PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

10 de set. de 2012

Desfile de cavaleiros e baianas, da Padroeira Nossa Senhora das Dores, em Mairi.

Na manhã deste domingo, dia 9 de setembro de 2012, foi realizada a Festa folclórica com desfile de cavaleiros, baianas e a Bandinha de Pé de Serra, em comemoração a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores de Mairi-BA.
O cortejo saiu da Igreja do Bonfim e circulou pelas ruas da cidade, com destino a Igreja Matriz, situada na Praça J.J. Seabra, onde foi realizada a Lavagem das escadarias da igreja.
Foi um percurso cheio de emoções, a Bandinha de Pé de Serra animou os participantes e visitantes. A festa da Padroeira traz cultura e valorização da comunidade, momento em que crianças, jovens e adultos se dedicam para manter esse movimento cultural. O prefeito Antônio Capeta e outras autoridades políticas do município, marcaram presença no evento.
A parceria entre as religiões tem origem na época da escravatura, quando portugueses e escravos, juntos, preparavam a capela para a festa de encerramento da novena de devoção ao Santo Padroeiro da cidade, tradição que comemora aqui em Mairi no período da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores.
A festa é realizada de 06 a 15 de setembro, com o tema: Maria, inspirada por Deus a serviço da vida. Todas as noites são realizadas a celebração do novenário a partir das 19h30min, na Igreja Matriz; e após cada celebração, barracas de alimentação, artesanato, brincadeiras, etc.
A Missa festiva do encerramento será realizada no próximo sábado, dia 15 de setembro, às 15h. Após a missa, acontecerá a Procissão de Nossa Senhora. Depois da procissão, haverá sorteio de uma TV LCD de 32 polegadas. A festa será realizada em prol da reforma da Igreja Matriz. Este evento é realizado desde 1838. São 174 anos de realização da festa.
Redação e fotos: Agmar Rios
www.agmarrios.com.br

Nenhum comentário:

Visita Online