PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

23 de mar. de 2012

Um alerta: A Barragem de São José do Jacuípe está secando


A capacidade da represa é de 355 milhões de metros cúbicos de água, mas no momento a barragem opera com apenas 19% de toda a sua capacidade.
A Barragem de São José do Jacuípe, uma obra realizada no governo de João Durval Carneiro, foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985, ato esse que contou com a presença do então governador, hoje Senador da república João Durval; Dr. Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, Dr. EujácioSimões Viana Filho. A construção da Barragem de São José do Jacuípe se tornou um marco e a sua inauguração um dos maiores eventos políticos da história dos municípios de São José e Várzea da Roça, onde está localizada a barragem, a terceira maior da Bahia.

De acordo com informações colhidas, a barragem tem uma altura de 41,0m por 1.560m de comprimento. A sua construção foi para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio Jacuípe que é de uma extensão de 180km, até a sua confluência com o Paraguacú.
Um dos maiores consumidores de água é o Projeto de Irrigação do Jacuípe que até o final de 2010 registrava 110 lotes de 03 hectares cada no município de Várzea da Roça. O citado projeto teve início em 1998, mas só atingiu até o ano de 2010 35% do que estava previsto que era de 1.002 hectares.
Ainda no campo do consumo aparece como um dos maiores beneficiados a população que habita nos mais de 20 municípios dos Territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal e recebendo água em casa através de tubulação.
Com a barragem secando, a salvação da lavoura está no projeto de interligação da barragem de Pedras ao sistema da adutora do Sisal. A obra já em execução é de iniciativa da Embasa e do Governo do Estado, com investimentos na ordem de R$ 59,3 milhões de reais.
Enquanto o projeto de interligação entre as barragens não entra em funcionamento, só resta uma alternativa para a população de toda a adutora do sisal, economizar água, com essa atitude, a barragem de São José do Jacuípe suportará a conclusão do projeto em andamento e com isso os municípios beneficiados pelo seu abastecimento não serão privados do mais precioso líquido do planeta.
Texto: Arnaldo Silva/Foto: Iramir Márcio, o popular Mica.

Mairi-Unicred agradecem a todos pelos votos e preferência

 AGRADECIMENTO
A UNICRED Financeira agradece imensamente a todos que acreditaram no nosso trabalho e nos concedeu a honra ao mérito de melhor Financeira de Mairi no ano de 2012 com o PRÉMIO EXCÊLENCIA. Queremos agradecer de coração a todos que nos prestigiaram com seu voto.
Nosso muitíssimo obrigado.
Grande abraço; Fernando Pacheco e família UNICRED.

Os Melhores de Mairi, segundo pesquisa.


Algumas empresas e profissionais de Mairi se destacaram a nível de qualidade e excelência em atendimento, em  pesquisa realizada pela TLN - Pesquisas e Eventos junto a papulação local. O solenidade de entrega de diplomas foi realizada na Câmara de Vereadores de Mairi na noite desta quinta-feira (22). 

Confira algumas empresas e profissionais:
Rádio Comunitária Mairi FM;
Carro de Som - JF Publicidade;
Loja de celular - Lucas Cell 3G;
Lanchonete - Sérgio Lanches;
J.J. Perfumaria e Artigo Gospel;
Mulher Empresária - Jociene Barbosa;
Eletrônica Rios -  Chico Som;
Churrascaria Boi na Brasa;
Jovem Empresário - Dil do Gás. 
No ramo de perfumaria e cosméticos: Juliano e Jociene 
Sr. Manoel Carmo, presidente da Rádio Mairi FM
Sérgio Lanches recebendo o diploma
Fonte: Agmar Rios

Obra de interligação das Barragens de São José do Jacuípe/Pedras Altas


A obra de interligação da Barragem de Pedras Altas e Adutora do Sisal, já em execução terá um investimento de R$ 59,3 milhões, reforçando o sistema de abastecimento de Pedras Altas, garantindo água de qualidade para a população de 114 localidades de 20 municípios e 12 sedes municipais do semi-árido, na região do sisal e Bacia do Jacuípe. Essas comunidades serão beneficiadas com a construção da interligação da Barragem de Pedras Altas, construída em 2002, ao Sistema Integrado de Abastecimento de Àgua do Sisal, garantindo a distribuição de água de qualidade para cerca de 172 mil pessoas, que hoje são abastecidas com a água salinizada da barragem de São José do Jacuípe.
A obra que está sendo construída pela Embasa prevê a instalação de uma adutora de água bruta com 1,7 km de extensão, ligando a captação de água da barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, a adutora da barragem de São José do Jacuípe. A implantação do Sistema Integrado de Abastecimento do Sisal prevê ainda, a construção de uma Estação de Tratamento de Água - ETA, com capacidade para tratar 490 litros por segundo, três estações elevatórias, 37 km de adutora de água tratada, dois reservatórios com capacidade para armazenar 1,4 milhões de litros, além da construção de 45 km de linha de transmissão de energia elétrica e uma subestação.
Após a realização desta etapa, está prevista, numa segunda etapa, a integração das sedes municipais de Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça ao sistema.
Serão construídos 45 mil metros de linha de transmissão, mais de 29 mil metros de adutora, três estações elevatórias, uma estação de tratamento e cinco reservatórios, beneficiando 172.204 pessoas.
Depois da obra pronta passarão a contar com água de qualidade, tendo em vista que hoje recebem água salobra, proveniente da barragem de São José do Jacuípe as sedes municipais de Várzea da Roça, Capela do Alto Alegre, Pintadas, São José do Jacuípe, Gavião, São Domingos, Valente, Nova Fátima, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Capim Grosso, Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Riachão do Jacuípe.
Os municípios de Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Santaluz e Queimadas, apesar de não terem suas sedes atendidas pelo sistema da adutora do sisal, muitas comunidades rurais são abastecidas por este sistema, a exemplo de Pereira, maior distrito do município de Santaluz e o Povoado de Almas e Ipoerinha em Conceição do Coité.
Por Valdemi de Assis e Raimundo Mascarenhas do Calila Notícias.com/Foto: Arnaldo Silva.

Várzea da Roça-Pascoa também é na Revelar

A Revelar esta com produtos imperdivel  para  Pascoa aproveite der  uma conferida .
você vai  encontrar camisetas personalizada, chaveiros, e vários outros produtos além de fotografias para documentos(3x4) revelação em uma hora.
A loja fica localizada na Rua Cláudio Gomes ao lado da Pousada Várzeana no Centro de Várzea da Roça
Organização Eder Carlos e Eliane Reis.
Informações: cel: (74)8827-8187

Homem morre em colisão entre moto e ônibus da empresa São Mateus em Santaluz

Uma colisão entre um ônibus da empresa São Mateus e uma moto Honda CG 150 deixou um morto na tarde desta terça-feira (20) no município de Santaluz, a 75 quilômetros de Serrinha.
O acidente aconteceu às 14h30m, nas proximidades da fazenda “Boi”, na estrada que liga os povoados de Itatiaia e Pereira. O motoqueiro Orlando Gonçalves, de 32 anos, perdeu o controle da direção e bateu de frente com o ônibus em circunstâncias ainda desconhecidas. Ele teve morte instantânea.
O corpo do motociclista foi encaminhado para realização de necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina e sepultado na manhã desta quarta-feira (21).
Foto/Reprodução: Bahia Acontece

Visita Online