Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

12 de abr de 2013

Manifestação em Ponto Novo-BA

Irritados com Governo do Estado agricultores destroem adutora que levará água para Senhor do Bonfim.

Um grupo com mais de 100 agricultores na tarde desta sexta-feira, 12 de abril, em protesto contra um possível corte na água que abastece os lotes do perímetro irrigado de Ponto Novo, anunciado segundo agricultores pelo governo do Estado para acontecer a partir da próxima segunda-feira, 15, provocou a reação dos manifestantes. Parte da adutora localizada nas proximidades da barragem construída para solucionar a falta de água nos municípios de Sr do Bonfim e Jaguarari foi parcialmente danificada pela multidão.
Pedras, pedaços de ferro e um trator agrícola foram usados para quebra as manilhas suspensa por um a base de concreto e interromper o sistema que começaria a funcionar dia 15 de abril.  A revolta generalizada dos agricultores provocou um grande estrago no equipamento que estava em fase de teste pela Empresa Baiana de Água e Saneamento EMBASA. Agora com o episodio o sistema fica interrompido até que o estrago seja solucionado pelos técnicos da empresa que estão construindo a obra.
A Embasa ainda não se manifestou oficialmente sobre o prejuízo causado pelos manifestantes e quando o trecho destruído vai ser recuperado. A polícia civil está abrindo inquérito para tentar identificar os supostos envolvidos no episódio.
FALANDOTUDO.COM

Encontro de vereadoras e vereadores reúne 21 municípios em Baixa Grande‏

Teve início na manhã desta sexta-feira, 12 de abril de 2013, o encontro estadual de vereadores e vereadoras organizado pelo Mandato da deputada estadual Neusa Cadore (PT). O evento está sendo realizado no CTL - Centro de Treinamento de Líderes, na cidade de Baixa Grande.

