PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

9 de mar. de 2011

08-03-2011 - São José do Jacuípe - Dona Isabel, lavradora com muito amor



A história de uma mulher que não tem vergonha de ser trabalhadora rural e foi uma das homenageadas na Câmara de Vereadores de São José do Jacuípe
Isabel tem 58 anos e passou muitos deles trabalhando na roça. Ela se diz lavradora, mas na verdade é uma batalhadora do Sertão da Bahia. Durante a Sessão Solene em homenagem às mulheres de São do José do Jacuípe foi uma das 11 mulheres que recebeu o carinho e admiração da comunidade, na noite desta segunda-feira (07), véspera do Dia Internacional da Mulher.

“Quando eu ainda trabalhava na roça com meu companheiro eu terminava o serviço primeiro e voltava ajudando, mas no dia do pagamento eu recebia 8 e ele 15 reais”, contou Isabel. Esta constatação de Dona Isabel está presente na vida das mulheres brasileiras e de outros cantos do mundo.

As mulheres da União Europeia ganham em média, menos 17,5 por cento do que os homens ao longo da vida, indicam dados divulgados pela Comissão Europeia. Na semana passada, a professora da Unicamp Emma Siliprandi, falou à Rádio ONU, em Nova York, sobre a situação brasileira. Segundo ela aqui ainda é pior que na Europa. “Da renda média que as mulheres recebem, no trabalho assalariado, corresponde a 70% da renda dos homens. Acesso a bens, como propriedades, como capital, a postos de comando, seja nas empresas, no setor público, é infinitamente menor. Por esses números, a gente vê que ainda há muita coisa a ser feita no Brasil”, afirmou. Para a deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA), que participou do evento em São José do Jacuípe, esta realidade precisa ser mudada.

Desafios - Durante seu pronunciamento a deputada Neusa sugeriu a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e fez uma reflexão sobre três desafios para os próximos anos no Brasil: criar mecanismo para equiparar os direitos de homens e mulheres no trabalho; construir a participação feminina nos espaços políticos e de decisão; e, combater a violência doméstica contra a mulher.

O presidente da Câmara, vereador Luciano Rios, aceitou a proposta da deputada e vai iniciar o processo de criação do conselho. Ele disse que a ideia é viável e será um importante espaço de debates para sociedade jacuipense.

Participaram do encontro os vereadores Luciano, Joaquim Vilaronga e José Oliveira; a ex-vereadora Florisbete que também foi homenageada como única mulher a ocupar um cargo eletivo no município; a Primeira Dama Maria das Dores e o prefeito Antônio Almeida, além de diversas mulheres da comunidade local.

Saiba mais - São José do Jacuípe é um pequeno município do Território da Bacia do Jacuípe. Segundo o IBGE (2010) a população é de 10.213 habitantes, sendo 5.115 homens e 5.098 mulheres,e a área chega a 406,03 km2.
 

Nenhum comentário:

Visita Online