PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

21 de dez. de 2012

O Ator Varzeano-Wervesson Zuryel apresentou a peça Dois brasileiros condenados à morte em Guimarães

VÍDEO: Dois brasileiros condenados à morte em Guimarães
Canção dos Condenados, do Teatro da Solidão Solidária, coloca dupla de performers dez dias ininterruptos no mesmo local de Guimarães 2012.

A Canção dos Condenados de Ivan António é um desafio, mas sobretudo uma provocação de consciências. Com Wervesson Zuryel, esta performance propõe que a dupla fique 10 dias ininterruptos -- até ao dia 23 de dezembro -- no mesmo local (Loja do Cereiro, Rua da Rainha D. Maria II, n.º 5/7, no centro de Guimarães), num espectáculo que a Companhia Teatro da Solidão Solidária quer inscrever no Guiness Book of Records.

Nos primeiros dois dias, os dois sem abrigo viveram nas ruas de Guimarães, até que foram detidos e passaram a estar presos numa jaula: a sociedade contemporânea, com todas as desigualdades sociais. Este espectáculo de Ivan António, que já cruzou mundo a juntar polícias e criminosos, empresários e mendigos, é, antes de mais, uma intervenção urbana.

Com este projecto, o Teatro da Solidão Solidária quer bater um recorde que, refere, está fixado pelo Guiness em sete dias. Ivan António e Wervesson Zuryel pretendem ficar 10, recitando poemas sobre a liberdade de expressão. A dupla pode ser visitada todos os dias entre as 10h00 e as 13h00; as 18h00 e as 20h00; e as 22h00 e as 23h00.

Teatro da Solidão Solidária

O Teatro da Solidão Solidária é um método de teatro, criado pelo poeta e director de teatro Ivan António em 10 anos de pesquisa sobre a solidão humana. O director dorme de cinco a 10 dias por ano pelas ruas das grandes metrópoles com mendigos, prostitutas, crianças de rua, velhos abandonados, sem que eles saibam que ali, entre eles, está um dramaturgo. Depois de reaparecer e identificar-se, Ivan António convida seus novos amigos a conhecerem as organizações (Organizações Não Governamentais, escolas, empresas, universidades) em que lecciona aulas de teatro.

Nesses espaços o método é partilhado por advogados, empresários, jornalistas, psicólogos, estudantes, professores, polícias, entre outros. Os vários segmentos sociais recebem esses moradores de rua. Além do Brasil, o método tem sido utilizado em países na América Latina e Europa. O Teatro da Solidão Solidária tem vindo, ao longo desses anos, a criar uma ponte entre pessoas de vários segmentos sociais, apontando o caminho para a ternura e a solidariedade humana entre os vários povos do mundo.
Assista ao Vídeo

 Fonte:http://guimaraesdigital.com

Nenhum comentário:

Visita Online