Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de ago. de 2011

Território – CODES aprova criação do GT de Comunicação no Território da Bacia do Jacuípe


Em reunião realizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe (CODES), na manhã da última segunda-feira, dia 22 de agosto, na cidade de Várzea da Roça, um dos temas discutidos foi à comunicação. Estavam presentes Ediomário Catureba e Agmar Rios representando o grupo de comunicadores que estão na luta desde março de 2011, buscando fortalecimento da categoria.
No Primeiro Encontro de Comunicadores da Bacia do Jacuípe realizado na cidade de Pintadas, no dia 06 de agosto, onde estiveram presentes vários comunicadores do território, Antônio do Carmo representante da SECOM (Secretaria de Comunicação Social do Estado) e Naiara Silva do MOC (Movimento de Organização Comunitária) facilitadora do encontro, onde foram escolhidos 03 comunicadores que irão coordenar provisoriamente os projetos em andamento pelos Grupos de Trabalho. Foram eles: Agmar Rios (Mairi), Ediomário Catureba (Baixa Grande) e Edinei Nascimento (Pintadas).

Em Várzea da Roça, Agmar Rios e Ediomário Catureba entregaram nas mãos da Presidente do CODES, a senhora Joilma Rios, um documento contendo os resumos das reuniões realizadas até agora, e as intenções planejadas pelo grupo. Os membros do CODES que estavam presentes e aprovaram a iniciativa dos comunicadores foram: Joilma Rios (Presidente), Juarez Sena (Secretário), Eliezer Costa (Membro Poder Público) Matteus (Secretário Geral) e Julita Trindade (Rede Pintadas).
Joilma Rios falou sobre a importância da criação do GT de Comunicação que os comunicadores estão buscando. “Vejo a criação do GT de comunicação como uma grande vitória dos comunicadores, que conseguiram se organizar e estão pleiteando apoio, e a gente garante que vai ter ajuda do CODES e de todo o Território” disse. Joilma reforçou que sem comunicação a gente não consegue avançar os programas e os projetos, e o território vem buscado, tem pleiteado junto aos governos federal e estadual e que sem organização das pessoas, sem organização da sociedade civil, nem um projeto chega às comunidades.

Para o Secretário Geral do CODES, Matteus Martins, a criação do GT de Comunicação, é de extrema importância. O Grupo de Trabalho é a estância territorial, a construção deste grupo é a essência para que a comunicação aconteça no território. “Quando você constrói um grupo de trabalho, você está construindo o espaço de fazer com que a comunicação aconteça, onde tem que ter o ponto de encontro, rádios comunitárias, sites, blogs, veículo de comunicação local e todas as formas de comunicação que existem no território. Essas organizações de comunicação têm que está entendendo a importância de levar o Território para além, e o território tem que entender a importância e dar condições para que essa comunicação aconteça, essa é a importância do GT”, disse Matteus.
Eliezer Costa, prefeito do município de Quixabeira e também membro do CODES, comentou que o debate a nível territorial, ele ver como meio democrático de discutir as políticas públicas e de interesse da sociedade do território, e ao longo dos anos o conselho vem discutindo as políticas de interesse do território. “Vejo que o debate visando o desenvolvimento, aonde a gente pode se desenvolver melhor a educação, a saúde, a geração de emprego e renda, a agricultura, esporte e lazer, onde a gente debate com várias idéias, com várias pessoas que pensam sobre isso, e que querem o melhor para os 14 municípios do Território da Bacia do Jacuípe, tenho certeza que a gente consegue avançar mais”, disse o prefeito.

Eliezer comentou também sobre a comunicação e a criação do GT de Comunicação, segundo ele, a comunicação é um meio de levar as informações de todas as ações que estão sendo desenvolvida no território e que a criação do GT de Comunicação é muito importante.

CODES – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe, entidade civil responsável pela coordenação dos trabalhos inerentes à definição e implementação de políticas públicas no Território guiadas por este Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS), que se constitui na peça-chave da estratégia de gestão do processo de desenvolvimento territorial sustentável, compromisso maior do CODES.

Texto: Ediomário Catureba e Agmar Rios
Fotos: Jorge Henrique e Ediomário

Nenhum comentário:

Visita Online