PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

20 de nov. de 2012

Rede Pintadas vai construir cisternas em quatro municípios do semiárido



 A organização é tida como uma das pioneiras na construção de cisternas de placas e tem experiência de mais de 30 anos de atuação em projetos de convivência com o semiárido 


A experiência da Rede Pintadas, entidade sediada no município de Pintadas-BA, na Bacia do Jacuípe, será estendida a outros quatro municípios do semiárido baiano nos próximos doze meses. A entidade de apoio ao desenvolvimento sustentável vai construir 1.151 cisternas de placas para captação de água da chuva com investimentos do Governo do Estado.

A Rede foi uma das organizações vencedora de edital lançado pelo Estado da Bahia, por meio da SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, e vai atuar nos municípios de Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça e Piritiba. Além da construção das cisternas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, a entidade promoverá ações diversas como cursos de formação, seminários, oficinas de capacitação, encontros de sensibilização e troca de experiências, atividades culturais e ecológicas.

A entidade vencedora do edital é uma das responsáveis pelo sucesso da política municipal de acesso à água em Pintadas, que foi o primeiro município do Nordeste brasileiro a alcançar a marca de 100% de cisternas na zona rural do município, amenizando o grave problema da seca que atinge as populações da região.

O cadastramento das famílias beneficiárias será de acordo com a lista e os critérios estabelecidos pela SEDES e nos quatro municípios serão constituídas comissões municipais com entidades da sociedade civil, que visam auxiliar, fiscalizar e contribuir com a realização do projeto.

“Para o planejamento do projeto, a equipe que fará a execução do projeto, tanto no campo, quanto administrativamente, esteve reunida na último dia 08 deste mês preparando uma das primeiras ações que será realizada no próximo dia 23 de novembro. "Vamos fazer o encontro de Planejamento do Projeto Cisternas: Fonte de Vida Sustentável no Semiárido, que tem o objetivo de construir coletivamente as propostas de ação e promover um espaço democrático de gestão do projeto”, explicou Meirilaine Rios, coordenadora técnica.
 
A equipe do Projeto Cisternas é constituída ainda por Solange Paixão, gerente administrativa;  Neliane Rios, auxiliar administrativa; e, os animadores Alajaque de Jesus, Celivaldo Novaes, Romilson dos Santos e Vandelma Cerqueira.

Ascom Rede Pintadas – Jorge Henrique.

Nenhum comentário:

Visita Online