como paralisia.

Durante o ano 2019, a VIEP recebeu 77 notificações de acidentes com escorpiões no município, sendo que não houveram casos graves notificados no município.

Importante destacar, quanto ao controle químico de escorpiões, de acordo com o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde até o presente momento não há estudos que comprovem a efetividade do uso de produtos químicos. Portanto, não existe eficácia na aplicação de venenos, podendo inclusive causar um efeito indesejável que é o desalojamento dos animais abrigados. Os mesmos são perturbados pelo veneno e saem em busca de novos abrigos aumentando assim o risco de acidentes com os próprios moradores locais ou vizinhos.

Orientações

No ambiente domiciliar o escorpião se abriga embaixo de madeiras velhas, lenha, tijolos, restos de construção, entulhos e frestas de calçadas, muros e paredes.
O lixo doméstico mal acondicionado, restos de alimentos e sujeira nos domicílios são atrativos para os insetos, como as baratas e outros que são alimentos para os escorpiões.

Cuidados:

1. Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

2. Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados;

3. Não jogar lixo em terrenos baldios;

4. Eliminar fontes de alimentos dos escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos insetos;

5. Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;

6. Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam escorpiões;

7. Remover folhagens, e plantas junto às paredes externas e muros;

8. Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas;

9. Vedar soleiras de portas;

10. Reparar rodapés soltos e colocar telas em janelas;

11. Colocar telas em aberturas de porões e manter assoalhos calafetados.

Os cuidados devem ser redobrados, principalmente entre as crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa. Segundo os especialistas, esse público é o mais suscetível a sofrer complicações decorrentes do ataque de animais peçonhentos.

Sílvia Ferreira – Secretária Municipal de Saúde

Karolline Matos – Coordenadora Viep

Corpo do mototaxista Ezimar é encontrado em Capim Grosso

Chega ao fim, e de maneira trágica, o drama sobre o desaparecimento do mototaxista Ezimar Cerqueira, vítima de um assalto na cidade de Capim Grosso, na região de Jacobina. O corpo de Ezimar foi encontrado na manhã desta terça-feira (21), em uma área perto de um açude, em Capim Grosso, após um dos participantes do crime ser capturado e confessar a morte, apontando o local onde o corpo estava.

Desde a última sexta-feira (17), quando Ezimar saiu para atender um chamado e desapareceu, toda a região de Jacobina acompanhava apreensiva o desfecho do caso. E hoje, após quatro dias do desaparecimento do mototaxista, infelizmente, veio a notícia que ninguém gostaria de receber: Ezimar, um homem evangélico e trabalhador, foi morto por três elementos que queriam roubar sua moto.

Fabrício, um dos acusados, confessou o crime e disse que Ezimar foi moto com golpes de faca e facão. Em seguida, eles cobriram o corpo da vítima com folhas e fugiram levando sua moto.

A primeira pista de que algo pior havia acontecido com Ezimar surgiu no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina, no domingo (19), quando a moto dele foi encontrada já com outra placa. Os três suspeitos fugiram do cerco e se embrenharam na mata. A caçada aos acusados foi iniciada no domingo, e hoje Fabrício acabou preso. Outros dois acusados continuam sendo procurados.

Fonte: Jacobina Notícias

Urgente!! Preso segundo suspeito de participar do assalto do mototaxista Ezimar

Segundo as últimas e precisas informações,  o segundo suspeito de participar do assalto ao mototaxista Ezimar Cerqueira dos Santos, 35 anos, que está desaparecido deste a última sexta-feira(17), no município de Capim Grosso-BA, acaba de ser preso, amanhã desta terça-feira(21).

De acordo o que foi colhido por nossa redação, o suspeito identificado por Fabrício, foi capturado na residência de sua genitora que fica localizada no Km 2.

Com a prisão de Fabrício, a Polícia espera elucidar o caso, obtendo informações concretas sobre o paradeiro do Ezimar. Nesta segunda um suspeito de ser comparsa dos assaltantes foi detido em Novo Paraíso.

Atualizando as informações...

Blog do Ril De Beto

É de Baixa Grande a Musa da maior competição de futebol amador do Brasil

A advogada Suzane Carvalho Brito, acaba de ser eleita Musa do Intermunicipal 2019, Campeonato que envolve seleções de diversas cidades baianas, sendo a maior competição amadora de futebol deste tipo no Brasil. Desde outubro ela iniciou na competição com quase 200 lindas meninas de várias cidades da Bahia.
Durante todos esses meses foram várias “paredões” envolvendo as modelos, as que mais recebiam curtidas ia se calcificando para as próxima fase, e a grande final aconteceu neste domingo, 19 de janeiro, quando três concorria ao título, Gabrielly Senna da cidade de Ibicaraí,  Camila Cariry da cidade de Itiroró e Suane Brito da cidade Baixa Grande.
Uma forte campanha foi mobilizada nas redes sociais, várias pessoas de Baixa Grande pediam votos em suas redes, Suzane obteve o maior número de curtidas sendo eleita a Musa do Intermunicipal 2019.
Advogada bem sucedida, Suzane sempre interagem nas redes sociais, explanando conhecimento de leis entre outras experiências na área jurídica, dona de uma beleza natural ela sempre encantou seu público pela beleza e simpatia, ultimamente tem chamado atenção para os olhares de milhares de baiano.

Seleção de Várzea da Roça é líder da Copa Jacuípe Feminina com um rodada a menos no grupo B.

Na manhã de domingo 19 de janeiro de 2020 foi realizada a partida entre Várzea da Roça X Gavião, a partida aconteceu no campo do Cruzeiro em Várzea da Roça.  A seleção feminina de Várzea da Roça jogou a 4ª partida na competição sendo a 5ª rodada da Copa Jacuípe Feminina, da 5 rodadas Várzea da Roça jogou apenas 4 e venceu todas com 100% de aproveitamento é Líder no Grupo B com 12 Pts, após vencer a seleção de Gavião pelo placar de 3 a 1.

Confira os jogos de Várzea da Roça.

Várzea da Roça 5 X 1 Capela
São José 0 X 3 Várzea da Roça
Várzea da Roça 2 X 1 Pé de Serra
Várzea da Roça 3 X 1 Gavião

6ª rodada será domingo 26 de janeiro 2020, na cidade de Mairi, Várzea da Roça X Ipirá (9 horas).

Prefeitura de Várzea da Roça
Governo Uma Nova Reconstrução.



Visita Online