PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

20 de fev. de 2012

Baixa Grande – Presidente da Câmara de Vereadores não cumpre a Lei Orgânica Municipal


Lei Orgânica é uma espécie de Constituição Municipal, criada com regras de comportamento para a população da cidade. A Lei Orgânica não pode contrariar as constituições Federal e Estadual e nem as leis federais e municipais. Antigamente, havia uma só constituição para todos os municípios, mas, atualmente, cada município, de acordo com suas necessidade e peculiaridades, tem autonomia para criar a sua própria Lei Orgânica.

Assim como na maioria das cidades a sessão da Câmara de vereadores deveria ter voltado na segunda quinzena de fevereiro, a não ser que seu Regimento Interno rege outra data, no caso de Baixa Grande a Lei Orgânica diz:
 A Sessão legislativa anual desenvolve-se de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro, independentemente de convocação, sendo realizada uma Sessão por semana às quintas-feiras às 10:00h.
Isto mesmo como rege a Lei orgânica Municipal a sessão da câmara deveria ter voltado na última quinta-feira, 16 de fevereiro, mas isto não aconteceu e o presidente informa que os trabalhos da sessão se darão inicio em 1º de março.

O mais interessante é que a câmara contratou uma empresa para dar manutenção ao seu site (www.camarabaixagrande.com.br) que tem como finalidade a hospedagem dos áudios das sessões e este contrato foi fixado logo no segundo dia de janeiro pelo valor de R$ 7.800,00, isto mesmo, dois meses sem a manutenção é "jogar dinheiro público pelos ralos".

Observando a Lei Orgânica vemos que são diversos os artigos descumpridos pelo atual Presidente o Vereador Amós de Souza Borges Junior (PSC), a exemplo do artigo 60º que diz, a última sessão de cada mês da Câmara Municipal deverá ser realizada em um distrito da Zona Rural, previamente escolhido na primeira sessão de cada mês. Isto não está sendo cumprido a 3 anos não se realiza a chama Sessão itinerante.

Outro artigo que é descumprido é o §1 Art. 59. Que diz: As reuniões marcadas para as datas estabelecidas no caput serão transferidas para o primeiro dia útil subseqüente quando caírem em feriados, em Baixa Grande é descumprindo este artigo, sempre quando cai feriado na quinta não tem sessão naquela semana.

   RESUMO
>Não cumpre com a data de iniciar as sessões
>Enforca sessão em semana que cai em feriado.
>Não realiza as sessões itinerante

Será se nosso queridos vereadores vão devolver 50% de seu salário no mês de fevereiro? Pois quem não trabalha não é digno do salário.
Leis foram feita para serem cumpridas, se as autoridade pisam por cima, como nós cumpriremos?
www.baciadojacuipe.com.br 
Por: Ediomário Catureba

Várzea do Poço - Vereadora denuncia Perseguição política nem cajazeira centenária escapa.


A reportagem do blogwww.varzeacidade.blogspot.com  recebeu uma denúncia da vereadora Analiete, (PDT), que um pé de Cajá centenário com mais de 20 metros de altura foi derrubado a mando do prefeito de Várzea do Poço, Paulo José Ferreira (PCdoB),  no Bairro Canto dos Pássaros. O mais curioso dessa história é que no domingo, (12/02), na final do campeonato amador de futebol série C organizado por desportistas e moradores do bairro e que não tem o apoio da prefeitura e muito menos da Liga, foi comemorado na sombra do pé de cajá, (veja link da matéria). Na segunda feira, 13/02), vinte e quatro horas depois a cajazeira estava no chão. Moradores que não quiseram ser identificados estão revoltados com o absurdo. Um senhor falou que enquanto existem campanhas para plantar uma árvore o prefeito derruba a única árvore que fornecia sombra para as pessoas assistirem os jogos. Outro morador da mesma rua, do pé de cajá, que não quis se identificar estava revoltado, disse que a prefeitura não cuida da rua, muito mato, buraco, animais soltos é um verdadeiro abandono, mas o pé de cajá que era a única sombra ele cometeu o crime de mandar cortar.

