PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

28 de fev. de 2018

Tremor no município de Baixa Grande registra magnitude preliminar estimada em 2.0, diz LabSis/UFRN


Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro. Os triângulos indicam a localização de estações operadas pela UFRN na região.


Segundo informações colhidas de diversas fontes, desde 24 de dezembro de 2017, a população do município de Baixa Grande-BA vem sentindo tremores de terra. As localidades mais afetadas se encontram ao norte da sede, notadamente em Lasca Gato e Jerema, na região do povoado de Novo Sítio.

Esses eventos têm sido registrados por estações operadas pela UFRN em Ponto Novo-BA (NBPN) e Lagarto-SE NBLA), mas, infelizmente, essas estações não contam com transmissão on-line no momento.

Como exemplo, mostramos o registro de dois eventos no dia 23 de fevereiro de 2018. O primeiro evento ocorreu às 16:32 UTC (13:32, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.0. O segundo evento ocorreu às 16:39 UTC (13:39, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.9. 

O registro desses eventos na estação NBLA. Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, André Silva, Marconi Oliveira.

LabSis/UFRN)

O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) tem sua origem remota em 1975, ano em que a Estação Sismográfica de Natal (NAT), instalada em 1965 pelo USGS, foi transferida da Marinha para a UFRN. 

O grande salto na Sismologia da UFRN ocorreu em 1986 em virtude dos sismos de João Câmara, quando se iniciou o trabalho de campo com redes locais, que vem sendo realizado até hoje em diversas áreas sísmicas do Nordeste. Atualmente o LabSis/UFRN, faz parte do Departamento de Geofísica (DGEF/CCET/UFRN), opera a estação de Riachuelo (RCBR, pertencente à Global Seismographic Network), participa do INCT de Estudos Tetônicos e está instalando uma rede sismográfica permanente no Nordeste do Brasil (RSISNE), com apoio da Petrobras. 

Um trabalho relevante realizado pelo LabSis/UFRN está na assessoria de ações de Defesa Civil seja diretamente em contato com autoridades e população, seja através de palestras e divulgação pelos mais diversos meios de comunicação.

Acidente de carro, na saída de Mairi, sentido Baixa Grande

Na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro de 2018, aconteceu um acidente de carro na BA-130, em Mairi-BA. 

Um veículo HB20, de cor prata, placa de São Gonçalo dos Campos-BA, conduzido por uma mulher, de nome não informado, colidiu contra um barranco. 

Com o impacto, o veículo ficou com a frente amassada. O acidente aconteceu na saída da cidade, sentido Baixa Grande. 

De acordo com informações de populares, o veículo não chegou a capotar e ninguém sofreu ferimentos graves.
Fonte: Agmar Rios


Jovem é assassinado em frente ao Hospital Municipal de Serrolândia

Na noite desta terça-feira, 27 de fevereiro de 2018, um jovem de prenome Davi foi assassinado com disparos de arma de fogo na cidade de Serrolândia.

Segundo informações, a vítima estava em uma moto e o crime ocorreu em frente ao Hospital Municipal Jonas Ferreira Franco. Não há informações sobre a motivação do homicídio.

A Polícia Militar guarda a cena do crime, até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que deverá recolher o corpo para o IML de Jacobina.

Atualizando ...

Fonte: Augusto Urgente

Visita Online