PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

28 de mar. de 2013

Território – Articuladores de GTs da Bacia do Jacuípe se reúnem para eleição da entidade.

Articuladores dos GTs que representam o CODES (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe), estiveram durante o dia desta quarta-feira, 27 de março elaborando as estratégia e planejamento bem como a eleição da nova diretoria do CODES para os anos 2013 e 2014.
O evento teve inicio uma dinâmica realizada pelo professor Antônio reis da cidade de Ipirá, devido ao pleito eleitoral onde dos 14 municípios 9 estão com uma nova gestão e com isto muito a equipe não conhecia e pouco conhecia a politica de desenvolvimento desenvolvido no território através do CODES. Para facilitar o conhecimento prévio o professor solicitou que cada um escolhesse alguém que nunca tinha visto e assim trocar experiência, expectativa e desafios.
De Baixa Grande participaram: Fabiano Cerqueira (GT de Agricultura), Dilton (STTR), Ediomário Catureba (GT de Comunicação) e representando o poder Público participaram o Secretário de Agricultura Reinaldo Brito e o Prefeito Pedro Lima Neto.
   
O prefeito de Pintadas, Edenivaldo Ferreira Mendes(PT), relatou da importância da entidade afirmando que fica difícil para município buscar alguns recurso sozinho fazendo necessário a união, “existem coisas que uma cidade sozinha fica difícil de conseguir, mas junto teremos mais facilidade para isto faz necessário a organização através do CODES”. Comentou corujão.
                                VÍDEO DO SEPLAN

A Atual presidenta Joilma Rios da cidade de Várzea da Roça, falou do nivelamento da experiência de cada um do território. Para ela cada um que veio participar do evento, veio por que acredita que com a união ira unir forças e assim alcançar objetivos.
O ex-prefeito e atual Secretário de agricultura de Pintadas, Valcyr Rios, comentou que o diálogo da criação do CODES, iniciou ainda em 2003, quando um grupo de pessoas provocado pelo Governo Federal começou a discutir, a necessidade de se organizar através de conselhos.para o ex-prefeito “O CODES é um ambiente da sociedade pública e civil, onde veio buscar politicas públicas”.
O vice-prefeito de Pintadas, Carlo, fez uma observação com relação a um vídeo exibido que mostra a organização em território, para isto vê uma necessidade de órgão do governo do estado que não vê o CODES como órgão de mobilização no território. Falou da preocupação dos andamentos do CONSÓRCIO e o CODES.
O Secretário de Agricultura de Baixa Grande, Reinaldo Brito em sua fala comentou sobre a necessidade de interação entre CODES e Consócio na Bacia do Jacuípe. E pela tarde sugeriu a criação do grupo de Trabalho (GT) para discutir a segurança pública.
A tarde foi decidido sobre algumas decisões de continuidade onde foi decido por unanimidade a continuidade dos GTs, mas a equipe sugeriu a unificação de 2 GTs onde Meio Ambiente ficará junto a agricultura e Gênero e Diversidade se unificará ao GT de Desenvolvimento Social.
O CODES a partir deste moneto será como grupo de discursões nas áreas: Cultura, Agricultura, Comunicação, Educação, Saúde, Esporte, Desenvolvimento Social e Legislativo.
CODES – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe, entidade civil responsável pela coordenação dos trabalhos inerentes à definição e implamentação de políticas públicas no Território guiadas por este Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS), que se constitui na peça-chave da estratégia de gestão do processo de desenvolvimento territorial sustentável, compromisso maior do CODES.
Amanhã será aposse da diretoria apontada nesta quarta-feira onde serão 3 representante o Poder Público e 3 a sociedade Civil tendo como diretor representante da Poder Público onde está sendo indicado o nome do Vice-Prefeito da cidade de Pintadas, Carlos Alberto da Silva Almeida(PSC). No evento de posse contará coma presença dos deputados federal Afonço Florence (PT) e Daniel Almeida (PCdoB) e da deputada estadual Neusa Cadore do PT, além de contar com a presença de diverso prefeito e autoridade das 14 cidades do território bacia do Jacuípe.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Nenhum comentário:

Visita Online