PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

27 de set. de 2013

A maior barragem do município de Mairi está seca

A CEPEL, maior barragem do município de Mairi, que fica localizada na Fazenda Várzea Dantas, a 6 km do distrito de Angico, está seca. Ela foi construída no ano de 1981. Desde quando foi inaugurada, nunca secou. Segundo os mais velhos daquela comunidade, essa estiagem está sendo a mais longa dos últimos 32 anos.
Através da Embasa, a CEPEL abasteceu o distrito de Angico por muitos anos. Segundo os moradores da região, depois que a barragem secou, a Embasa passou a abastecer o referido distrito através da água da barragem da Cigana, que fica localizada no município de Piritiba.
Agora, a Barragem da Cigana também secou e o abastecimento de água de Angico está sendo feito através de caminhões-pipa.
Os moradores falaram que a Embasa abandonou a CEPEL. Segundo eles, a empresa aproveitou da barragem quando com níveis aceitáveis de água; depois que secou, retirou toda a tubulação e não realizou a limpeza da mesma.
Os moradores da região que trabalham na agricultura familiar e na criação de bovinos e pequenos animais vêm sofrendo devido à seca que assola o município.
A comunidade solicitou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), a perfuração de um poço artesiano, através do apoio da deputada Neusa Cadore.
Foto tirada em 2012
Situação atual
Da redação do Blog Agmar Rios

Nenhum comentário:

Visita Online