PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

3 de out. de 2011

Governador Jaques Wagner anuncia adesão da Bahia ao horário de verão


O governador Jaques Wagner anunciou, oficialmente, na coletiva de imprensa realizada na Governadoria, na manhã desta segunda-feira (3), a entrada da Bahia no horário de verão, que começa a partir do próximo dia 16, quando todos os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.

Segundo o governador, a decisão foi tomada após estudo realizado sobre a luminosidade do dia, segundo o qual o sol nasce, no período de vigência do horário de verão, em média, entre 25 e 35 minutos mais cedo. Esse estudo indica, ainda, que no ápice do verão, por um período de 15 dias, o sol nasce exatamente uma hora antes. “Na média, o sol nasce 25 minutos mais cedo, então eu não vejo sentido de a Bahia ficar de fora, até porque o prejuízo para quem acorda muito cedo é compensado à noite”.

O ingresso do estado, após sete anos de fora do horário de verão, visa manter o governo baiano alinhado ao horário de Brasília e evitar os transtornos causados em razão das diferenças de horários com o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “A decisão é muito mais de ficar alinhado ao horário de Brasília do que de economia de energia”, disse o governador, uma vez que a economia, no estado, é muito pequena com o adiantamento da hora.

O horário de verão é instaurado no país por meio do decreto presidencial. Com a decisão do governador Wagner, apenas a Bahia, dentre os estados do Nordeste, passa a estar formalmente vinculada ao horário de Brasília. A última vez que o estado participou do horário de verão foi em 2002/2003. Desde então, ficou de fora.

Nenhum comentário:

Visita Online