Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

28 de mar de 2013

Semana Santa em Mairi


Nesta Quinta-Feira Santa, 28 de março de 2013, mesmo com o sol muito forte e a seca que vem prejudicando o interior da Bahia, as pessoas estão visitando a Capela do Monte Santa Cruz para fazer suas orações e penitências.

Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município de Mairi. Várias pessoas de Mairi e de outros municípios vão de carro, motos e de pé.
A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas.
Em frente a Capela do Monte, existe a Toca da Onça. Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa.
Toca da Onça
A Quinta-feira Santa é o dia que marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos. Às 19h30min, na Igreja Matriz, acontecerá a Missa da Ceia do Senhor, logo após Adoração ao Santíssimo.

Nesta Sexta-Seira Santa, dia 29, acontecerá a Via Sacra ao Monte, saindo às 5h da manhã da Praça J.J. Seabra, seguindo em caminhada até ao monte. Às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão na Igreja Matriz. Logo após, será realizada a Procissão pelas ruas da cidade.

A programação da Semana Santa da Igreja Católica de Mairi começou no dia 24 e encerra no próximo domingo, dia 31 de março.
Quiosque
No pé do monte, os barraqueiros e vendedores ambulantes vendem refrigerantes, água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, brinquedos, velas, santinhos, doces, salgados entre outros.

Nenhum comentário:

Visita Online