PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de fev. de 2018

Integração e entusiasmo marcam o Seminário “Perspectivas e Políticas Públicas para a Cadeia Produtiva do Licuri” em Várzea da Roça

Dia 30 de janeiro de 2017 aconteceu em Várzea da Roça o Seminário “Perspectivas e Políticas Públicas para a Cadeia Produtiva do Licuri”. Realizado pela Associação Licuri daquele município para comemorar o Dia do Licuri reuniu representantes de organizações sociais, entes governamentais, entidades de ATER e estudiosos das temáticas relacionadas ao licurizeiro.
A professora Doutora, Djane Santiago do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e coordenadora geral do Projeto Tecnologias Sociais para a Cadeia Produtiva do Licuri no semiárido baiano apresentou resultados das pesquisas de sua equipe. Os agricultores presentes puderam tirar dúvidas e trocar experiências a cerca da produção do licuri.
Foi destaque a participação da jovem Lívia Rios Araújo, Técnica Agrícola formada na EFA de Jaboticaba município de Quixabeira ao apresentar seus estudos com a temática "Estratégias para o extrativismo sustentável e comunitário do licuri". Lívia deu enfoque a função das mulheres na cadeia produtiva do licuri. “A quebra do licuri era uma tarefa diária das mulheres para sustentaram suas famílias”.
Na oportunidade também esteve presente o Sr. Isael Pina, técnico da CAR no território Bacia do Jacuípe para apresentar os investimentos do governo da Bahia para a Cadeia Produtiva do Licuri, através do Edital 08/2017 promovido pela CAR. A Associação Licuri é uma das entidades contempladas.
A presidenta da Associação, Sra. Janete Xavier destacou a importância do projeto para a inclusão do licuri nos mercados interno e externo. “Trata-se de um sonho antigo da Associação. Estamos muito felizes por receber este convênio que, com certeza, trará muitos benefícios para os produtores de Ouricuri de toda a região” afirmou a presidenta da associação ao receber a cópia do convênio 457/2017 das mãos do representante da CAR.

O seminário marcou a comemoração do Dia do Licuri no município de Várzea da Roça instituído legalmente pela Lei Municipal 465/2017 de autoria da vereadora Joilma Rios. 

Além de legalizar o costume da Associação de celebrar o dia do Licuri no dia 30 de janeiro, a legislação prevê a proibição da derrubada do licurizeiro no território varzeano. Para Joilma Rios “a aprovação da lei trata-se de um passo para a preservação dos licurizais e foi importante momento de sensibilização da comunidade a respeito da importância social, cultural e econômica do licuri para Várzea da Roça”.
Fonte: VR 14

Nenhum comentário:

Visita Online