A Vereadora Analiete disse que para tudo isso só tem uma explicação: “é a perseguição política, já que um dia antes na comemoração do 11º Campeonato La Bomboneira, o pré-candidato a prefeito pelo PT, que é adversário do prefeito esteve presente no evento comemorando junto com os dois times e torcedores. Já que o prefeito não pode impedir o pré-candidato de ir e vim se vinga na natureza”.
Analiete falou que vai entrar com uma ação no Ministério Publico e IBAMA contra a irresponsabilidade do prefeito, porque antes de cortar uma árvore dessa espécie e porte deve ser feita um estudo ambiental por técnicos de órgãos competentes, isso que aconteceu é um absurdo

Fonte: www.varzeacidade.blogspot.com 
Por: Déa Vasconcelos

Carnaval - Desfile de caretas em Mairi


Buscando manter a tradição do desfile de mascaras na cidade de Mairi, a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Cultura, convida a todos e todas, para vestirem suas fantasias e participarem na próxima terça-feira (21), do tradicional desfile e concurso de caretas, que sairá às 15h30min, da Avenida Senhor do Bomfim. 

O desfile sairá em frente ao terminal rodoviário percorrendo algumas ruas da cidade, até chegar à Praça J.J. Seabra, onde haverá a entrega de prêmios do Tradicional Concurso.

O tradicional desfile de mascaras começou desde o último domingo (19). Todos os dias tem som mecânico na Praça J.J. Seabra, até as 19:00 horas.









Fonte: Agmar Rios

Várzea do Poço - Homens são presos com bananas de dinamite

Dois homens foram presos, na noite desta sexta-feira(17), na cidade de Várzea Poço , sob suspeita de estarem planejando assaltos a bancos na região. Juntos com os acusados, que estavam utilizando o veiculo Hilux, foram apreendidas bananas de dimanantes, que segundo a polícia seriam usadas para a práticas de explosão de caixas eletrônicas , uma das modalidades criminosas que mais tem crescido no país.

A identidade dos acusados ainda não foi relevada pela polícia, mas há a informação que um dos presos é natural de Várzea do Poço, e que estaria residido em São Bernardo, no estado de São Paulo.

Os dois presos foram transferidos para o Complexo Policial de Jacobina, onde devem ser apresentados à imprensa após o feriado de Carnaval.
Fonte: www.noticialivre.com.br

Capela do Alto Alegre - Definidas datas para os jogos da final do Campeonato

Depois de reunião da Comissão Coordenadora do Primeiro Campeonato Rural de Futebol de Campo de Capela do Alto Alegre, baseados em datas de alguns eventos no município, ficou definido que os jogos acontecerão da seguinte forma: O primeiro jogo domingo dia 26 de fevereiro de 2012 no Povoado de Conceição as 15:30 horas, e o segundo e ultimo jogo no domingo dia 11 de março de 2012 no Povoado de Cajueiro, também as 15:30 horas.

A equipe de Cajueiro fará o ultimo jogo em casa por ter feito a melhor campanha no Campeonato e jogará por dois resultados iguais no caso de empates ou vitorias.

Mais uma vez a Radio Jacuipe AM 1500 vai esta fazendo a transmissão, sem duvida será um grande jogo, pois no decorrer do campeonato as duas equipes já mostraram que ambas estão preparadas para lutar pelo titulo do Primeiro Campeonato Rural de Futebol de Campo de Capela do Alto Alegre
Fonte: www.campeonatorural.blogspot.com

Acidente envolvendo Sprinter de Capim Grosso


Foi registrado por volta das 8h da manhã deste domingo (19), na BR – 324, nas proximidades da entrada do Esconso, um acidente envolvendo uma Sprinter, placa de aluguel BPZ – 2792, licença de Capim Grosso, pertencente a Marinaldo Cunha Oliveira, 30 anos e um caminhão amarelo, placa JQK 2500, licença de Riachão do Jacuípe, que estava sendo conduzido por Irineu Ramos de Oliveira de 52 anos.
De acordo com informações de prepostos da Polícia Rodoviária Estadual, o caminhão bateu na traseira da Sprinter, resultando no capotamento. Quatro pessoas que estavam no veículo que faz linha diariamente de Capim Grosso a Jacobina, nada sofreram, assim como o motorista do caminhão.

