PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

6 de set. de 2013

Projeto de ramificação da Adutora do São Francisco é apresentado em audiência pública

Nesta quinta-feira, 05 de setembro de 2013, representantes da Embasa apresentaram o projeto básico de ramificação da Adutora do São Francisco para atender 28 municípios do centro-norte baiano em uma audiência pública, em Senhor do Bonfim, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O diretor técnico, César Ramos, e o superintendente de projetos, Arnor Fernandes, explicaram sobre a primeira etapa do empreendimento, no valor de R$ 480 milhões, que prevê a interligação da adutora ao sistema de abastecimento de água de Senhor do Bonfim e ao sistema de abastecimento de água de Ponto Novo. Para a segunda etapa está prevista a ramificação da adutora até os sistemas integrados de Jacobina e da região do sisal.
Segundo Arnor Fernandes, o projeto deve ser concluído em outubro e tem como premissa o atendimento ao abastecimento humano, com previsão de dimensionamento total para as populações urbanas e rurais dos municípios beneficiados. Arnor acredita que a adutora a ser construída será uma grande oportunidade para a universalização do acesso a água tratada na região. “Devido à sua estrutura-tronco, esta obra estará preparada para as derivações subseqüentes que abastecerão as populações urbanas e rurais, permitindo uma expansão do serviço de água com maior eficiência”, explicou.
César Ramos disse que o projeto da obra encontra-se em fase avançada no processo de seleção para a inclusão no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), dependendo somente da aprovação final e disponibilização de recursos. “A adutora foi projetada para superar a crise hídrica na região, já que os mananciais existentes não oferecem esta segurança”, declarou.
Para Anésio Miranda, coordenador de abastecimento de água da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e um dos representantes do poder público presentes, além de segurança hídrica, a obra vai permitir maior desenvolvimento e crescimento econômico para os municípios atendidos.
O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), promotor da audiência pública, ressaltou a importância da adutora para aliviar de vez o sofrimento da população dos municípios beneficiados, destacando, também, as obras recém-inauguradas pelo Governo do Estado e a Embasa na região, que amenizaram a escassez de água na pior seca dos últimos anos. “Não tivemos um colapso graças a essas obras emergenciais, mas sabemos que a tranquilidade hídrica virá com a obra do São Francisco”, enfatizou.
Essa também é a expectativa do trabalhador rural, Mário Silva, 70 anos. “a Seca sempre vai embora, mas sempre volta. Com essa obra, não teremos mais essa incerteza, esse sofrimento”, acredita.

Municípios atendidos por todo o projeto
Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Uauá, Caldeirão Grande, Filadélfia, Ponto Novo, Itiúba, Conceição do Coité, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Mairí, Pintadas, Quixabeira, Retirolândia, São José do Jacuípe, Serrolândia, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Caém, Jacobina, Mirangaba, Pindobaçu e Saúde.

Nenhum comentário:

Visita Online