Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

25 de mar de 2014

Victor & Léo em Capim Grosso


Barragem de São José do Jacuipe opera com 8%. Pedras Altas com 38%

Em entrevista concedida pelo Engenheiro Vinícius Araújo, gerente Regional da Embasa, com sede em Senhor do Bonfim, ao Jornal Transamérica 2ª edição, o mesmo informou que as barragens de São José do Jacuípe e de Pedras Altas, depois das chuvas de Dezembro e Março, registraram aumento em suas vazões. São José do Jacuípe operando com 8% o que representa 30 milhões de metros cúbicos de água, para uma capacidade de 357 milhões de metros cúbicos. No período da seca em 2013, a barragem registrou o índice mais baixo e  abastece o sistema de irrigação no município de Várzea da Roça, as cidades de Mairi, Quixabeira, dentre outras localidades.
Já a barragem de Pedras Altas responsável pelo abastecimento de toda a Adutora do Sisal, com 12 sedes, 21 municípios e 170 mil pessoas, opera no momento com  38% de sua capacidade, que segundo Dr. Vinicius, é de 38,4 milhões de metros cúbicos de água.
Outra informação passada pelo Engenheiro é que no período da estiagem, uma determinação do INEMA apontou que a Barragem de Pedras Altas não poderia ter as suas comportas abertas para alimentar o Rio Itapicuru Mirim, ligando Pedras Altas ao Município de Queimadas. São 60 km de extensão, para uma representação composta por 10 mil pessoas. Por conta da determinação do governo de não abrir as comportas, duas manifestações foram realizadas no Distrito de Pedras Altas, com o fechamento da pista, mas mesmo assim o governo não atendeu as reivindicações. Para suprir as necessidades das Comunidades Ribeirinhas, a Embasa trabalhou a distribuição de água através de caminhões pipa.
Mesmo com o aumento da capacidade da barragem de Pedras Altas, o engenheiro explicou que ainda é preciso cautela no manuseio da água, por conta da grande demanda da Adutora do Sisal, mas considera uma situação mais tranquila nesse momento.
Texto: Arnaldo Silva/Foto: Secom – Sec. de Comunicação Social do Governo do Estado/Barragem de Pedras Altas. 

Tabela do Campeonato Brasileiro Serie A 2018.

Visita Online