A atividade reúne representantes do legislativo de 21 municípios de várias regiões do estado em Baixa Grande, além do prefeito anfitrião, Pedro Lima, e do gestor de Quixabeira, Eliezer Costa. 
Deputada Neusa Cadore
A deputada Neusa fez a abertura do encontro, destacando a responsabilidade de quem ocupa uma tarefa no espaço legislativo e a importância permanente de se capacitar e se articular. “Nós somos testemunha que nos últimos 10 anos foram as decisões políticas que possibilitaram mudar a vida das pessoas”, disse a parlamentar. Neusa ressaltou que foi a partir do projeto político liderado pelo presidente Lula que o Brasil tirou 30 milhões de pessoas da pobreza e mais de 15 milhões da escuridão através do Programa Luz Para Todos.
Um dos convidados do encontro foi o vereador de Salvador e líder da oposição, Gilmar Santiago, que abordou a sua experiência.  Ele falou que ser vereador de oposição é uma tarefa muito dura, principalmente em Salvador aonde uma parte da Câmara está atrelada aos interesses econômicos. “Muitos vereadores fazem política substituindo o papel do estado e agem como poder público paralelo com a oferta de serviços. Ser vereador de oposição é lutar para mudar essa cultura política, não é fazer assistencialismo, é ter solidariedade com as demandas legítimas das pessoas, mas não atuar de forma individualizada”.
Gilmar falou ainda que o parlamentar não pode se limitar à política individualista. “Nossa tarefa é ajudar as pessoas a se organizarem, apoiar a articulação comunitária, priorizar as demandas coletivas e pautar as demandas fundamentais, fiscalizar o poder público para que o dinheiro não seja desviado ou má utilizado”.
Atuação Legislativa
O ex-vereador do município de Santa Bárbara, Lino Filho apresentou sua experiência de mandato como vereador e defendeu uma atuação parlamentar articulada com o partido. “Nosso mandato pertence ao partido, por isso precisamos trabalhar para fortalecer a construção partidária”, opinou. Lino também falou que a dificuldade de legislar sem orçamento exige que os parlamentares usem a criatividade e se articulem com a comunidade para representar bem as suas reivindicações. “Já que o vereador não pode criar despesa, uma saída é colocar no orçamento público. Por isso a importância de conhecer as peças orçamentárias e o Plano Plurianual, que deve ter a participação da comunidade”.
Lino Filho
Doris do município de Uibaí
A vereadora Dorisdei Alencar, que exerce seu segundo mandato como vereadora do município de Uibaí, falou sobre os desafios do cargo e destacou que o atendimento individualizado não pode sobrepor o papel principal do legislativo. “Na situação ou na oposição, o principal desafio de ser vereador ou vereadora é mudar a cultura assistencialista, que muitos colegas até preferem manter para atrelar os votos, opinou”.
Para a vereadora, que sempre esteve no campo de situação e fez parte da Mesa Diretora da Câmara, a política deve ser instrumento para mudar a vida das pessoas e não para satisfazer motivações pessoais. Doris aproveitou para destacar a transformação que o Brasil está passando em função de um projeto político alinhado às demandas populares. “Se fazemos parte de um projeto político coletivo, precisamos conhecer, defender e não ter vergonha de fazer o debate”. Ela destacou a necessidade de um trabalho articulado de bancada porque num município pequeno a disputa deve ser feita com aqueles que têm um projeto político diferente e não dentro do mesmo grupo. “Temos que usar o espaço da Câmara para afirmar o nosso projeto de sociedade”, disse.
Articulação com os movimentos sociais
Doris chamou a atenção para a importância de cada parlamentar conhecer os documentos do partido ao qual se vincula e de fortalecer o relacionamento com os movimentos sociais. “É preciso estar atento às demandas, às discussões e às reivindicações das categorias com as quais você se relaciona. Abrir o espaço do Legislativo é importante e fundamental para mudar a cultura assistencialista”. Doris apresentou a conquista da Lei de Assistência Estudantil Municipal de Uibaí como um dos grandes exemplos do processo coletivo que teve participação do movimento de estudantes e foi vitorioso graças à mobilização e articulação com os movimentos sociais.
A parlamentar também falou sobre a articulação com o movimento de mulheres e a atenção do seu mandato com as questões de gênero. “Nós precisamos ter um olhar especial para as nossas questões e ir para o embate se for preciso”.
Sobre a participação na Mesa Diretora, a vereadora Doris falou que a tarefa deve ser contribuir na moralização e na mudança da mentalidade. “Equipamos a Câmara, adquirimos um veículo novo, trocamos o mobiliário e ainda devolvemos mais de 70 mil reais ao prefeito com quem negociamos o investimento na construção de um coreto na praça municipal”. Para ela, quem ocupa o espaço político tem que fazer a diferença, e essa diferença não pode deixar margem à dúvida. “Tem que ser transparente, porque a corrupção é uma questão simbólica muito forte e esse discurso deve ser quebrado com ação prática”.
Robinson Almeida
À tarde, o Secretário Estadual de Comunicação, Robinson Almeida, e o deputado federal Afonso Florence participaram do evento.  Robinson elencou uma série de investimentos do Governo do Estado em todas as áreas, a exemplo das 100 mil unidades habitacionais entregues, da construção dos cinco novos hospitais e o aumento do índice de oferta de água na zona rural de 30% para 53% nos últimos anos, a conquistas das novas faculdades federais, entre outras intervenções. “São ações que demonstram que estamos fazendo a maior revolução social da história desse estado. Temos muito a fazer, mas temos convicção de que somos nós que estamos transformando o Brasil e a Bahia. Esse projeto político não vai retroceder e não vamos parar enquanto o nosso Brasil não for um país digno para cada brasileiro e brasileira”, afirmou o secretário.
Municípios que participam do encontro: Baixa Grande, Ipirá, Itaberaba, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre, Morro do Chapéu, Piritiba, Santa Bárbara, Santa Luz, Macajuba, Antonio Cardoso, Pintadas, Barro Alto, Ipecaetá, Uibaí, Serrinha, Lençóis, Quixabeira, Mairi, Ruy Barbosa, Lajedinho. O vereador José Alan de Mairi marcou presença no evento.
Vereador Alan de Mairi

Lourivânia Soares/Fotos: Agmar Rios

Governo Inicia obra de recuperação do trecho da BA-130, que liga Mairi a Baixa Grande

