PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

28 de mar. de 2014

Prefeitura de Várzea da Roça disponibiliza teste do pezinho, orelhinha e olhinho a recém-nascidos

Ver Notícia
A Prefeitura Municipal de Várzea da Roça através da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os testes do pezinho (identifica alterações metabólicas), da orelhinha (triagem auditiva) e do olhinho (teste do reflexo vermelho) a recém-nascidos.
Os testes de triagem realizados em bebês recém-nascidos têm como finalidade descobrir precocemente algumas doenças e/ou alterações físicas dos bebês. Quanto mais cedo são descobertas essas alterações, mais facilmente é possível prevenir as manifestações e sequelas dessas doenças.
teste do pezinho permite a detecção de doenças como: hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, fenilcetonúria e fibrose cística. O diagnóstico e tratamento precoces são muito importantes, pois podem mudar a evolução dessas doenças, diminuindo as sequelas, problemas de crescimento e retardo mental.
teste da Orelhinha é realizado para o diagnóstico precoce de perda auditiva. O diagnóstico e tratamento precoce podem prevenir deficiências de linguagem e de aprendizado.
teste do olhinho é um exame simples e rápido, onde o pediatra avalia o reflexo vermelho dos olhos com a ajuda de um oftalmoscópio. A demora para iniciar o tratamento pode levar a danos irreversíveis.
O teste do pezinho é realizado no Nasf (Núcleo) na Praça Topógrafo Pedro Magalhães assim que a criança vai ser vacinada pela primeira vez. Não precisa de agendamento. Pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8:00hs às 12:00hs e das 14:00hs as 17:00hs.
Os testes da orelhinha e olhinho é realizado no Hospital João Sales Rios toda terça-feira. As mães devem agendar consulta com a pediatra, a qual fará a solicitação e em seguida a mãe agendará os testes na Central de Marcação na Praça Topógrafo Pedro Magalhães. A marcação de exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8:00hs às 12:00hs e das 14:00hs as 17:00hs.

Ascom Várzea da Roça
.

Nenhum comentário:

Visita Online