PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

8 de set. de 2011

Desfile Cívico em Mairi em homenagem a Independência do Brasil


Na última quarta-feira, dia 07 de setembro de 2011, foi realizado o desfile cívico na cidade de Mairi em homenagem a Independência do Brasil. O evento teve início às 9h00 da manhã com as fanfarras FACEAM do Colégio Abelardo Moreira e FANCEM da Escola Getúlio Vargas e teve a participação da Creche Nossa Senhora das Dores, Escola Menino de Luz, Escola Reino Encantado e da AABB Comunidade, que fizeram lindas apresentações, passando por várias ruas da cidade, encerrando em frente à prefeitura, na Praça J.J. Seabra. Na seqüência aconteceu o hasteamento das bandeiras de Mairi, da Bahia e do Brasil, ao som do Hino Nacional Brasileiro. O prefeito Antônio Cedraz Carneiro (PMDB), a Srª Vanúsia (Secretária de Educação) e o Sr. Miguel Barbosa (Secretário de Infraestrutura) hastearam as bandeiras. Um bom público compareceu na Praça J.J. Seabra para prestigiar a solenidade de hasteamento de bandeiras e as apresentações das fanfarras. Confira ao vídeo:
Um pouco de História
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
A Proclamação da Independência
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”
Fonte: www.agmarrios.com.br

Nenhum comentário:

Visita Online