O Governo da Bahia iniciou a obra de recuperação do trecho de 32 quilômetros da BA-130, que liga Mairi a Baixa Grande. As máquinas já estão no local trabalhando.
As obras estão sendo feitas por etapas. O governo já recuperou o trecho que liga São José do Jacuípe a Capim Grosso e de Baixa Grande a Macajuba.  Depois será recuperado de Mairi a São José do Jacuípe.
A obra foi uma solicitação da deputada estadual Neusa Cadore (PT). De acordo com a deputada, a situação da estrada tem causado transtornos e prejuízos a quem transita pelo local. Além disso, os diversos trechos esburacados e com sinalização precária têm causado muitos acidentes.
A obra vai beneficiar muitas pessoas que residem em Capim Grosso, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Mairi e Baixa Grande. Pela rodovia trafegam diariamente cerca de 460 veículos. As melhorias possibilitam mais conforto e segurança aos motoristas, além de favorecer a economia local, que tem por base a agricultura e a pecuária.
Redação e fotos: Agmar Rios

O bloco “As Machonas” no São João de Mairi

No dia 1º de junho de 2013, o grupo “As Machonas” de Mairi estará realizado um grande baile. Acontecerá um desfile com o objetivo de escolher a rainha e princesa.
Os interessados deverão procurar a comissão organizadora, serão premiados o 1º, 2º e 3º lugares. Não perca esta grande festa, faça sua fantasia criativa e participe do melhor e mais divertido bloco da cidade.
O bloco "As Machonas" surgiu em 2010 com o tema “Lideres de Torcida Organizada”, com a iniciativa de um grupo de amigos, afim de curtir o São João de um jeito diferente e divertido. Em 2011, o tema foi “Mulher Maravilha” nome de uma música eleita no carnaval de Salvador. No ano passado, As Machonas homenagearam o o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Este ano, As Machonas vêm dançando Largadinho e Fazendo Ziriguidum no São João de Mairi.
Confira o desfile das Machonas no São João 2012:

Da redação do Blog Agmar Rios

São João de Itaberaba 2013

A festa de São João 2013 da cidade de Itaberaba acontecerá no período de 21 a 23 de junho, na Praça do Coqueiro. Seu Maxixe, Licor com Mel, Caviar com Rapadura, Xinela de Couro, Canindé, e Amado Batista são algumas das atrações que irão se apresentar no palco principal do Arraiá da Ita.
No Terreiro do Forró também acontecerão os shows do tradicional Forró Pé de Serra, sempre com a apresentação de 4 sanfoneiros por noite. O Forró da Ita ainda terá recreação junina e muito mais atrações.
O festejo de São João contribui para incrementar a economia do município, com as vendas de bebidas típicas e comidas, empregando mais pessoas nos bares, restaurantes e pousadas da cidade, além dos que estarão instalados no circuito da folia, na Praça do Coqueiro.

São João de Piritiba 2013

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de junho de 2013 acontece a festa de São João da cidade de Piritiba com grandes nomes da música brasileira. O São João que movimenta milhões de reais nos quatro dias de festa, turistas de todo Brasil estarão presentes em Piritiba, cidade da alegria. 
A Praça Getúlio Vargas será o local dos festejos do “Arraiá Capim Guine”. No dia 23 acontece uma festa particular que é o Forrogoro na fazenda Pau Ferro com a cantora Claudia Leite, que já está confirmada. Esta festa atrai multidões também do Brasil inteiro. Tem segurança bebida de graça e grandes atrações.
Fique atento para a programação:
Dia 21 (sexta-feira) - Dorgival Dantas
Dia 22 (sábado) - Zé Ramalho 
Dia 23 (domingo) - Targino Gondim 
Dia 24 (segunda-feira) - Canários do Reino

Em breve mais informações

Prefeitura de Serrolândia decide que não irá realizar o Arraiá Du Licuri 2013

Em uma reunião realizada na noite desta da última quinta-feira, 10 de abril de 2013, na sede da prefeitura de Serrolândia, com representantes de entidades, associações, escolas, sociedade civil, igrejas, secretários, assessores e do prefeito Gildo Mota, decidiram para a não realização do Arraiá Du Licuri 2013, alegando mais uma vez a pior seca dos últimos 60 anos e que atinge diretamente o município.
O prefeito Gildo Mota irá se pronunciar e divulgará o resultado oficial da reunião. Não vai ter Arraiá du Licuri esse ano novamente.
Por: Pedro filho

Tabela do Campeonato Brasileiro Serie A 2018.

Visita Online