PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

7 de abr. de 2013

Território - I Fórum de Comunicação Adapta Sertão fortalece novas parcerias para a convivência com o semiárido

Nos dias 05 e 06 de abril na cidade de Pintadas, localizada a aproximadamente 250 Km de Salvador, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, foi realizado o I Fórum de Comunicação do Adapta Sertão. A atividade contou com a presença de comunicadoras e comunicadores de 7 municípios da Bacia do Jacuípe e 1 do Piemonte do Paraguaçu, os quais atuam em rádios comunitárias, sites e blogs.
    
Na ocasião foi apresentado o Projeto Adapta sertão e suas áreas de atuação, visando a interação do projeto com os comunicadores (as) territoriais. Foram apresentados conteúdos específicos para o rádio e internet, através de oficinas de capacitação sobre a temática do projeto e a comunicação social. Também foi apresentado o programa de rádio Adapta Sertão, que terá a duração de 30 minutos e será veiculado semanalmente nas rádios comunitárias Educativa fm de Pintadas, Beija-flor fm de Várzea do Poço, Vida fm de Várzea da Roça, Rádio Barreiros, do distrito de Barreiros, município de Riachão do Jacuípe, Baixa Grande fm e Mairi fm. O rádio foi escolhido no Fórum como a principal mídia de divulgação das práticas de convivência com o semiárido e adaptação as mudanças climáticas através de novas tecnologias que proporcionam técnicas mais eficazes de manejos dos animais e a permacultura.

Mas a internet desponta no Território da Bacia do Jacuípe como uma nova e potente plataforma de informações, que vem atingindo também os homens e mulheres do campo, o que contribuirá para a divulgação das ações desenvolvidas pelo Projeto e as novas práticas de convivência no semiárido que vem melhorando a vida de um número crescente da população. Para Everaldo Ribeiro do site foguinhoeventos.com,  o fórum foi produtivo, possibilitando a troca de experiências, ampliando o conhecimento sobre o Adapta Sertão ada3e suas ações, além de aprendizado de novas técnicas de comunicação social com foco no meio ambiente.

Para Thais Corral, Coordenadora do Projeto Adapta Sertão, o Fórum vem fazer com que as soluções e informações que o projeto tem, através de pesquisas e tecnologias apropriadas ao semiárido possam ser conhecidas pelos vários meios de comunicação que estão presente na Bacia do Jacuípe, de forma a fazer uma parceria que tenha benefícios para ambos os lados, de modo que os técnicos e gestores do Adapta Sertão possam chegar ao produtor e

produtora rural de forma mais efetiva e que os comunicadores (as) possam se calçar com informações de um projeto consistente que os coloque em uma função de melhorar a qualidade de vida no semiárido.

O Projeto Adapta Sertão é financiado pelo programa Fundo Clima do Ministério do Meio Ambiente.
imagens Foguinho, Ediomario e Jorge Henrique.
Redação: Foguinho Eventos e Jorgem Henrique.
Fonte: www.vr14.com

Nenhum comentário:

Visita Online