Texto: Arnaldo Silva.

Capim Grosso: Mais um acidente no contorno de Senhor do Bonfim.


Por volta das 17h desta sexta-feira (17), aconteceu mais um acidente em um dos acessos à Capim Grosso, mais precisamente no contorno de Senhor do Bonfim.

Uma carreta carregada de madeira, placa NTR 6130, licença de Conceição do Coité, vinha no sentido Sr. do Bonfim/Capim Grosso quando o motorista perdeu o controle da direção, tombou e ainda se arrastou por alguns metros. Dentro estava o casal Marlon Santos de Jesus, 33 anos e Florisdete da Silva Mota, 34 anos, que declararam residir em Conceição do Coité.
Eles sofreram apenas escoriações e ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Saúde onde foram atendidos, medicados e na sequência liberados.

Marlon declarou que estava transportando a carga de Belém do Pará para Conceição do Coité. Ele não soube explicar como tudo aconteceu, porém no local constatamos que um dos pneus estava com a borracha da camada superior se soltando, o que possivelmente fez com que Marlon perdesse o controle do veículo.
Com informações de  Milton Santos e colaboração de Jorge Quixabeira.

Casal sofre acidente de moto BR que liga Capim Grosso a São José do Jacuípe


Deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Saúde, por volta das 15h desta sexta-feira (17), o casal Valmir Fagundes de Lima, 52 anos e Maria Luiza dos Santos, 38 anos, popular Xuxa, após acidente de motocicleta acontecido na BR 407 (BA 130), que liga Capim Grosso a São José do Jacuípe, em frente ao Clube CCJA, próximo ao local onde residem.

Segundo informações da recepção do HNSS, o casal teria se desequilibrado da moto, vindo a cair, deixando ambos com várias escoriações, sendo as mais graves no rosto, que estavam bastante ensanguentados, com vários cortes.

Segundo o Soldado Rios, o casal sempre é visto sobre o efeito de álcool, o que poderia ter sido a causa do acidente, sendo inclusive reconhecido o odor exalado quando deram entrada na unidade. Ressaltando que Xuxa usava um capacete impróprio para motocicleta, a popular “cuia”, não protegendo a vítima na queda.

Texto e Fotos: FR Notícias

Veiculo capota próximo a Jacobina‏


Um veículo Fiat Siena, de cor vermelha, placa JPP-3284, licença de Feira de Santana, capotou na tarde deste sábado (18), por volta das 13h, próximo ao bairro da Bananeira, na cidade Jacobina, trecho da BR-324, que fica à poucos metros da entrada da cidade.

Segundo informações, o veículo era conduzido pelo sub-oficial reformado da Marinha José Jarbas silva Campos, que perdeu o controle do veiculo subindo no Guardrail, próximo a bananeira.

Além do condutor, vinham mais três pessoas no carro, a sua esposa e seu filho e um jovem de 15 anos.
As vitimas foram socorridas pela SAMU 192, e levadas para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, com escoriações pelo corpo, apesar da gravidade do acidente, felizmente nenhum dos quatros passageiros sofreram nada grave e passam bem.
Fonte: www.minutonoticia.com.br

Scania carregada de cimento quebra barra de direção e bate em barranco próximo a Mairi


Na tarde deste sábado (18), por volta das 17h, uma Scania 124G, de cor amarela, placa JLZ-7259, licença de Riachão do Jacuipe, quebrou a barra de direção em uma curva, invadiu a contramão e só parou depois que bateu em um barranco, na BA-130, perto do Auto Posto Mairi.

A Scania saiu da cidade de Campo Formoso carregada de cimento e estava travegando sentido ao município de Baixa Grande. O motorista Idelson Antonio dos Santos, natural do município de Antonio Gonçalves, disse que a Scania quebrou a barra de direção e ele freou e por sorte bateu no barranco e não capotou.
O motorista Idelson Antonio dos Santos
Redação e fotos: Agmar Rios

Visita Online