PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

17 de ago. de 2013

Varzeanos: Representará o Município em Conferência Estadual

   Cicero Lucas Ponciano                               Wervesson Zuryel 
Na ultima sexta-feira 16 de agosto, foram Eletos delegados territoriais pra a conferencia Estadual de Cultura. O ator e professor de teatro Cicero Lucas Ponciano e o ator e diretor de teatro Wervesson Zuryel, representantes da sociedade civil - Fundação Cultural Gibão de Couro. Estarão em setembro representando Várzea da Roça e o Território da Bacia do Jacuípe em Feira de Santa, defendendo os projetos de interesse territorial.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Várzea da Roça e sua equipe aonde vem desempenhado interesse no desenvolvimento da cultura local.


(Eleição dos delegados da sociedade civil em Pintas, Delegados eleitos de Várzea da Roça, Cícero Lucas e  Na ultima sexta-feira 16 de agosto, foram Eletos delegados territoriais pra a conferencia Estadual de Cultura. O ator e professor de teatro Cicero Lucas Ponciano e o ator e diretor de teatro Wervesson Zuryel, representantes da sociedade civil - Fundação Cultural Gibão de Couro. Estarão em setembro representando Várzea da Roça e o Território da Bacia do Jacuípe em Feira de Santa, defendendo os projetos de interesse territorial.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Várzea da Roça e sua equipe aonde vem desempenhado interesse no desenvolvimento da cultura local.

(Eleição dos delegados da sociedade civil em Pintas, Delegados eleitos de Várzea da Roça, Cícero Lucas e Wervesson Zuryel e a representante do Território da Bacia do Jacuípe Telma Guimarães). e a representante do Território da Bacia do Jacuípe Telma Guimarães).

Redação Wervesson Zuryel/ Foto Foguinho Eventos
             www.foguinhoeventos.com

Bacia do Jacuípe: Municípios participam da Conferência Territorial de Cultura

Pintadas sediou a V Conferência Territorial de Cultura nos dias 15 e 16 de agosto com o objetivo de apresentar propostas de melhorias na política de estado da cultura.

O Território de Identidade da Bacia do Jacuípe é formado pelos municípios de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço.
Na noite de quinta-feira dia 15, a Fundação Cultural Gibão de Couro, de Várzea da Roça apresentaram o espetáculo O Navio Negreiro que encantou a todos os presentes. Nossa equipe registrou diversos grupos comentando e parabenizando a Fundação pelo belíssimo espetáculo.

Na Conferência do Território da Bacia do Jacuípe, foram apresentadas propostas prioritárias para que os recursos destinados para a cultura sejam feitas de formas iguais para todos.

Uma das propostas de maior discursão foi a distribuição dos recursos para o interior e região metropolitana. A proposta pede que os recursos sejam divididos em 50% para o interior e 50% para Capital e Região Metropolitana.


Para representar o Território da Bacia do Jacuípe na Conferência Estadual, foram eleitos cinco delegados, sendo que três são representantes da sociedade civil e dois representando o poder publico.

Os municípios de Várzea do Poço, Várzea da Roça e São José do Jacuipe serão muito bem representados por Ciomária Rosa, Mercia Rios e Cícero Ponciano eleitos como delegados titulares.

Além do delegados eleitos nas Conferências Municipais que irão representar o municípios, os eleitos em Pintadas irão representar a Bacia do Jacuípe.






































Texto: Ademário Pires/Gidailma Souza portaljacuipe.com.br/

Fotos: Foguinho Eventos/ www.foguinhoeventos.com

Pintadas: Jovens da rede Estadual do Ensino Médio participam de bate-papo em Conferência Territorial

Na manha da ultima sexta-feira 16 de agosto  aconteceu a Conferencia Territorial de Cultura da bacia do Jacuípe.
Diversos jovens da rede Estadual  do Ensino Médio se reuniram no Colégio Zilda Dias, para um bate-papo com Vitor, coordenador da Caravana da Conferencia Territorial.

Entre o dialogo jovens interagem, buscam conhecimentos sobre a Conferencia e dai surge à pergunta o que é Conferencia?  E quais as finalidades?

Na ocasião Vitor incentiva a elaboração de projetos de Cinema, teatro ou musica, seja ele qual for para que seja encaminhado a ao município e futuramente ao governo.

A maior dificuldade desses jovens é em relação ao recurso que não é disponibilizado para a cultura local. Nós vivemos num jogo politico e cabe aos governantes tomarem ciência do que são suas responsabilidades.
Vitor  fala  em sua entrevista que não acostumar ver esse comportamento com frequência  assim as pessoas saírem da escola e procurarem um espaço de debate que as vesses  acaba sendo um pouco desgastante, maçante para algum , e os jovens terem ido ate o Colégio Zilda participar do evento.
Vitor  Barreto
Coordenador  da Caravana

Vitor acha que essa atitude demonstra o quanto a juventude de Pintadas esta sensibilizada  para questões culturais  e quanto eles consideram importante e que realmente  é positivo imaginar que existe ai uma juventude que quer ter o seu papel cidadão de ir ate o evento procurar saber  o que é  isso? Como é que se faz? Ede que maneira que eles podem interagir com essas atividades.
Amanda Rosário
Estudante



Para Amanda Rosário estudante da rede Estadual do Ensino Médio é importante esse dialogo esse bate-papo com o Vitor, pois abrange assuntos juvenis no qual os jovens se interessam pelos problemas culturais que os envolve na sociedade.

O evento teve a realização do  Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Apoio: Prefeitura Municiapal de Pintadas atraves da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.










Da Redação Fotos e Vídeo: Foguinho Eventos

Visita Online